Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Encontro dos Jovens de 2012

Li no Jornal Tribuna Macau que finalmente o Encontro dos Jovens 2012 já tem data marcada para ocorrer entre 8 a 14 de Abril.  Também vi com interesse que a comissão organizadora será formada por jovens, e os “jovens veteranos” (boa essa qualificação) acompanharão os trabalhos.

Penso que os “jovens veteranos” são aqueles que deixaram recentemente de ser jovens, e não os sessentões como a gente, eu por exemplo.  Na nossa diminuta comunidade macaense, o “jovem” acaba tendo a sua “vida útil” estendida.  Vai pouco além dos 40.  Caso contrário seriam “poucos” para o propósito do Encontro.  Vale o esforço e a criatividade! Quanto à comissão organizadora ser formada por jovens, julgo nada mais justo. E Macau, diga-se de passagem, tem muitos jovens bem qualificados, como tive oportunidade de conhecer. Afinal quando um de mais idade tenta interferir com os jovens, acaba dando um de “paizão” ou é qualificado de pai ou avô, e não consegue falar a mesma linguagem, por mais que se esforce.  Não adianta usar apetrechos de jovens, como correntes, pulseiras, e dar um de “malandro” e se achar ainda da “jovem guarda”.

Com relação aos preparativos da Casa de Macau de São Paulo para esse Encontro, tive a informação que até agora, têm a confirmação de 12 candidatos inscritos para as 3 magras vagas que viajam subsidiadas por Macau.  O presidente Gilberto Silva diz que cada candidato passará por uma avaliação por pontuação conforme sua qualificação, viajando aqueles que obtiverem maior número de pontos.  Aqueles que não viajaram para Macau acabam levando certa vantagem na pontuação.  Espera com isso, que novos descendentes de macaenses possam ter a oportunidade de conhecer a terra dos seus pais ou avós, e dessa forma, poderem ser bons candidados à missão de continuidade das Casas e a preservação da identidade macaense.  Nessa expectativa de conclusão dos trabalhos de seleção de candidados, a Casa de São Paulo espera lançar em breve o seu novo site só que desta vez construído por um de seus diretores, o que é de louvar, e estou satisfeito, a pedido, poder oferecer o meu contributo com material didático e fotográfico. No momento oportuno lhes informarei o endereço eletronico.

Veja a reportagem que saiu na edição do JTM do dia 20 (clicar na imagem para ampliar):

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 23/01/2012 por em Casa Macau S.Paulo, Macau-hoje e marcado .

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 953.801 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Fotoblog do Projecto Memória Macaense

O ‘Dia do Patuá’ festejado pela Comunidade Macaense dos EUA

O ‘Dia do Patuá’ festejado pela Comunidade Macaense dos EUA

‘A promoção do ‘Dia do Patuá’ é um esforço para preservar o dialecto na Comunidade Macaense da Califórnia, nos Estados Unidos da América do Norte’ é o que define Henrique Manhão da Casa de Macau dos EUA. Diz, conciliando com o pensamento de outros membros da comunidade presente, ‘enquanto houver apoio de Macau, o patuá não […]

Recordação de uma festa na Macau de 1953

Recordação de uma festa na Macau de 1953

Jorge Giga Robarts, macaense residente em Portugal, atendendo ao pedido de um conterrâneo, identifica as pessoas que estão numa fotografia enviada, informando ter sido tirada em Dezembro de 1953 em Macau. A 2ª imagem com legenda e que lista as pessoas da foto, foi editada para apenas mostrar o que escreveu quanto à identificação, excluindo […]

Memórias de Macau de Todos os Tempos (02)

Memórias de Macau de Todos os Tempos (02)

Imagens que trazem saudosas lembranças daquela Macau que não existe mais, mas que permanece viva na nossa memória e nas fotografias a seguir publicadas de forma aleatória, a procurar dar uma descrição a confirmar ou corrigir. O que vale mesmo é o que se diz – recordar é viver! As fotos são dos anos 50 […]

%d blogueiros gostam disto: