Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Cinegrafista morto no exercício da sua profissão no Brasil

Cronicas Macaenses logo 2

Este blog não poderia ficar em silêncio diante do crime cometido contra o cinegrafista da TV Bandeirantes Santiago Andrade, que perdeu a vida quando documentava uma manifestação contra aumento das passagens de ônibus no Rio de Janeiro.

Fascistas que não têm coragem de mostrar seus rostos, fizeram disparar um rojão (de fogos de artifício) atingindo a sua nuca o que acabou por provocar a sua morte cerebral.

O autor deste blog, um adepto à fotografia documental, mesmo que esta não seja a sua profissão, manifesta a sua preocupação contra este autêntico atentado à imprensa livre, o que condena veementemente.

Que se manifeste livremente as suas reivindicações, um direito de todos numa democracia, mas o uso de violência e ainda mais tirar a vida de outros para atingir os seus objetivos, quais sejam eles, perde-se a razão e a validade do ato.

À família de Santiago Andrade, as nossas condolências e solidariedade. Aos profissionais de imprensa, fotógrafos e cinegrafistas, junto-me ao protesto contra este atentado à imprensa livre.

Santiago de Andrade, cinegrafista da TV Bandeirantes (imagem de autoria desconhecida recolhida da internet)

Santiago Andrade, cinegrafista da TV Bandeirantes (imagem de autoria desconhecida recolhida da internet)

Fotógrafos e cinegrafistas  depositam seus equipamentos de imagem no chão em sinal de luto e protesto contra a imprensa livre (foto de Fernando Fraizão-Agência Brasil)

Fotógrafos e cinegrafistas depositam seus equipamentos de imagem no chão em sinal de luto e protesto contra o atentado à imprensa livre (foto de Fernando Fraizão-Agência Brasil)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 09/02/2014 por em CRONICAS MACAENSES.

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.557.373 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Macau de 1962: saiba quem ocupava cargos no Governo da Província e em Repartições Públicas

Macau de 1962: saiba quem ocupava cargos no  Governo da Província e em Repartições Públicas

Páginas digitalizadas do Anuário de Macau, Ano de 1962, o que aparentemente foi o último da série, ficamos aqui a conhecer quem eram as pessoas que ocuparam cargos no – Governo da Província e Repartições Públicas. Mesmo passados mais de 60 anos, agora que estamos na década com início em 2020, muitos nomes ainda estão […]

Dia de Macau – 24 de Junho de 2022 celebra 400 anos da maior derrota dos holandeses no Oriente, e Manuel V. Basílio nos conta como foi

Dia de Macau – 24 de Junho de 2022 celebra 400 anos da maior derrota dos holandeses no Oriente, e Manuel V. Basílio nos conta como foi

Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]

Macau: Bons tempos do Teatro Dom Pedro V recordados por Jorge Eduardo (Giga) Robarts

Macau: Bons tempos do Teatro Dom Pedro V recordados por Jorge Eduardo (Giga) Robarts

1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]

%d blogueiros gostam disto: