(clicar na imagem para aumentar)
O mapa no máximo deve ser de 1979, mas provavelmente uns anos antes da publicação do livro Toponimia de Macau de Padre Manuel Teixeira naquele ano, de onde foi copiado. Até uns tempos atrás fiquei a pensar qual o perímetro de cada Freguesia de Macau que são (ou eram?) 5? Elas são: Freguesia de São Lourenço, Sé, São Lázaro, Santo António e Nossa Senhora de Fátima.
A de São Lourenço, assim vejo, é a mais popular, tanto que no Encontro Macau 2010, grupo de antigos e atuais moradores da Freguesia reuniram-se para uma foto de lembrança. Tanto que é a primeira que divulgo com o seu perimetro, que desconhecia até então.
Vejam que a Avenida de Almeida Ribeiro é a fronteira das Freguesias de São Lourenço com a Sé. Até imagino que a linha que divide as 2 faixas de trânsito seja exatamente a fronteira. Assim quem está do lado do prédio do Leal Senado (ou o antigo Soi Cheong) é de São Lourenço, e quem está do lado do Alfaiate Félix ou Long Kei ou Hotel Central é da Sé. Interessante !!!
Notei neste mapa, que irei divulgando por partes, a menos popular e pouco conhecida, é a Freguesia de Nossa Senhora de Fátima que compreende a Areia Preta, Ilha Verde, Fai Chi Kei e o Reservatório. Francamente, quando ainda residia em Macau até os 17 anos, simplemente a desconhecia, também, era meio criança, meio jovem, não ligava muito para essas coisas. Eu, que morava na Calçada de Tronco Velho nº 15, perto da fronteira, pertenço à São Lourenço.
Nota: De 1979 pra cá, 2011, Macau mudou muito e aumentou de tamanho. Assim, não sei dizer como está hoje a situação das Freguesias. Se escrevi algo que não corresponde à atualidade, então esta postagem tem validade até 1979, e me alertem se for o caso, agradecendo antecipadamente à boa alma que se prestar a fazer um comentário.
A Av. de Almeida Ribeiro. Observe a linha branca que divide as 2 faixas de trânsito. Seria a linha divisória das Freguesias de São Lourenço e da Sé?
Os antigos e atuais moradores da Freguesia de São Lourenço numa foto de lembrança tirada no Encontro Macau 2010
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]
Nesta postagem, divulgamos duas histórias de Macau de autoria do Manuel V. Basílio, publicadas no Jornal Tribuna de Macau-JTM e que foram extraídas dos seus livros: A primeira viagem portuguesa no sul da China O primeiro acordo sino-português Nos artigos abaixo com os textos com ligação direta no JTM , clique em “continue reading” (continue […]
Comentários