Uma coletânea de dez cartões postais mais a capa acima, publicada pela Direcção dos Serviços de Turismo de Macau nos anos 90, divulga os eventos de Macau. O meu convite para conhecê-los, especialmente para quem tem curiosidade pelo território, pois ainda continuam a existir.
Macau foi um território administrado por Portugal por cerca de 440 anos, tendo sido devolvido para a China em Dezembro de 1999.
Os textos explicativos são dos próprios cartões:
Festival Internacional de Dança
Jovens de todo o mundo representam um passado rico em cultura e os costumes dos seus países em alguns locais históricos de Macau, com as mais variadas danças modernas e tradicionais. (local: As Ruínas de São Paulo).
O maior cartaz turístico do território reconhecido pela FIA (Federation Internationale de L”Automobile) como uma das mais importantes provas da região de Sudeste-Asiático e do calendário mundial do motor automóvel. (Obs.: na foto, em segundo, o carro nº 21 conduzido por Ayrton Senna).
Os chineses celebram fervorosamente esta festividade colorida, no final do Inverno ou começo da Primavera, com fogos de artifício, ritos religiosos e visitas de cortesia.
Uma cozinha verdadeiramente internacional que conquista o mundo da culinária pela diferença, com a mistura de sabores e aromas da Europa, Améica do Sul, África, Índia, Sudeste Asiátíco e China.
Corrida de Barcos-Dragão
Uma das celebrações mais coloridas do calendário chinês são as regatas locais e internacionais de Barcos-Dragão que, em Junho, invadem o Delta do Rio das Pérolas.
Concurso Internacional de Fogo de Artifício
Lançamentos de inegualável qualidade, ao longo da baía de Praia Grande, com larga participação de equipas internacionais de prestígio, e dão cor às noites de Macau nos meses de Setembro e de Outubro.
Procissão de Nosso Senhor dos Passos
Procissão religiosa que tem lugar em Fevereiro ou Março, durante a celebração pascal, onde um grupo de católicos transporta Jesus Cristo carregando a cruz, pelas ruas da cidade até a catedral.
Grande Prémio de Voleibol Feminino
Tal como a Maratona Internacional de Macau, este Grande Prémio reconhece uma vez mais Macau como um destino de qualidade para eventos desportivos internacionais. (O Brasil é uma presença constante no evento tendo ganho diversos títulos. Os jogos são transmitidos pela tv brasileira).
Uma festividade local onde jovens celebram uma dança original, a do dragão embriagado, com as cabeças e caudas esculpidas do dragão.
Festival Internacional de Música de Macau
Evento musical do mês de Outubro e de grande prestígio na região da Ásia Pacífico, reservando-se sempre a elencos e produções de notável qualidade nos décors naturais e históricos de Macau.
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]
Nesta postagem, divulgamos duas histórias de Macau de autoria do Manuel V. Basílio, publicadas no Jornal Tribuna de Macau-JTM e que foram extraídas dos seus livros: A primeira viagem portuguesa no sul da China O primeiro acordo sino-português Nos artigos abaixo com os textos com ligação direta no JTM , clique em “continue reading” (continue […]
Comentários