Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Pensamento: Não podemos julgar um povo …

Diante de inúmeros e-mails repassados sobre um artigo publicado num jornal de Macau, este blog não poderia deixar de tecer um comentário, sem porém citar nomes ou referências. Até gostaria de nem comentar o assunto, mas talvez muitos estranhassem o silêncio.

O autor pensa que:

– devemos prestar a nossa solidariedade à vítima diante de tal covarde e absurda agressão de um só indivíduo

– a atitude covarde de um só indivíduo ou talvez de alguns indivíduos como se fala por aí, não pode e nunca deve condenar um povo que nós e os nossos antepassados conviveram há cerca de 440 anos.  Um povo que merece o nosso respeito, pois muitos macaenses carregam esse sangue nas suas veias

– e, se ao invés de avaliarmos a atitude covarde de um só indivíduo, fossemos avaliar uma atitude positiva de um outro indivíduo da mesma raça, saberiamos valorizar o povo ao invés de condená-lo?

O blog não pretende entrar mais no mérito da questão e nem quer servir de abrigo para todo o tipo de comentário, um direito que o assiste.  O jornal por si abre espaço para seus comentários. Que os façam por lá.

Assim, nenhum comentário sobre o assunto será publicado.

Um comentário em “Pensamento: Não podemos julgar um povo …

  1. rui francisco
    26/06/2011
    Avatar de rui francisco

    Bem dito, Rogério. “Não pode e nunca deve condenar um povo” que nós e os nossos antepassados conviveram há cerca de 440(quatrocentos e quarenta anos), por um caso isolado.

Deixe um comentário

Informação

Publicado em 22/06/2011 por em MACAU, Macau-hoje.

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.976.237 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Em Macau, a volta da festa e procissão em honra a Nossa Senhora dos Remédios

Em Macau, a volta da festa e procissão em honra a Nossa Senhora dos Remédios

ESTE ANO, NA FESTA EM HONRA DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS,A PROCISSÃO VOLTOU A SAIR À RUA Texto e fotografias de Manuel V. Basílio Este ano, realizou-se no dia 8 de Outubro, na igreja de São Lourenço, a festa em honra de Nossa Senhora dos Remédios, que até meados do século passado era a principal […]

Macau 2023: Procissão de Nossa Senhora de Fátima, tradição mantida

Macau 2023: Procissão de Nossa Senhora de Fátima, tradição mantida

Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]

Anúncios publicitários da Macau de 1962

Anúncios publicitários da Macau de 1962

No Anuário de Macau do ano de 1962, nas páginas finais, vários anúncios publicitários encontravam-se publicados, os quais, reproduzimos abaixo para matar as saudades de quem viveu aquela época de ouro, ou então, para curiosidade daqueles que possam se interessar em conhecer, um pouco mais, aquela Macau de vida simples, sem modernidade, mas, mais humana.