1) Nota de falecimento: Triste notícia recebida pelo e-mail do Luís Garcia nesta data, informa que faleceu o Dr. Delfino Ribeiro, conhecido advogado macaense. Peço uma oração pela paz da sua alma. O Jornal Tribuna de Macau também noticiou, conforme abaixo:
2) Macaense representa Hong Kong no Brasil: Marina Barros comunica que foi nomeada pela Invest Hong Kong como – Consultor Executivo para o Brasil. Veja o comunicado no arquivo em pdf abaixo:
Press_release_portugues_Marina_Barros
3) Vídeo dos 15 anos da ADM – Associação dos Macaenses: No site da ADM foi divulgado o vídeo abaixo com o seguinte texto, conforme recomendado no e-mail do Rogério Monteiro:
ADM – 15 anos de existência e as perspectivas para o Futuro
A ADM nasceu em 1996, pelas mãos de Luiz Pedruco, José Monteiro Júnior e Mário Évora. Palavras discursadas durante o jantar do 15º. Aniversário da ADM, Miguel de Senna Fernandes assegurou que “o universo de sócios tem-se diversificado”, com muitos “profissionais de várias quadrantes” o que deixa os responsáveis da associação “satisfeitos e confiantes no futuro”. Com orgulho no passado, o presidente lembrou, contudo, que a ADM é “humilde” e que sabe muito bem “de onde veio e para onde irá”. As perspectivas para o futuro tende-se para a “necessidade de rejuvenescimento” e que a “aposta na geração mais nova deve ser sempre uma prioridade”.
O vídeo recorda as memórias do passado e destaca as perspectivas de mudança no futuro, com uma cara mais nova da Associação.
Créditos finais na realização do vídeo:
Edição: Elisabela Larrea
Design Gráfico: Derek da Rocha Hoo e António Monteiro
Voz de Narração: Miguel de Senna Fernandes
Agradecimentos especiais: Adriano Cardoso
4) Casa de Macau de São Paulo comemora o Ano Novo Chinês: e-mail recebido traz o seguinte comunicado:
KUNG HEI FAT CHOI – 22 de Janeiro de 2012
Convidamos a todos os associados para participarem da nossa próxima festa comemorativa do “Ano Novo Chinês – Dragão” no domingo dia 22.01.2012 as 12:30, mediante a seguinte programação:
1) Almoço com o seguinte cardápio desta época festiva:
– Leitão assado à moda chinesa.
– Legumes de Bonzo (lo hon chai).
– Porco Agridoce.
– Verduras Refogadas (chau choi).
2) Chá da tarde com as seguintes delícias festivas:
– Macarrão à moda chinesa (Lou min) e outros quitutes.
3) Aperitivos chineses kwá chi (sementes vermelhas ou pretas)
– Doces chineses tong kó, (frutas ou legumes cristalizadas).
4) Além da “culinária chinesa” mencionada, há ainda a programação para diversão nesse dia festiva, a saber:
– Mah Jong (jogo chinês de “quatro direções”);
– Poker;
– Bingo
– Dado farinha (jogo típico macaense).
PREÇO POR PESSOA: R$10,00 (dez reais) para associados em dia com as suas mensalidades, e R$30,00 (trinta reais) para não associados, convidados e outros.
TRAJE: Preferencialmente traje chinês.
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.


Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.


cartaz de Ung Vai Meng

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

ESTE ANO, NA FESTA EM HONRA DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS,A PROCISSÃO VOLTOU A SAIR À RUA Texto e fotografias de Manuel V. Basílio Este ano, realizou-se no dia 8 de Outubro, na igreja de São Lourenço, a festa em honra de Nossa Senhora dos Remédios, que até meados do século passado era a principal […]

Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]

No Anuário de Macau do ano de 1962, nas páginas finais, vários anúncios publicitários encontravam-se publicados, os quais, reproduzimos abaixo para matar as saudades de quem viveu aquela época de ouro, ou então, para curiosidade daqueles que possam se interessar em conhecer, um pouco mais, aquela Macau de vida simples, sem modernidade, mas, mais humana.
Comentários