Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

21 Anos da Casa de Macau do Rio de Janeiro

A sede própria da Casa de Macau do Rio de Janeiro

O domingo de 24 de Junho também foi ensejo para festa na Casa de Macau do Rio de Janeiro (veja também as duas postagens anteriores de outras associações macaenses).  Foi comemorado o 21º aniversário da sua fundação, bem como o Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas para assinalar a sua passagem ocorrida no dia 10 do mesmo mês.

De acordo com o site da associação macaense-carioca no www.casademacaurj.com foi servida uma autêntica feijoada macaense e realizado um torneio de mahjong.  Ilda Marques que acabara de completar 97 anos, foi homenageada pelo presidente Alberto Carlos Paes d”Assumpção “Acaio” e convidada para assoprar as velas do bolo de aniversário dos 21 anos da Casa.

A Casa de Macau do Rio de Janeiro foi oficialmente fundada em Julho de 1991, embora na prática a comunidade macaense já se reunia na casa do macaense Alexandre “Nino” Rodrigues, que acabou sendo eleito como seu 1º presidente, após a constituição da associação que teve 24 sócios fundadores macaenses.  As reuniões continuaram a ser realizadas na casa do Nino, porém com o seu falecimento prematuro e com a adesão de novos sócios, amadureceu-se a idéia da necessidade de ter uma sede dada a dificuldade de organizar pontos de encontro da comunidade.

Quatro anos depois, em 1995, logrou-se obter apoio da Fundação Oriente para realização de encontros mensais. Finalmente em 1996, após exaustivos esforços e contatos, por intermédio de José Pina,presidente em gestão, e Alberto d’Assumpção, diretor cultural na época, e contando com a ajuda financeira do General Rocha Vieira, à época Goovernador de Macau e de Jorge Rangel, foi comprado em nome da Casa de Macau, um imóvel no bairro de Vila Isabel na cidade Rio de Janeiro que passou, em definitivo, a ser a sua sede própria.

Parabéns à Casa de Macau do Rio de Janeiro e também pela felicidade de terem uma sede própria.  Vejam as fotos da festa (com parte de identificação de pessoas) do dia 24 que foram recolhidas do álbum de fotos da Casa no Facebook no http://www.facebook.com/casademacauriodejaneiro pelo que agradeço entendendo a sua permissão:

(clicar nas fotos para aumentar)

jogo do mahjong

Augusto Pina, António Mendonça, Argentina Mendonça e Ilda Marques

o presidente Alberto d’Assumpção “Acaio” no uso da palavra

Os Carion: Denny, Augusto, Neuza, Bernardo …

Feijoada macaense

.

Ísis Paes, Silvana Linares e Iana Assumpção

à direita, João Pedro Nolasco Senna Fernandes

.

.

Francisco “Xico” Rodrigues

Ilda Marques, 97 anos, pronta para assoprar as velas de aniversário da Casa de Macau

.de pé: Sabrina d’Assumpção Barreto, Vera Silvino, Natália Silvino e Fernanda Silvino Oliveira …

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.440.604 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Dia de Macau – 24 de Junho de 2022 celebra 400 anos da maior derrota dos holandeses no Oriente, e Manuel V. Basílio nos conta como foi

Dia de Macau – 24 de Junho de 2022 celebra 400 anos da maior derrota dos holandeses no Oriente, e Manuel V. Basílio nos conta como foi

Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]

Macau: Bons tempos do Teatro Dom Pedro V recordados por Jorge Eduardo (Giga) Robarts

Macau: Bons tempos do Teatro Dom Pedro V recordados por Jorge Eduardo (Giga) Robarts

1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]

Duas histórias de Macau por Manuel V. Basílio: ‘A 1ª viagem portuguesa no sul da China’ e ‘O 1º acordo sino-português’

Duas histórias de Macau por Manuel V. Basílio: ‘A 1ª viagem portuguesa no sul da China’ e ‘O 1º acordo sino-português’

Nesta postagem, divulgamos duas histórias de Macau de autoria do Manuel V. Basílio, publicadas no Jornal Tribuna de Macau-JTM e que foram extraídas dos seus livros: A primeira viagem portuguesa no sul da China O primeiro acordo sino-português Nos artigos abaixo com os textos com ligação direta no JTM , clique em “continue reading” (continue […]

%d blogueiros gostam disto: