Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Macau: Hit-Songs 1965, saudades da juventude

Todo mês é aquela rotina: ir à banca ou livraria para comprar o Hit-Songs, com aquela expectativa “será que vai ter aquelas (tais) músicas com os chords (cifras)?“. É um livro de pequeno formato com cerca de 60 músicas, normalmente as mais populares na rádio, só que, nem sempre vem com chords, tal como o exemplar da imagem.  Aí a gente que toca violão/guitarra e não é daqueles com bom ouvido ou capacidade para apanhar (decifrar) chords para a música, tal como eu, fica chateado.  Vamos ter que esperar por outra edição, ou contar com a ajuda de amigos que são mais músicos de verdade.  Embora em geral o macaense não tenha formação musical e toca de ouvido. Isto vivi em Macau nos anos 60, em plena juventude, os tempos de ouro.

No Brasil também se vendem tais livrinhos, porém menos volumosos.  Hoje em dia, se quisermos letras de músicas com cifras, basta pesquisar sites especializados e temos praticamente tudo o que quisermos.  Penso que esses livrinhos hit-songs impressos em Hong Kong e vendidos a HK$ 1,00 na época, já não existem mais.  Tenho ainda aqui comigo uma coleção deles, razoavelmente conservados, que servem para matar as saudades dos belos tempos na minha terra, e que agora, por acaso, um deles servem de pretexto para publicação de uma postagem.

o verso com o preço do exemplar e umas coisas escritas em chinês para quem sabe ler

Para celebrar a memória dos Hit-Songs, publico duas páginas, sem cifras porém com partituras para os entendidos, com os vídeos do You Tube referentes às canções.  Selecionei-as com a certeza de que acharia os vídeos, aliás o que não se acha no You Tube? A música Downtown ainda é popular, ouve-se regularmente nas programações ou cds dos anos 60, mas essa dos The Bachelors já é um pouco mais rara, que tal?

Downtown – por Petula Clark

I Wouldn’t Trade You For The World – por The Bachelors

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.021.543 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Receitas de camarões e pimentas recheadas da gastronomia de Macau com Bosco Silva e Alex Airosa

Receitas de camarões e pimentas recheadas da gastronomia de Macau com Bosco Silva e Alex Airosa

A relembrar a aula de gastronomia realizada na Casa de Macau de São Paulo em 24/02/2008, ministrada pelos chefs João Bosco Quevedo da Silva e Herculano Alexandre (Alex) Airosa, seguem as fotos e receitas de camarões grandes recheados com ervas à moda de João Bosco Quevedo da Silva e pimenta recheada à moda do Alex Airosa. Na época, a coordenação das aulas e elaboração das […]

Procissão do Corpo de Deus em Macau

Procissão do Corpo de Deus em Macau

PROCISSÃO DO CORPO DE DEUS EM MACAU Texto, fotografias e legendas de Manuel V. Basílio (Macau) As cerimónias do Corpo de Deus, ou Corpus Christi, ou mais precisamente, a Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, decorrem habitualmente na quinta-feira seguinte a Domingo de Pentecostes, 60 dias depois da Páscoa, tendo este ano ocorrido no […]

“Adeus Macau” na voz de Isa Manhão no Encontro das Comunidades Macaenses de 2010

“Adeus Macau” na voz de Isa Manhão no Encontro das Comunidades Macaenses de 2010

Não há como não se emocionar ao ouvir a bela canção Adeus Macau, seja qual for o/a intérprete. Possivelmente uma lágrima ou outra poderá escorrer no seu rosto. Alguns associam a canção à transição de soberania de Macau para a China, que em 2019 completa 20 anos. Pode até servir, se quisermos considerar o adeus […]

%d blogueiros gostam disto: