Cronicas Macaenses

Blog-magazine de Rogério P. D. Luz, de cara nova

Corpus Christi em Santana de Parnaíba

Para quem mora em São Paulo, logo ali apenas a 42 km pela Rodovia Castelo Branco, você pode ver e apreciar belos tapetes multicoloridos que são montados no dia de Corpus Christi e acompanhar a procissão na cidade de Santana de Parnaíba. Na verdade, ignorava, assim para a data religiosa, pesquisei onde poderia viajar para ver esses tapetes e ao lembrar dessa cidade para onde se realizam romarias a toda hora, acabei de fazer a grata descoberta.

Em menos de uma hora, pela Estrada dos Romeiros, chegamos à cidade que segundo a imprensa, chega a receber mais de 30 mil turistas com o mesmo objetivo. Estacionar perto do centro histórico com construções antigas restauradas e com boa conservação não é fácil, mas sempre se acha um lugar, mesmo que tenha que fazer um pouco mais de caminhada. Vale a pena!

Com uma extensão de 850 metros, os tapetes de serragem  foram montados pelas ruas que circundam a Igreja Matriz de Santa Ana, origem do nome do Município, de onde saia a procissão após a missa iniciada às 15:00 horas. Conforme o portal Panaibaweb.com, a festa de Corpus Christi de 2015 ocorrida na quinta-feira do dia 4 de junho,  teve como tema “A Eucaristia é Fonte de Vida Para a Missão da Igreja”.

Veja as fotos dos tapetes com comentários, e conheça um pouco da história de Santana de Parnaíba e da sua Igreja Matriz, além de saber o motivo de comemoração de Corpus Christi:

Fotografia de/photos by Rogério P.D. Luz – clicar nas fotos menores para ampliar

Corpus Christi 2015 Santana Parnaiba (02)

Os tapetes multicoloridos montados principalmente com serragem têm uma extensão de 850 metros com cerca de 60 quadros com 3,5 metros cada. A montagem é feita por pessoas da comunidade católica local e das paróquias da região dese a madrugada.

Corpus Christi 2015 Santana Parnaiba (03)

O significado de Corpus Christi

(Fonte: Significados.com.br) Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

Durante esta festa são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo Bispo, ou pelo pároco da Igreja, o Santíssimo Sacramento que é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade brasileira.

A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas, é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.

A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264. A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da Eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

SANTANA DE PARNAÍBA

O município de Santana de Parnaíba localizado na Região Metropolitana da capital paulista, com uma área é de 184 km², tem no seu Centro Histórico um conjunto arquitetônico colonial com mais de duzentas casas e construções datadas dos séculos XVII e XVIII. Em 2014, segundo o IBGE a população era estimada em 123.825 mil habitantes.

Corpus Christi 2015 Santana Parnaiba cidade (04)

HISTÓRIA: Em 1580, Susana Dias, neta do cacique Tibiriçá, juntamente com seu filho, Capitão André Fernandes, funda uma fazenda à beira do rio Anhembi (atual rio Tietê), a oeste de São Paulo, próximo a cachoeira denominada pelos indígenas de “Parnaíba” (lugar de muitas ilhas).

Devido a sua posição estratégica no vale do rio Tietê, torna-se ponto de partida das bandeiras que seguiam rumo ao Oeste Paulista e ao Mato Grosso e em 1625 o povoado é elevado à condição de vila, com a correspondente criação do município.

No século XVIII, a vila entra em decadência devido ao fim das bandeiras. O isolamento geográfico da vila provocado pelas quedas de água do rio Tietê e pelo relevo acidentado de seu território fazem que a vila não figure nas rotas de comércio e colonização que ligam São Paulo às nascentes cidades de Jundiaí, Sorocaba e Itu.

Em 1901, a Usina Hidrelétrica Edgard de Sousa é inaugurada no Rio Tietê mas não é suficiente para revitalizar a cidade, que perde grande parte dos seus territórios para seus antigos distritos de Cajamar, Pirapora do Bom Jesus e Barueri ao longo do século XX.

A partir da década de 1980 o município volta a ganhar dinamismo econômico com a melhoria das ligações rodoviárias com o restante da Grande São Paulo e com o impulso provocado pela implantação de diversos condomínios residenciais, notadamente Alphaville. (Fonte: Wikipédia)

Corpus Christi 2015 Santana Parnaiba cidade (06)

IGREJA MATRIZ DE SANTA ANA

A Igreja Matriz de Santana de Parnaíba é considerada o marco mais importante do município. De acordo com os registros históricos, em meados de 1560, foi erguida na cidade a primeira capela, dedicada a Santo Antônio. A pequena igreja era feita de pau-a-pique e coberta de folhagens.

Corpus Christi 2015 Santana Parnaiba Igreja (02)

No ano de 1580, a segunda capela, dedicada a Sant’Ana, foi construída. Em 1610 uma terceira capela foi construída, também por André Fernandes, e, em 1625, foi elevada a Matriz, hoje conhecida como Paróquia de Sant’Ana. A edificação atual data de 1882, e seu estilo é eclético, possuindo piso em canela preta e altares que acompanham a liturgia. É tombada pelo CONDEPHAAT.

Corpus Christi 2015 Santana Parnaiba Igreja (04)

Corpus Christi 2015 Santana Parnaiba Igreja (06)

Corpus Christi 2015 Santana Parnaiba Igreja (11)

Anúncios

Um comentário em “Corpus Christi em Santana de Parnaíba

  1. Pingback: Os tapetes coloridos de Corpus Christi de Santana de Parnaíba em 2017 | Cronicas Macaenses

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 672,173 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Fotoblog do Projecto Memória Macaense

Vídeo “O silêncio de um bandolim” à memória de Adalberto Remédios

Vídeo “O silêncio de um bandolim” à memória de Adalberto Remédios

O que o Adalberto Remédios mais gostava era tocar o seu bandolim. Uma paixão desde jovem nos bons tempos antigos de Macau (ex-território português na China). Costumava tocar nas festas e atividades externas da Casa de Macau de São Paulo, formando um trio com o Clemente Badaraco (viola/violão/bandolim) e Manuel Ramos (baixo/percussão), até se mudar com […]

O Dia de Portugal na Macau portuguesa de 1973, em vídeo da RTP

O Dia de Portugal na Macau portuguesa de 1973, em vídeo da RTP

Outro vídeo da saudosa Macau sob administração portuguesa nas comemorações do Dia de Portugal em 1973, na época em que o governador era  o general Nobre de Carvalho . Faz parte dos arquivos da RTP Rádio e Televisão Portuguesa que foram disponibilizados ao público no seu aniversário de 70 anos. “Macau, Campo Desportivo 28 de […]

Vídeo ‘Macau 70’ da RTP mata saudades, assista …

Vídeo ‘Macau 70’ da RTP mata saudades, assista …

Viajar ao passado de Macau, dos belos tempos dos anos 60 e 70, é o que nos proporciona o vídeo “Macau 70”, produzido pela RTP Rádio e Televisão Portuguesa. A comemorar 70 anos, a RTP disponibilizou no seu website os arquivos para consulta ‘on-line‘ e Macau está presente numa das suas seções. Na apresentação do […]

%d blogueiros gostam disto: