A sede própria da Casa de Macau do Rio de Janeiro
O domingo de 24 de Junho também foi ensejo para festa na Casa de Macau do Rio de Janeiro (veja também as duas postagens anteriores de outras associações macaenses). Foi comemorado o 21º aniversário da sua fundação, bem como o Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas para assinalar a sua passagem ocorrida no dia 10 do mesmo mês.
De acordo com o site da associação macaense-carioca no www.casademacaurj.com foi servida uma autêntica feijoada macaense e realizado um torneio de mahjong. Ilda Marques que acabara de completar 97 anos, foi homenageada pelo presidente Alberto Carlos Paes d”Assumpção “Acaio” e convidada para assoprar as velas do bolo de aniversário dos 21 anos da Casa.
A Casa de Macau do Rio de Janeiro foi oficialmente fundada em Julho de 1991, embora na prática a comunidade macaense já se reunia na casa do macaense Alexandre “Nino” Rodrigues, que acabou sendo eleito como seu 1º presidente, após a constituição da associação que teve 24 sócios fundadores macaenses. As reuniões continuaram a ser realizadas na casa do Nino, porém com o seu falecimento prematuro e com a adesão de novos sócios, amadureceu-se a idéia da necessidade de ter uma sede dada a dificuldade de organizar pontos de encontro da comunidade.
Quatro anos depois, em 1995, logrou-se obter apoio da Fundação Oriente para realização de encontros mensais. Finalmente em 1996, após exaustivos esforços e contatos, por intermédio de José Pina,presidente em gestão, e Alberto d’Assumpção, diretor cultural na época, e contando com a ajuda financeira do General Rocha Vieira, à época Goovernador de Macau e de Jorge Rangel, foi comprado em nome da Casa de Macau, um imóvel no bairro de Vila Isabel na cidade Rio de Janeiro que passou, em definitivo, a ser a sua sede própria.
Parabéns à Casa de Macau do Rio de Janeiro e também pela felicidade de terem uma sede própria. Vejam as fotos da festa (com parte de identificação de pessoas) do dia 24 que foram recolhidas do álbum de fotos da Casa no Facebook no http://www.facebook.com/casademacauriodejaneiro pelo que agradeço entendendo a sua permissão:
(clicar nas fotos para aumentar)
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]
Páginas digitalizadas do Anuário de Macau, Ano de 1962, o que aparentemente foi o último da série, ficamos aqui a conhecer quem eram as pessoas que ocuparam cargos no – Governo da Província e Repartições Públicas. Mesmo passados mais de 60 anos, agora que estamos na década com início em 2020, muitos nomes ainda estão […]
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
Comentários