Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Macau (China)>Macaenses – Macaé (Brasil)>Macaenses

Talvez a única cidade do mundo onde existem Macaenses, além da gente de Macau (China/ex-Portugal).  Macaé é uma cidade litorânea do Estado do Rio de Janeiro-Brasil e a sua população chama-se – Macaense.  Lá eles não correm o risco de “extinção” como nós Macaenses de Macau, formada por um povo fruto da colonização portuguesa por cerca de 440 anos.

Tenho percebido algumas visitas da gente de Macaé, pelos tags apontados pelo Provedor WordPress.  Penso que talvez tenham visitado este blog e o site Projecto Memória Macaense (PMM), tanto pela curiosidade como a pensar que fossem publicações de alguém da cidade, e quem sabe, acidentalmente.

Seja qual for o motivo da sua visita, Macaense de Macaé, este blog e  o site PMM que têm residência no Brasil, te saúda – Oi, seja bem-vindo, muito prazer ter a sua visita.  Caso não saiba, esta gente de Macau não se chama de Macauense, mas Macaense, ao contrário do pessoal da Macau do Estado do Rio Grande do Norte-Brasil.

Agora, aos amigos que não são de Macaé, vou lhes apresentar esta cidade que é a Princesinha do Atlântico.  Ah, um dia ainda vou visitar a sua bela cidade e fartar de fotografar placas, que julgo deve ter muitas, com as inscrições – Macaense. É só fazer a pesquisa na Internet. Vou até sonhar que seria a Macau que sonhavamos um dia poder ter conquistado a sua independência.  Sonhar não faz mal !!! Caso não saiba, Macaense de Macaé, Macau era uma colónia portuguesa no litoral do sudeste da China. Os portugueses lá chegaram na época da descoberta do Brasil por Pedro Álvares Cabral.  Foi devolvida para a China em 20/Dez/1999.  Lá, os Macaenses, são/eram as pessoas que falam/ falavam o português ou estudaram em escolas portuguesas.  De um modo, o chinês, a maioria da população (mais de 95%), não se julga Macaense mas Chinês mesmo.  Visitem o meu site Projecto Memória Macaense para conhecê-la melhor.

Lembro que em Outubro de 2010, quando da minha viagem para Santiago do Chile, conheci um casal Macaense de Macaé, ele engenheiro da Petrobrás.  Foi numa excursão para Portillo situada na Cordilheira dos Andes. Até dava impressão que eramos conterrâneos. Foi uma feliz coincidência.

Macaé – História

Conhecida como “Princesinha do Atlântico”, a cidade de Macaé tem uma história bastante antiga. Data do século XVII a sua povoação , cuja ocupação inicial se deu, a pedido do governador geral do Brasil, para fazer frente aos contrabandistas que cobiçavam o pau-brasil, abundante na região.

Nossos antepassados aqui chegaram em companhia de 200 índios Tamoios e iniciaram o processo de colonização do município. No século XVII já havia na região do rio conhecido à época como Miquié, uma fazenda com engenho, colégio e capela, construída no sopé do morro de Sant’Anna.

No início do século XIX, o povoado estava às vésperas de seu segundo centenário, mas seu desenvolvimento esbarrava na falta de autonomia administrativa, concedida, finalmente, em 1813, quando o Príncipe Regente D.João elevou o povoado à categoria de Vila de São João de Macahé.  Exatamente 33 anos mais tarde Macaé chegava a condição de cidade, e ainda no século XIX foi construído um importante sistema viário, o que permitiu, em 1846, a vila receber os foros da cidade. O período áureo de Macaé impulsionado pela monocultura da cana-de-açúcar declinou, quando o porto de Macaé perdeu sua importância em conseqüência da implantação da Via Férrea .

Nos anos 20, impulsionado pela cultura do café, o município experimenta certo crescimento, mas somente em 1974, com a descoberta de petróleo na região, e com a chegada da Petrobrás, Macaé passa a viver um novo momento econômico, marcado fundamentalmente pelo crescimento demográfico, com sua população chegando a 132.461 mil habitantes, segundo os últimos dados do IBGE de 2000. (fonte MacaéTour – hoje já cerca de 200 mil habitantes)

Outra apresentação do Guia do Litoral:

Uma cidade que cresce de olho no futuro. Assim é Macaé – a 182 quilômetros do Rio – um dos municípios que mais se desenvolveram no estado nos últimos 20 anos. Com quase 200 mil habitantes a cidade está entrando em uma nova era. O município aproveita o ciclo do petróleo, responsável pelo seu crescimento, e constrói o seu futuro.

Localizada entre duas importantes capitais de Estado, Rio de Janeiro e Vitória, Macaé conta com boas estradas, malha ferroviária, um aeroporto e um porto operado pela Petrobrás. Outro setor que cresce na cidade é o turismo, tanto de negócios, como de lazer. Cercada de belezas naturais, a cidade tem um grande potencial e boa variedade de opções para os visitantes

4 comentários em “Macau (China)>Macaenses – Macaé (Brasil)>Macaenses

  1. Eu, cidadão Macaense de Macaé mas Campista de Campos dos Goytacazes-RJ de nascimento, por uma coincidência durante estudos de Língua Portuguesa onde fora utilizado um texto de referência extraído deste blog devidamente referenciado acabei parando aqui.
    Foi uma feliz surpresa! Seu trabalho é fenomenal e esse sítio é um verdadeiro tesouro que inclusive já se encontra favoritado em meu navegador.

    Saudações Macaenses (de Macaé)! 🙂

    • Olá Marcello, agradeço as referências ao blog. Longe da terra natal, sempre é para mim uma alegria e um sentimento de saudades quando vejo referências a macaense mesmo sendo de Macaé. Uma feliz coincidência e o mesmo para a Macau do Rio Grande do Norte. Seja sempre bem-vindo a uma visita a este blog. Abraços e saudações macaenses de Macau e de Macaé.

  2. Rodrigo
    21/11/2011

    Existe lá em Macaé – Rio de Janeiro – Brasil uma empresa de transporte coletivo chamada “Macaense”. Ela é bem antiga e conhecida no Rio de Janeiro: http://www.macaense.com.br/

    • Obrigado Rodrigo pela informação. É uma grande satisfação ter um contato macaense do Brasil. De fato nas minhas pesquisas na internet tenho visto várias referências a respeito. Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.533.046 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Dia de Macau – 24 de Junho de 2022 celebra 400 anos da maior derrota dos holandeses no Oriente, e Manuel V. Basílio nos conta como foi

Dia de Macau – 24 de Junho de 2022 celebra 400 anos da maior derrota dos holandeses no Oriente, e Manuel V. Basílio nos conta como foi

Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]

Macau: Bons tempos do Teatro Dom Pedro V recordados por Jorge Eduardo (Giga) Robarts

Macau: Bons tempos do Teatro Dom Pedro V recordados por Jorge Eduardo (Giga) Robarts

1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]

Duas histórias de Macau por Manuel V. Basílio: ‘A 1ª viagem portuguesa no sul da China’ e ‘O 1º acordo sino-português’

Duas histórias de Macau por Manuel V. Basílio: ‘A 1ª viagem portuguesa no sul da China’ e ‘O 1º acordo sino-português’

Nesta postagem, divulgamos duas histórias de Macau de autoria do Manuel V. Basílio, publicadas no Jornal Tribuna de Macau-JTM e que foram extraídas dos seus livros: A primeira viagem portuguesa no sul da China O primeiro acordo sino-português Nos artigos abaixo com os textos com ligação direta no JTM , clique em “continue reading” (continue […]

%d blogueiros gostam disto: