Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P. D. Luz,

Excursão da Casa de Macau de S.Paulo visita cidades do Circuito das Águas

Serra Negra SP 2016 excursao CMSP 11

Registro para lembrança da boa excursão com parte do grupo faltando cinco companheiras de viagem na foto.

Serra Negra e Águas de Lindóia no Estado de São Paulo e Monte Sião em Minas Gerais, estâncias hidrominerais, foram as cidades visitadas por grupo de associados da Casa de Macau de São Paulo em excursão de três dias promovida em abril de 2016.

O objetivo não foi de se banhar nas águas minerais que fazem bem à saúde, mas principalmente para compras em Monte Sião conhecida como ‘Capital Nacional de Tricô’, bem como em Serra Negra, a 160 km de São Paulo, cidade onde o grupo se hospedou, pelo seu comércio com enorme variedade de produtos em lã e linha (malharias), vestuário e acessórios em couro, e degustação de cervejas artesanais para os apreciadores do gênero.

(fotografia de/photos by Rogério P. D. Luz – clicar nas fotos para ampliar)

Serra Negra

Rua Coronel Pedro Penteado, principal via do comércio de Serra Negra

Em Serra Negra, o grupo composto por 27 associados hospedou-se no simpático Hotel Columbus que na sua tarifa oferece meia-pensão, isto é, inclui o jantar. Tendo a Casa de Macau como ponto de partida, o confortável ônibus fez um trajeto um pouco mais longo “por estradas mais confortáveis e com melhores paisagens para os passageiros”, segundo o guia Renato, e chegou ao hotel a tempo para lá almoçarmos.

Uma parada na estrada num posto de abastecimento

Uma parada na estrada num posto de abastecimento

Serra Negra SP 2016 excursao CMSP 02

Serra Negra SP 2016 excursao CMSP 03

O hotel e o bom ônibus

O hotel Columbus onde ficamos hospedados

Os excursionistas até poderiam estar em maior número, porém o passeio foi programado para o dia de semana, de segunda a quarta-feira, mais destinado à terceira idade, embora aberta também a qualquer outro associado, inviabilizou uma maior adesão. A associação patrocinou parte do custo geral da excursão, que tornou o preço final bem acessível.

Serra Negra SP 2016 excursao CMSP 12

A chegada e o check-in, sempre um bom momento do passeio

Serra Negra SP 2016 excursao CMSP 09

O almoço no hotel

A refeição no hotel com sopa, três pratos quentes, saladas, acompanhamentos, e sobremesa. O sabor estava muito bom.

Logo após o almoço, o grupo não perdeu tempo e o ônibus levou o pessoal para o centro comercial.

As ruas e lojas até que estavam bastante vazias, afinal era segunda-feira que precedia o feriado prolongado de 4 dias do Dia de Tiradentes.

As ruas e lojas até que estavam bastante vazias, afinal era segunda-feira que precedia o feriado prolongado de 4 dias do Dia de Tiradentes, sem falar uma consequência da grave crise econômica que assola o Brasil.

A loja de fábrica do Café Montanha onde muita gente fez compras.

A loja de fábrica do Café Montanha onde muita gente fez compras. O gostoso cheiro de café se espalha pelas redondezas, o que ajuda a localizar a loja numa rua transversal.

Serra Negra SP 2016 paisagens 014

Para se refrescar do calor no dia da chegada, um bom sorvete fazia bem, além de tudo, tinha até os “diets” para alegria do Manuel.

Após percorrer pelas lojas, a pausa final no restaurante Boteco, para um refresco e petisco, e principalmente pela cerveja artesanal da região que os entendidos diziam ser saborosa.

Após percorrer pelas lojas, a pausa final no Café Boteco, para um refresco e petiscos, e principalmente pela cerveja artesanal da região para quem aprecia.

Aos poucos vai juntando mais gente nas mesas com o fim do passeio se aproximando com a chegada da noite.

Aos poucos vai juntando mais gente nas mesas com o fim do passeio se aproximando com a chegada da noite.

Serra Negra SP 2016 excursao CMSP 07

Hora de voltar para o hotel e jantar

Hora de voltar para o hotel e jantar

Serra Negra

Serra Negra

O 2º dia do passeio foi dedicado a passeio por Monte Sião em Minas Gerais, de 30 a 40 kms de Serra Negra conforme a rota utilizada. Na volta, haveria uma parada em Águas de Lindóia no meio do caminho, para uma visita rápida.  No trajeto, o ônibus passou pela pequena Lindóia, porém sem parada, tanto na ida como na volta.

