Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Crónicas macaenses, breves

A crónica de Jorge Rangel no JTM, “Falar de Nós”, que sempre vale uma boa leitura, nos conta:

– A Fundação Casa de Macau adquiriu a sede da Casa de Macau em Portugal, que era alugada, isso realmente eu não sabia.  Assim, os imóveis das 2 Casas de lingua portuguesa, incluindo a de São Paulo agora pertencem a 2 Fundações portuguesas. O daqui é propriedade da  Fundação Oriente.  A do Rio de Janeiro é sede própria. Felizardos!

– Rangel comenta sobre a semana promocional de Macau ocorrida no Restaurante Serra da Estrela, com pratos da culinária macaense confeccionados por Graça Pacheco Jorge, com direito a palestra sobre “O Chá da China”. Isso já é habitual em Portugal.  Sinto que em Portugal a comunidade macaense consegue sentir-se mais próximo de Macau, visto que ocorrem várias atividades com enfoque sobre a terra, tanto da atualidade como daquela Macau antiga do nosso coração. Além do que a comunidade com maior ligação e vivência em Macau está por lá. Felizardos os que moram em Portugal.  Talvez se eu morasse por lá, poderia encontrar melhores condições para desenvolver o trabalho do PMM e deste blog, embora não reclame do Brasil que gosto muito daqui mas encontro dificuldades para o meu trabalho pois a nossa comunidade é pequena e dispersa.  Neste parágrafo, o Rangel lembra dos almoços na Casa de Macau em Portugal, que os chama de “aprecidados” e que eram preparados por Fernando Conceição “Nando” e António Silva “Avô”, e torce para que voltem a acontecer.  Façamos votos para isso pois, se tomar por base a Casa de São Paulo, esses almoços habituais servem para reunir a comunidade para troca de idéias e matar as saudades da terra.

– Outra boa notícia gastronómica, diga-se macaense, é o futuro lançamento do livro da Cíntia Conceição do Serro “com as receitas da sua tia Albertina” nonagenária ainda a residir em Portugal, que felicidade, longa vida! A Cíntia fez a sua palestra no Encontro Macau 2010.

– Agora, o Luís Machado, presidente da Confraria da Gastronomia Macaense, está de parabéns! Vai ser o vice-presidente da CEUCO, confraria européia de prestígio, que esteve a participar também do Encontro Macau 2010.  É isso aí, Luís!

Falando do 1º de Outubro, dia da RPC, minhas congratulações, e vi nos jornais de Macau, vários anúncios pagos de instituições macaenses com mensagens alusivas à data. São os novos tempos que já vão completar 12 anos em Dezembro.  Diga-se de passagem, políticamente correto! Afinal de contas, Macau, hoje, é China, e nada mais certo que vestir a camisa.  Ser macaense é saber viver conforme o tempo e o lugar. Só nos resta esta alternativa pois o destino não nos contemplou com a possibilidade logística de alcançar a independência.  Agora se fosse uma ilha no Pacífico, longe de qualquer continente, aí poderia ser outra história.

Clique abaixo para ler  a crónica completa:

JTM.Jorge Rangel 4.10.2011

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 04/10/2011 por em Hoje e marcado .

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.175.585 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Festival de Gastronomia de Macau

Festival de Gastronomia de Macau

Todos os anos, no mês de Novembro, o Festival de Gastronomia de Macau (Macau Food Festival) que é realizado na Praça do Lago Sai Van, bem ao lado da Torre de Macau (Macau Tower). atrai multidões, tanto residentes como turistas, como foi o nosso caso em 2019, pela variedade de comida chinesa, asiática, como a […]

Encontro das Comunidades Macaenses Macau 2019 – Recepção de Boas Vindas

Encontro das Comunidades Macaenses Macau 2019 – Recepção de Boas Vindas

A primeira atividade oficial do Encontro das Comunidades Macaenses Macau 2019 ocorreu no dia 23 de Novembro de 2019, num sábado, nas dependências do Jardim Infância D. José da Costa Nunes, como já vem acontecendo nos Encontros anteriores. No último Encontro que participei em 2010, o evento foi mais descontraído com apresentação de músicos tanto […]

Rodolfo Ávila no Museu do Grande Prémio de Macau em 2007

Rodolfo Ávila no Museu do Grande Prémio de Macau em 2007

Em 2007, visitei o Museu do Grande Prémio de Macau e lá fiz várias fotos. Nesta postagem, o assunto é o piloto Rodolfo Ávila. Venha conhecê-lo melhor. Publicação e fotografias de/photos by Rogério P D Luz Texto extraído da enciclopédia livre – Wikipédia Rodolfo Freitas Silvério de Abreu Ávila nasceu em Lisboa no dia 19 […]

%d blogueiros gostam disto: