Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Macau 2000, os acenos positivos aos macaenses

Faltando pouco menos de um mês para o primeiro aniversário da transição de Macau para a República Popular da China, após cerca de 440 anos de administração portuguesa, foi realizada em Macau a Reunião Preliminar para o Encontro das Comunidades Macaenses Macau 2001, também chamado de Encontro do Novo Milénio.  Ocorrido entre Novembro a Dezembro de 2000, reuniu os dirigentes das Casas de Macau e eu participei como membro da direção da Casa de São Paulo juntamente com o então presidente Armando Sales Ritchie.

Foram momentos históricos e inesquecíveis os encontros, pela primeira vez, com os dirigentes da nova RAEM-Região Administrativa Especial de Macau, criada em 20 de Dezembro de 1999, a saber: o Chefe do Executivo Edmund Ho, Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, atual Chefe do Executivo Chui Sai On e o Comissário do Ministério dos Negócios Estrangeiros da R.P.da China na RAEM Yuan Tao.

Na época, ainda não tinha este blog e nem o site Projecto Memória Macaense, e pouco imaginava que pudesse criá-los a partir de 2003, pois era um iniciante na informática e na Internet, mas redigia o Boletim da Casa de Macau e havia que recolher documentos e tirar fotos para publicação e lembranças.  A rever os meus arquivos, vi as fotos e a documentação da 1ª Reunião Preliminar da era RAEM que publico nesta e futuras postagens.

Assim, para recordar o que aconteceu nesta Reunião, publico em primeira mão, os discursos do atual Chefe do Executivo e do Comissário do Ministério que me foram cedidos pelas suas assessorias.  Neles podemos ver os acenos positivos aos macaenses, e bom que se registe, aconteceu em Novembro de 2000, menos de um ano da transição.  Vejamos:

(clicar nas imagens para aumentar, e depois mais uma vez)

O Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, atual Chefe do Executivo Chui Sai On discursa no jantar oferecido aos participantes da Reunião Preliminar para o Encontro das Comunidades Macaenses Macau 2001, em 27/Novembro/2000.  Veja abaixo o seu discurso traduzido tal qual como me foi entregue pela sua assessoria:

Abaixo, a foto oficial tirada em 30/Novembro/2000 com o Comissário Yuan Tao, e em seguida, o seu discurso traduzido, tal qual como me foi entregue pela sua assessoria:

o autor deste blog é o 3º da esquerda na 4ª fila a contar da última, atrás de Vítor Serra. O Comissário Yuan Tao é o 4º da primeira fila, a contar da esquerda. A foto nos permite matar as saudades dos que partiram para o descanso eterno, de pelo menos cinco dos participantes da Reunião.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.223.069 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Hércules António e suas filmagens dos anos 50 e 60

Hércules António e suas filmagens dos anos 50 e 60

Foi graças a um dvd distribuído por um dos seus filhos, que possibilitou ao Projecto Memória Macaense – PMM montar diversos vídeos filmados por Hércules António que nos trazem velhas e memoráveis lembranças daquela Macau antiga que mora no coração dos macaenses e daqueles que tiveram vivência no território. Os vídeos publicados no YouTube nos […]

“Macau linda” música adaptada por J. J. Monteiro, foi interpretada por Rubye de Senna Fernandes

“Macau linda” música adaptada por J. J. Monteiro, foi interpretada por Rubye de Senna Fernandes

No livro “Meio Século em Macau” de J. J. Monteiro (José Joaquim Monteiro) composto por dois volumes, nas últimas páginas do Volume II estão as letras da canção “Macau (linda)”, que infelizmente não temos a gravação e nem se sabe se houve, talvez nos arquivos pessoais de algum macaense ou familiares. Trata-se de uma música […]

Brasão de Armas de Macau

Brasão de Armas de Macau

Os Brasões de Macau portuguesa são todos inspirados nos estilos heráldicos tradicionais da Europa. O primeiro brasão de armas de Macau foi usado até ao final do século XIX. É apenas constituído pelas armas de Portugal cercado pela inscrição Cidade do Nome de Deus, Não Há Outra Mais Leal. O segundo brasão de armas foi […]

%d blogueiros gostam disto: