Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Associação dos Macaenses, 15 anos

A Associação dos Macaenses, em Macau (ADM), comemorou os seus 15 anos em grande estilo no dia 7.  A festa que reuniu mais 300 pessoas aconteceu no ballroom do MGM e foi prestigiado pelo Secretário para os Assuntos Sociais e Cívicos da RAEM. Cheong U.  O site Projecto Memória Macaense e o blog Crónicas Macaenses congratulam a ADM pelo aniversário, e reconhecem a sua importância como uma autêntica representatividade dos macaenses nesta Macau pós transição.

O seu presidente, Miguel de Senna Fernandes, manifestou preocupação quanto ao rejuvenescimento da associação e vê o investimento na nova geração como uma prioridade. Ainda declarou, conforme publicado no Jornal Impresso “a associação (que conta com cerca de 1.000 associados) não pode estar conotada com nenhuma força sócio-política, tem a potencialidade de abarcar um universo bastante variado de gente e, por isso, todas as condições para ser uma associação de referência”.

Uma leitura nos seus Estatutos, no artigo terceiro, vemos “A Associação é uma instituição sem fins lucrativos que se propõe estabelecer e promover a solidariedade entre os macaenses, defender a identidade cultural e dignificar a presença da comunidade macaense, no Território e fora dele, bem como a realização de acções de beneficência.”  Ainda no artigo quinto, “Podem inscrever-se como sócios efectivos todos os que se identifiquem com os princípios e os ideais que a Associação se propõe realizar e que sejam amigos da cultura, tradições e costumes macaenses” , havendo necessidade de ser apresentado por 2 sócios e ter a aprovação da Direcção.

Veja abaixo a notícia publicada no JTM (clicar para aumentar)

Deixe um comentário

Informação

Publicado às 08/10/2011 por em Hoje e marcado , .

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.997.907 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Em Macau, a volta da festa e procissão em honra a Nossa Senhora dos Remédios

Em Macau, a volta da festa e procissão em honra a Nossa Senhora dos Remédios

ESTE ANO, NA FESTA EM HONRA DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS,A PROCISSÃO VOLTOU A SAIR À RUA Texto e fotografias de Manuel V. Basílio Este ano, realizou-se no dia 8 de Outubro, na igreja de São Lourenço, a festa em honra de Nossa Senhora dos Remédios, que até meados do século passado era a principal […]

Macau 2023: Procissão de Nossa Senhora de Fátima, tradição mantida

Macau 2023: Procissão de Nossa Senhora de Fátima, tradição mantida

Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]

Anúncios publicitários da Macau de 1962

Anúncios publicitários da Macau de 1962

No Anuário de Macau do ano de 1962, nas páginas finais, vários anúncios publicitários encontravam-se publicados, os quais, reproduzimos abaixo para matar as saudades de quem viveu aquela época de ouro, ou então, para curiosidade daqueles que possam se interessar em conhecer, um pouco mais, aquela Macau de vida simples, sem modernidade, mas, mais humana.