600 fotografias tiradas pela pela Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês) ajudaram a compor o vídeo abaixo, para nos dar uma idéia de como seria sobrevoar o nosso planeta à noite. O ponto de partida é no Oceano Pacífico, percorre as Américas e chega à Antártida ao amanhecer, quando se encerra o passeio.
Lembra muito das minhas viagens para Macau, quando a aeronave sobrevoa à noite as cidades e vilarejos iluminados. Não sei porque, mas dá uma saudade de casa quando você lá dentro da cabine, imagina que lá embaixo as pessoas estão aconchegadas nas suas residências. E, imaginem só: nessa velocidade a viagem de São Paulo a Macau demoraria minutos. Seria como dizer “bom, vou jantar hoje no Fat Siu Lau em Macau, comer aquele Pái Kuat Fán gostoso e em seguida ceiar com um Van Tan Min. Já com a barriga cheia, volto para São Paulo dormir e acordar logo cedo para ir trabalhar“. Ah … sonhar faz bem para a saúde. Cria esperanças e fantasias que fazem bem para a mente!!!
* Despertou-me curiosidade e até pontos de interrogação quando as estatíticas do Provedor do blog, davam conta que só a postagem sobre as candidatas a Miss Universo 2011 alcançou um índice de mais de 150 visitas (hits) na semana passada. Para um blog cujo principal objetivo é falar de Macau e dos Macaenses, uma postagem diferente superou esses temas. Às vezes fico a imaginar qual o mix de visitantes do blog? O que mais desperta interesse? Penso que falar de nós e da nossa terra é primordial, mas não ficar tão somente concentrado nisso.
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.


Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.


cartaz de Ung Vai Meng

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

ESTE ANO, NA FESTA EM HONRA DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS,A PROCISSÃO VOLTOU A SAIR À RUA Texto e fotografias de Manuel V. Basílio Este ano, realizou-se no dia 8 de Outubro, na igreja de São Lourenço, a festa em honra de Nossa Senhora dos Remédios, que até meados do século passado era a principal […]

Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]

No Anuário de Macau do ano de 1962, nas páginas finais, vários anúncios publicitários encontravam-se publicados, os quais, reproduzimos abaixo para matar as saudades de quem viveu aquela época de ouro, ou então, para curiosidade daqueles que possam se interessar em conhecer, um pouco mais, aquela Macau de vida simples, sem modernidade, mas, mais humana.
Comentários