A caminho para Monte Sião, uma parada na estrada numa loja de queijos e grande variedade de alimentos e petiscos

A caminho de Monte Sião, uma parada na estrada numa loja de queijos e grande variedade de alimentos e petiscos

As senhoras tomando um descanso antes de embarcar no ônibus

As senhoras tomando um descanso antes de embarcar no ônibus

Serra Negra-Aguas Lindoia SP 2016 excursao CMSP 02

A chegada em Monte Sião

A chegada em Monte Sião

Monte Sião, em Minas Gerais e a Igreja Nossa Senhora da Medalha Milagrosa

Monte Sião, em Minas Gerais e o Santuário de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa

Monte Sião, conhecida como a Capital Nacional do Tricô devido a industrialização na área têxtil especialmente da confecção de tricô.

Monte Sião, conhecida como a Capital Nacional do Tricô devido a industrialização na área têxtil especialmente da confecção de tricô.

O comércio de vestuário em Monte Sião possui inúmeras lojas com variada ofeta e produtos.

O comércio de vestuário em Monte Sião possui inúmeras lojas com variada oferta e produtos. Impossível não sair de lá com algumas ou várias sacolas.

Águas de Lindóia, é considerada "Capital Nacional da Água Mineral", pelo motivo de 40% de toda água mineral consumida no país vir de Lindoia. , a água mineral de maior radioatividade em todo o planeta.

Águas de Lindóia, é considerada “Capital Nacional da Água Mineral”, pelo motivo de 40% de toda água mineral consumida no país vir de Lindoia. Possui a água mineral de maior radioatividade em todo o planeta.

O passeio foi curto devido a chuviscos

O passeio foi curto devido a chuviscos

Uma parada numa galeria de lojas com uma delas a promover uma liquidação de bolsas, para alegria das senhoras excursionistas

Uma parada numa galeria de lojas com uma delas a promover uma liquidação de bolsas, para alegria das senhoras excursionistas.

De passagem pela pequena cidade de Lindóia, uma foto da garrafa de água mineral Lindoya em tamanho grande exposta em praça

De passagem pela pequena cidade de Lindóia, uma foto da garrafa de água mineral Lindoya em tamanho grande exposta em praça

O 3º e último dia do passeio, com retorno a São Paulo após o almoço no hotel, apesar do dia chuvoso em Serra Negra, novamente a manhã foi dedicada a passeio pelo comércio da cidade. Muitos aproveitaram para fazer as últimas compras de vestuário, bem como de queijos nas várias lojas que ofereciam grande variedade do produto.

Ao final da boa e tranquila viagem uma constatação: a excursão por essas cidades é uma boa opção de passeio e compras, tanto que a Casa de Macau já a promove pela terceira vez. Serra Negra é uma boa cidade para se estar e se hospedar, e Monte Sião para compras de vestuário com bom preço e qualidade, então, até uma próxima vez …

A chuva não atrapalhou as compras.

A chuva não atrapalhou as compras.

Serra Negra SP 2016 paisagens 035

Vista da cidade de Serra Negra da varanda do hotel Columbus

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 722,675 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Fotoblog do Projecto Memória Macaense

Memórias de S.Paulo 2006 – festa de aniversário da Casa de Macau

Memórias de S.Paulo 2006 – festa de aniversário da Casa de Macau

Passaram-se 11 anos, não parece muito, mas vários conterrâneos e amigos nas fotos que publico da festa do 17º aniversário da Casa de Macau de São Paulo em 2006, promovida em 29 de julho, não estão mais conosco. Ficaram os bons momentos registrados da boa confraternização. Vale um momento de reflexão para sempre procurarmos um […]

Vídeo “O silêncio de um bandolim” à memória de Adalberto Remédios

Vídeo “O silêncio de um bandolim” à memória de Adalberto Remédios

O que o Adalberto Remédios mais gostava era tocar o seu bandolim. Uma paixão desde jovem nos bons tempos antigos de Macau (ex-território português na China). Costumava tocar nas festas e atividades externas da Casa de Macau de São Paulo, formando um trio com o Clemente Badaraco (viola/violão/bandolim) e Manuel Ramos (baixo/percussão), até se mudar com […]

O Dia de Portugal na Macau portuguesa de 1973, em vídeo da RTP

O Dia de Portugal na Macau portuguesa de 1973, em vídeo da RTP

Outro vídeo da saudosa Macau sob administração portuguesa nas comemorações do Dia de Portugal em 1973, na época em que o governador era  o general Nobre de Carvalho . Faz parte dos arquivos da RTP Rádio e Televisão Portuguesa que foram disponibilizados ao público no seu aniversário de 70 anos. “Macau, Campo Desportivo 28 de […]

%d blogueiros gostam disto: