Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Agora Macau Sã Assi (é assim) ???!!!

Circulam pela Internet, através de e-mails entre macaenses, 3 fotos que mostram Macau lotada … não … lotadíssima … não … põe mais e mais nisso .. excessivamente lotada de gente … sabe o que é trânsito congestionado/engarrafado, daqueles que você desliga o motor e sai do carro pois não anda … é algo assim.  Se fosse eu, talvez parava num restaurante, se pudesse entrar, é óbvio, almoçava, tomava um ice cream, um café, e quem sabe, depois ao sair ainda encontrava os mesmos gajos/caras no mesmo lugar … hehehe!!!

Pela decoração da rua, penso que foi no Ano Novo Chinês, como aventou um dos macaenses ‘repassadores’ de e-mail.  Um deles comentava “acho isto extremamente assustador: 20 minutos do BNU até os Correios (talvez uns 200 metros, ou 1 minuto para percorrer 10 metros)”.  Outro atribui ao excesso de turistas vindo do Continente da China, acrescentando que já é difícil circular pelo Largo Senado, entrar na Farmácia Popular ou no Watson’s, e que em Hong Kong (talvez a imprensa) classifica isto como uma ‘praga de gafanhotos (com o devido respeito às pessoas, quais sejam elas e a origem, apenas uma forma de expressão, asim entendi o escrito)”.  E nos emails o assunto é “Agora, Macau Sã Assi … assustador”.

De fato, na última viagem que fiz em 2010, percebi um excesso de pessoas na região central, Largo do Senado e adjacências, e nas Ruínas de São Paulo, o que me fez evitar esses locais durante o dia e especialmente nos fins de semana.  Agora, se eu tinha vontade de ir a Macau no Ano Novo Chinês … pode esquecer … ‘nem morto’ !!! E ao amigo Api, lembras da sua canção Macau, neste trecho: “Macau … trazes a lembrança de uma quinta … és tranquila e bonita, símbolo da paz …” ??? Bom, está certo, eram os anos 60 e 70 …

1) O Largo do Senado decorado para o Ano Novo Chinês (?)

2) Isso me parece a ladeira que leva às Ruínasde São Paulo (?) … simplemente absurdo alguém se conformar em ficar neste congestionamento/engarrafamento de gente … 3) Aqui é aquela escadaria que leva à Catedral da Sé, ou a Av. Almeida Ribeiro (teria sido mais inteligente ir para o outro lado da calçada, mais livre … também … ou então subir as escadarias e descer atrás dos Correios .. aiaiai):

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 10/02/2012 por em Macau-hoje.

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.142.660 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Rodolfo Ávila no Museu do Grande Prémio de Macau em 2007

Rodolfo Ávila no Museu do Grande Prémio de Macau em 2007

Em 2007, visitei o Museu do Grande Prémio de Macau e lá fiz várias fotos. Nesta postagem, o assunto é o piloto Rodolfo Ávila. Venha conhecê-lo melhor. Publicação e fotografias de/photos by Rogério P D Luz Texto extraído da enciclopédia livre – Wikipédia Rodolfo Freitas Silvério de Abreu Ávila nasceu em Lisboa no dia 19 […]

A estátua Ferreira do Amaral no aniversário da Tomada de Passaleão em 1951

A estátua Ferreira do Amaral no aniversário da Tomada de Passaleão em 1951

A foto da estátua Ferreira do Amaral, em Macau, foi objeto de indagação feita ao autor deste blog por MJ Raydor no Facebook, que queria saber da sua história. Por desconhecê-la, coube ao Carlos Dias dar a resposta abaixo com publicação de uma imagem: “Tratava-se da Comissão Organizadora das comemorações de 102º. aniversário da Tomada […]

Em Macau, celebração diferente do 13 de Maio Dia de Nossa Senhora de Fátima em 2020 devido à pandemia

Em Macau, celebração diferente do 13 de Maio Dia de Nossa Senhora de Fátima em 2020 devido à pandemia

Por medidas de precaução em função da pandemia do novo coronavírus Covid-19, a celebração do Dia de Nossa Senhora de Fátima, no dia 13 de Maio, foi diferente no mundo todo. Até que em Macau a celebração contou com a participação limitada de fiéis na missa realizada na Igreja de São Domingos, mais que no Santuário […]

%d blogueiros gostam disto: