Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

A nossa malta em Hong Kong

Antecipando uma futura divulgação, está aqui uma das 3 fotos antigas que o Daniel Ferreira me emprestou para fotografar. Ele me mostrou no nosso convívio na APOMAC e eu não hesitei, “me empresta aí para fotografar as fotos” uma forma prática de digitalizar (escanear).  Depois é só tratar no photoshop. Penso que a época era os anos 70 ou final de 60. Será?

Aí a nossa malta que morava e trabalhava em Hong Kong.  Identifique vocês mesmo quem são eles. Perceba o YMCA no anúncio ao fundo. Aliás quando estive lá em 2007, até fui me informar sobre o hotel deles, que segundo informações é bom inclusive no preço.  Dizem que tem que reservar com antecedência.  Alguns quartos têm vista para a baía de Hong Kong, aliás um dos lugares que adoro ficar contemplando naquele belvedere de Kowloon.  Em 2010, estive lá de novo, após ter comprado uma nova máquina fotográfica lá perto, uma Canon 60D. Bom preço, mais barato que em Macau.

A propósito, se a foto tivesse sido feita hoje, talvez estivessem de jeans e de ténis ou sapato-ténis.  Só que naquela época a gente era mais clássico.  Calça e sapato social.  Aliás, lembro que dificilmente eu comprava sapato pronto (hoje nem sempre do tamanho certo para o pé, que sofre com isso).  Sempre mandava fazer.  A loja do bom sapateiro chinês desenhava o contorno do pé para fazer a forma. A gente tinha “estilo”. E quem não se lembra que nos anos 60, a gente usava gravata no domingo para ir à missa?  Eu te conto a vergonha que passei no Rio de Janeiro quando este imigrante macaense chegava ao Brasil, num domingo, após 49 dias de viagem de barco oriundo de Hong Kong.

Deixe um comentário

Informação

Publicado às 17/05/2011 por em HONG KONG, MACAENSES, Memória e marcado , , .

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.976.266 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Em Macau, a volta da festa e procissão em honra a Nossa Senhora dos Remédios

Em Macau, a volta da festa e procissão em honra a Nossa Senhora dos Remédios

ESTE ANO, NA FESTA EM HONRA DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS,A PROCISSÃO VOLTOU A SAIR À RUA Texto e fotografias de Manuel V. Basílio Este ano, realizou-se no dia 8 de Outubro, na igreja de São Lourenço, a festa em honra de Nossa Senhora dos Remédios, que até meados do século passado era a principal […]

Macau 2023: Procissão de Nossa Senhora de Fátima, tradição mantida

Macau 2023: Procissão de Nossa Senhora de Fátima, tradição mantida

Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]

Anúncios publicitários da Macau de 1962

Anúncios publicitários da Macau de 1962

No Anuário de Macau do ano de 1962, nas páginas finais, vários anúncios publicitários encontravam-se publicados, os quais, reproduzimos abaixo para matar as saudades de quem viveu aquela época de ouro, ou então, para curiosidade daqueles que possam se interessar em conhecer, um pouco mais, aquela Macau de vida simples, sem modernidade, mas, mais humana.