Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P. D. Luz,

Velocidade em Interlagos, Janeiro de 2013

No último fim de semana, 19/20 de Janeiro, o autódromo de Interlagos foi palco de competição de várias categorias que encerravam o calendário do Campeonato (regional) Paulista de 2012.  Era a 10ª e última etapa, na qual havia mais uma disputa, digamos, tipo pré-temporada da Fórmula 3, nacional e internacional, que com as melhores das intenções dos organizadores, nunca contou com um grid grande de carros em todas as suas edições anuais até agora realizadas.  Foi até triste ver o alinhamento de seis F3 e a ausência de público nas arquibancadas. Eu, particularmente, acho que deveriam deixar de promover o F3 Brazil Open.

Ausente por dois anos de fotografia em pista, como “credenciado de imprensa” pelo meu site IMAGENS DALUZ/VELOCIDADE, decidi procurar fotografar algumas corridas neste ano de 2013, na medida que conseguir credenciamento, embora não haja nenhum problema, para mim, consegui-lo para as etapas do Campeonato Paulista e das corridas de kart.

Você pode fotografar bem, ser experiente em fotografar dentro da pista, ter bom equipamento fotográfico, tal como ter teleobjetiva de pelo menos 200mm a 300mm, no meu caso tenho de até 400mm, mas se não for ligado a uma revista ou jornal, é muito difícil obter credenciamento de imprensa, especialmente nas categorias principais como a Stock Car ou FIA GT.  Acham que site não é divulgação e que você está aí para fotografar com intenção de vender fotos depois, como se isso fosse possível ou fácil.  Vender fotos de automobilismo é um círculo fechado e limitado a poucos profissionais, aliás não é o meu caso. É um mercado muito pequeno.

Lamentações e reclamações à parte, e ainda bem que fotografia de automobilismo não é o meu ganha pão, mas apenas uma grande paixão e contribuo para divulgar, vejamos algumas imagens das mais de mil que fiz nos treinos e corridas da sexta, sábado e domingo.  As demais fotos, por categoria, serão paulatinamente publicadas no meu site IMAGENS DALUZ/VELOCIDADE, que também tem fotos do automobilismo antigo dos anos 70, que, graças a Deus, eu soube preservar centenas de negativos e fotos, que hoje contribuem para preservar a memória do automobilismo brasileiro da época.  Essas fotos são amplamente utilizadas por blogs e grupos de Facebook relativos ao tema, e a maior parte dos editores têm o bom senso e pudor de divulgar a autoria. Obrigado!

Vejamos então algumas imagens das corridas de todas as categorias:

(clicar na fotos para aumentar/click to enlarge – fotografia de/photos by Rogério P.D. Luz)

F3 BRASIL OPEN

F3 Brazil Open 2013 prova1 (004)

As duas presenças internacionais, o venezuelano em primeiro plano na foto, Roberto La Rocca, seguido do russo Dmitry Suranovich, além dos brasileiros Felipe Guimarães, Gustavo Lima, Eduardo Banzoli e Rafael Raucci, faz você pensar, por serem pilotos de F3 ou GP3, algum deles conseguirá alcançar a F1? E, ainda fazer sucesso? Obviamente dependerá de dinheiro, muito dinheiro, além de algum talento, o que hoje em dia, conta bem menos.  Money, this is what they want in F1 !!! Infelizmente …

F3 Brazil Open 2013 prova1 (006)

na frente, o brasileiro Gustavo Lima, e atrás o russo Dmitry Suranovich

F3 Brazil Open 2013 prova1 (003)

o venezuelano Roberto La Rocca

o piloto brasileiro que corre na GP3, Felipe Guimarães, acabou vencendo o torneio de F3 com 4 provas

o piloto brasileiro que corre na GP3, Felipe Guimarães, acabou vencendo o torneio de F3 com 4 provas

F3 Brazil Open 2013 prova1 (001)

na dianteira, o brasileiro Eduardo Banzoli, seguido do seu compatriota Rafael Raucci

o venezuelano Roberto La Rocca, um dia, quem sabe, na F1 como o seu compatriota Pastor Maldonado?

o venezuelano Roberto La Rocca, um dia, quem sabe, na F1 como o seu compatriota Pastor Maldonado?

CAMPEONATO PAULISTA DE MARCAS E PILOTOS

uma largada com 41 carros

Uma largada com 41 carros. Na foto, contornando a curva do S (de Senna)

Muito disputada, com carros nacionais de pequeno porte, nesta última etapa de 2012 largou com 41 carros.  Teve corridas com 60 carros, em que o último colocado não conseguia enxergar a luz de largada.  Só restava seguir a turma da frente.  É emoção do começo ao fim e é disputada em duas baterias no domingo.

Ôpa, um toque!

Ôpa, um toque!

Marcas Pilotos Campeonato Paulista Jan2013 (4)

o Chevrolet Celta tem mostrado competitivo diante do Volkswagen Gol

CAMPEONATO PAULISTA DE FÓRMULA VEE

Formula Vee Jan 2013 CP10.2012 (43)Uma maneira econômica de disputar corridas, bom para iniciantes como para veteranos, a Fórmula Vee, acho que veio para ficar.  Mundialmente há competições dessa categoria.  A prova disputada em uma única bateria, no sábado, contou com um bom grid de 25 carros.  Na foto acima, o vencedor Eduardo Moreira com o seu Fórmula Vee nº zero.

Formula Vee Campeonato Paulista Jan2013 (2)

CAMPEONATO PAULISTA DE FORÇA LIVRE E STOCK PAULISTA

Força Livre Campeonato Paulista Jan2013 (1)

o belo stock de Amaury Biem que só disputou a 1ª bateria e só completou 5 voltas

Uma categoria que, como diz o nome, de Força Livre, conta com belos carros com aparência bem esportiva, como de turismo especial, protótipos, além de carros menores na sua própria classificação.  Disputada no sábado, em duas baterias, na primeira, um bom grid de 25 carros, porém na segunda, apenas 12 largaram.

o veterano e competente Ney Faustini com o seu Chevrolet Pick-Up, disputou as 2 baterias, terminando a primeira em 3º e foi o vencedor na 2ª corrida. Ney dizia no Facebook que "não dá para ficar parado".  Está certo Ney e parabéns pelo seu sucesso no seu retorno às pistas.

o veterano e competente Ney Faustini com o seu Chevrolet Pick-Up, disputou as 2 baterias, terminando a primeira em 3º e foi o vencedor na 2ª corrida. Ney dizia no Facebook que “não dá para ficar parado”. Está certo Ney e parabéns pelo sucesso no seu retorno às pistas.

Força Livre Campeonato Paulista Jan2013 (4)

Carros menores também participaram e tiveram uma pilotagem bem agressiva

CAMPEONATO PAULISTA DE CLÁSSICOS DE COMPETIÇÃO

Classicos Competição Campeonato Paulista Jan2013 (3)

Quem deseja ver carros antigos disputando corridas, esta categoria é uma delas, a exemplo de outra similar Classic Cup.  Nesta podemos ver mais diversidade de carros como na foto, o Opala, ou os mais esportivos como Porsche, ou até carreteras.  Largaram 30 carros. Um excelente grid. Corrida em bateria única no domingo.

Classicos Competição Campeonato Paulista Jan2013 (2)

38-Luiz Finotti

Classicos Competição Campeonato Paulista Jan2013 (1)

538-Alexandre Cremonezzi

CAMPEONATO PAULISTA – CLASSIC CUP

Na dianteira, o jornalista e radialista Flávio Gomes

Na dianteira, o jornalista e radialista Flávio Gomes

Nesta categoria, também disputada com carros antigos, porém mais limitada a carros de turismo e esportivos.  Sempre boas provas e bons carros que dão saudades dos velhos temos.  Largaram 24 carros em prova única no domingo.

Classic Cup Campeonato. Paulista Jan 2013 (2)

e, para encerrar, nesta etapa havia mulher bonita circulando pelos boxes e fazendo promoção de uma marca de produto.

e, para encerrar, nesta etapa, havia mulher bonita circulando pelos boxes no seu papel de promotoras de um produto

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 723,128 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Fotoblog do Projecto Memória Macaense

Memórias de S.Paulo 2006 – festa de aniversário da Casa de Macau

Memórias de S.Paulo 2006 – festa de aniversário da Casa de Macau

Passaram-se 11 anos, não parece muito, mas vários conterrâneos e amigos nas fotos que publico da festa do 17º aniversário da Casa de Macau de São Paulo em 2006, promovida em 29 de julho, não estão mais conosco. Ficaram os bons momentos registrados da boa confraternização. Vale um momento de reflexão para sempre procurarmos um […]

Vídeo “O silêncio de um bandolim” à memória de Adalberto Remédios

Vídeo “O silêncio de um bandolim” à memória de Adalberto Remédios

O que o Adalberto Remédios mais gostava era tocar o seu bandolim. Uma paixão desde jovem nos bons tempos antigos de Macau (ex-território português na China). Costumava tocar nas festas e atividades externas da Casa de Macau de São Paulo, formando um trio com o Clemente Badaraco (viola/violão/bandolim) e Manuel Ramos (baixo/percussão), até se mudar com […]

O Dia de Portugal na Macau portuguesa de 1973, em vídeo da RTP

O Dia de Portugal na Macau portuguesa de 1973, em vídeo da RTP

Outro vídeo da saudosa Macau sob administração portuguesa nas comemorações do Dia de Portugal em 1973, na época em que o governador era  o general Nobre de Carvalho . Faz parte dos arquivos da RTP Rádio e Televisão Portuguesa que foram disponibilizados ao público no seu aniversário de 70 anos. “Macau, Campo Desportivo 28 de […]

%d blogueiros gostam disto: