Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Centro Cultural de Macau, EUA

Com o símbolo da bandeira do Leal Senado na fachada do prédio, foi inaugurado no sábado, 07/05/2011, o Centro Cultural de Macau em Fremont, São Francisco, EUA.  No local estarão reunidas 3 associações da Califórnia, (o.a.) Casa de Macau nos EUA, Lusitano Club de Califórnia e União Macaense Americana-UMA. O blog Crónicas Macaenses e o site Projecto Memória Macaense (lá veja o artigo do Jornal Tribuna de Macau com mais fotos) deseja ao C.C.M. e às associações, sucesso nesta nova empreitada e que façam bom uso do Centro em plena união, harmonia e consenso.

É algo interessante num mesmo local,  reunir 3 associações macaenses instaladas na mesma região, cada uma criada conforme os princípios e objetivos dos seus fundadores.  Muitos perguntarão o porque de não unificar as 3 numa única associação, aliás um assunto nos bastidores. Pela minhas outroras vivências no meio, julgo que não é nada fácil e nem pretendo entrar no mérito da questão. Penso que o tempo dirá, após a euforia da inauguração passar para a vivência do dia-a-dia.  Os meus votos para que sempre haja harmonia e uma boa convivência, embora possa haver “divergências eventuais” como foi destacado no artigo do jornal, mas no fim acaba num bom entendimento.

Para entender o motivo de diversas associações numa região, a rigor com a mesma finalidade principal e outras secundárias, é preciso entender a questão cultural, a formação do povo que passou das fronteiras de Macau. Ou seja, é preciso ser Macaense para entender o que chamamos hoje, a Comunidade Macaense, que engloba não só os nascidos em Macau, mas de diversas origens e nacionalidades. Um assunto que não será expandido neste blog e nem em possíveis comentários (sujeitos a aprovação) nada construtivos.  Só não podia deixar de citar “levemente” o assunto e penso que é o limite.

Encerrando a postagem, os parabéns por ostentar na fachada do prédio o símbolo, que posso dizer, autenticamente macaense, pois sempre lembrará a nossa saudosa e histórica bandeira de Leal Senado. Saúdo também a compreensão havida, já que conforme o texto da reportagem, um dos apoios veio da Macau pós-transição.  É uma questão de saber respeitar os origens de um povo que foi formado nos tempos da administração portuguesa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 10/05/2011 por em EUA/USA, MACAENSES e marcado , , .

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.237.001 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Hércules António e suas filmagens dos anos 50 e 60

Hércules António e suas filmagens dos anos 50 e 60

Foi graças a um dvd distribuído por um dos seus filhos, que possibilitou ao Projecto Memória Macaense – PMM montar diversos vídeos filmados por Hércules António que nos trazem velhas e memoráveis lembranças daquela Macau antiga que mora no coração dos macaenses e daqueles que tiveram vivência no território. Os vídeos publicados no YouTube nos […]

“Macau linda” música adaptada por J. J. Monteiro, foi interpretada por Rubye de Senna Fernandes

“Macau linda” música adaptada por J. J. Monteiro, foi interpretada por Rubye de Senna Fernandes

No livro “Meio Século em Macau” de J. J. Monteiro (José Joaquim Monteiro) composto por dois volumes, nas últimas páginas do Volume II estão as letras da canção “Macau (linda)”, que infelizmente não temos a gravação e nem se sabe se houve, talvez nos arquivos pessoais de algum macaense ou familiares. Trata-se de uma música […]

Brasão de Armas de Macau

Brasão de Armas de Macau

Os Brasões de Macau portuguesa são todos inspirados nos estilos heráldicos tradicionais da Europa. O primeiro brasão de armas de Macau foi usado até ao final do século XIX. É apenas constituído pelas armas de Portugal cercado pela inscrição Cidade do Nome de Deus, Não Há Outra Mais Leal. O segundo brasão de armas foi […]

%d blogueiros gostam disto: