Não há como negar que Igrejas sempre são um dos principais pontos turísticos visitados no mundo, qual seja a religião do turista. Despertam não só pela religiosidade, mas também pela beleza ou a curiosidade das suas construções ou pelos locais onde estão construídas. Assim, vamos fazer uma viagem pelas imagens que vi pela internet?
Catedral de São Basílio – Moscou
A Catedral de São Basílio é uma catedral ortodoxa russaerguida na Praça Vermelha em Moscou, Rússia, entre 1555 e 1561. Construída sob a ordem de Ivã IV da Rússia, para comemorar a captura de Kazan e Astrakhan, marca o centro geométrico da cidade e o centro do seu crescimento, desde o século XIV. Foi o edifício mais alto de Moscou até a conclusão do Campanário de Ivã, o Grande, em 1600. (Wikipédia – photo/foto de …)
Capela sobre Pedra, Allenspark, Colorado, EUA
Em 1916, o fundador do Camp St. Malo, Monsenhor Joseph Bosetti ao observar a queda de um meteoro na região foi à sua procura e encontrou uma enorme rocha. Encantado com a beleza da região, prometeu a si que iria um dia construir uma igreja sobre a rocha, lembrando o que São Pedro disse: “sobre esta pedra, construirei a minha igreja”. Durante 20 anos ficou a arrecadar fundos para realizar o seu sonho. Em 1993, Papa João Paulo II na sua visita a Denver por ocasião do Dia Mundial de Juventude visitou a igreja e abençoou-a. (photo/foto de …)
Basílica de Santa Sofia – Istambul – Turquia
A Basílica de Santa Sofia, também conhecida como Hagia Sophia é um imponente edifício construído entre 532 e 537 pelo Império Bizantino para ser a catedral de Constantinopla (atualmente Istambul, na Turquia). Da data em que foi dedicada em 360 até 1453, ela serviu nesta função, com exceção do período entre 1204 e 1261, quando ela foi convertida para uma catedral catótlica romana durante o Patriarcado Latino de Constantinopla que se seguiu ao saque da capital imperial pela Quarta Cruzada. O edifício foi uma mesquita entre 29 de maio de 1453 e 1931, quando foi secularizada. Ela reabriu como um museu em 1 de fevereiro de 1935.
Por quase 500 anos, a principal mesquita de Istambul, Santa Sofia serviu como modelo para diversas mesquitas otomanas, principalmente a chamada Mesquita Azul, que fica em frente a Santa Sofia, a Mesquita Şehzade, a Mesquita Süleymaniye, a Mesquita de Rüstem Pasha e a Mesquita de Kılıç Ali Paşa.(Wikipedia)
Santuário de Las Lajas – Colômbia
O Santuário de Las Lajas foi construído em 1916 no cânion do Rio Guaitara, onde se atribui a aparição da Virgem Maria. (photo/foto de…)
Igreja rústica localizada ao longo da Fortaleza Kalemegdan em Belgrado, Sérvia
Capela Saint-Michel d’Aiguilhe (Le Puy-en-Velay, França)
Foi construído no ano 962, num pico vulcânico no meio do vilarejo de Puy en Velay pelo Bispo Gothescalk após a sua peregrinação a Santiago de Compostella, Espanha. Em 1955 foram achadas relíquias debaixo do altar e que se encontravam lá desde a sua construção. (photo/foto de …)
Templo de São Jorge – Igrejas Escavadas na Rocha de Lalibela – Etiópia
As igrejas escavadas na rocha de Lalibela constituem um Patrimônio Cultural da Humanidade situado na Etiópia, a 640 km ao norte da capital, Adis Abeba, e a 1.500 m de altitude.
Onze igrejas e um mosteiro, além de vários sepulcros e outros lugares sagrados formam uma cidade labiríntica escavada no subsolo. Cada um destes templos foi talhado na rocha da montanha, como se fossem esculturas. O templo de São Jorge, um monólito em forma de cruz grega, é o principal.
No século XII, o rei Lalibela apresentou-se como herdeiro da dinastia Salomónica — estirpe dinástica criada por Menelik I, filho do rei Salomão e da rainha de Sabá — e ordenou a escavação de vários templos na rocha vulcânica a muitos metros de profundidade, dando início às construções do local. (Wikipedia – photo/foto de Dylan Cerling)
Igreja de Santo Agostinho ou Igreja de Paoay – Filipinas
Sua construção começou em 1704 e foi concluída em 1894 pelos frades agostinhos liderado pelo frei Antonio Estavillo. Pretendia-se que a sua construção pudesse resistir a terremotos. Porém a igreja foi danificada nos terremotos de 1706 e 1927. A igreja de estilo barroco misto com gótico e oriental é reconhecido como Patrimônio Mundial pela UNESCO. (photo/foto de …)
Igreja São José Ucraniana Católica, Chicago, EUA
A igreja, construída em 1956, é mais conhecida pela suas 13 torres douradas simbolizando os 12 Apóstolos e Jesus Cristo na torre central. (photo/foto de …)
Hallgrímskirkja, ou Igreja de Hallgrímskirkja, em Reykjavík, Islândia
Hallgrímskirkja, ou Igreja de Hallgrímskirkja, é uma igreja luterana localizada em Reykjavík, capital da Islândia, possui 74,5 metros (244 pés) de altura e é a maior igreja na Islândia e na sexta a estrutura mais alta na Islândia (o maior edifício). Foi inaugurada em 1986. O seu desenho foi projetado para imitar o movimento da lava de um vulcão. Em suas partes mais altas, acima do seu campanário, oferece vistas esplêndidas da cidade. (Wikipedia)
Igreja de Madeira de Borgund – Laerdal, Noruega
A Igreja de Madeira de Borgund (Bokmål: Borgund stavkirke, Nynorsk: Borgund stavkyrkje) é uma igreja de madeira em Borgund, Lærdal, Noruega. Está classificada como uma igreja de madeira de nave tripla no chamado estilo Sogn. É a melhor preservada das 28 igrejas de madeira na Noruega. Foi provavelmente construída no século XII, e não mudou de estrutura nem teve grandes reconstruções desde essa altura. (Wikipedia)
Mosteiro de São Miguel das Cúpulas Douradas
O Mosteiro de São Miguel das Cúpulas Douradas é um mosteiro de Kiev, Ucrânia. Situa-se na parte ocidental do rio Dniepre, à beira de um despenhadeiro e a Nordeste da Catedral de Santa Sofia. É situado na cidade alta, o núcleo histórico e bairro administrativo de Kiev, com vistas à parte comercial da cidade, o bairro de Podil.
Originalmente construído na Idade Média por Sviatopolk II,o mosteiro compõe-se da catedral, do refeitório de São João o Divino, construído em 1713, a Porta Econômica, construída em 1760, e o campanário do mosteiro que foi acrescentado entre 1716 e 1719. O exterior da estrutura foi reconstruído no século XVIII ao jeito do barroco ucraniano, enquanto o interior continua com o seu estilo bizantino original. A catedral foi destruída na década de 1930 pelas autoridades soviéticas, sendo reconstruída após aindependência da Ucrânia. (Wikipedia – photo/foto de …)
Felsenkirche – a Igreja da Rocha, em Oberstein, Alemanha
Felsenkirche, a Igreja da Rocha, é uma igreja construída numa cavidade natural nas rochas, acima das casas de Oberstein, Alemanha. Foi construída em 1482 – 1484 por Wyrich IV of Daun-Oberstein. Pela sua localização, a igreja tornou-se um símbolo da cidade. (Wikipédia – photo/foto de …)
Igreja de Arbore, Suceava, Romênia
Arbore é mais conhecido pela sua igreja dedicada a São João Batista. A igreja pintada foi a primeira de várias da Moldávia a ser incluída na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO. Foi construída em 1503 por Luca Arbore em 5 meses. A sua pintura externa data de 1541 e foi pintada por Dragos Coman. A pintura da igreja demorou cerca de 40 anos para ser concluída. Parte dela encontra-se danificada mais na fachada norte por condições climáticas. Isto devido ao teto da igreja ter sido desmanchado pelas tropas cossacas, pois era feito de chumbo, e aproveitaram dele para o fabrico de balas. (Wikipedia)
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]
Páginas digitalizadas do Anuário de Macau, Ano de 1962, o que aparentemente foi o último da série, ficamos aqui a conhecer quem eram as pessoas que ocuparam cargos no – Governo da Província e Repartições Públicas. Mesmo passados mais de 60 anos, agora que estamos na década com início em 2020, muitos nomes ainda estão […]
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
Comentários