Registro para lembrança da boa excursão com parte do grupo faltando cinco companheiras de viagem na foto.
Serra Negra e Águas de Lindóia no Estado de São Paulo e Monte Sião em Minas Gerais, estâncias hidrominerais, foram as cidades visitadas por grupo de associados da Casa de Macau de São Paulo em excursão de três dias promovida em abril de 2016.
O objetivo não foi de se banhar nas águas minerais que fazem bem à saúde, mas principalmente para compras em Monte Sião conhecida como ‘Capital Nacional de Tricô’, bem como em Serra Negra, a 160 km de São Paulo, cidade onde o grupo se hospedou, pelo seu comércio com enorme variedade de produtos em lã e linha (malharias), vestuário e acessórios em couro, e degustação de cervejas artesanais para os apreciadores do gênero.
(fotografia de/photos by Rogério P. D. Luz – clicar nas fotos para ampliar)
Em Serra Negra, o grupo composto por 27 associados hospedou-se no simpático Hotel Columbus que na sua tarifa oferece meia-pensão, isto é, inclui o jantar. Tendo a Casa de Macau como ponto de partida, o confortável ônibus fez um trajeto um pouco mais longo “por estradas mais confortáveis e com melhores paisagens para os passageiros”, segundo o guia Renato, e chegou ao hotel a tempo para lá almoçarmos.
Os excursionistas até poderiam estar em maior número, porém o passeio foi programado para o dia de semana, de segunda a quarta-feira, mais destinado à terceira idade, embora aberta também a qualquer outro associado, inviabilizou uma maior adesão. A associação patrocinou parte do custo geral da excursão, que tornou o preço final bem acessível.
A refeição no hotel com sopa, três pratos quentes, saladas, acompanhamentos, e sobremesa. O sabor estava muito bom.
Logo após o almoço, o grupo não perdeu tempo e o ônibus levou o pessoal para o centro comercial.
As ruas e lojas até que estavam bastante vazias, afinal era segunda-feira que precedia o feriado prolongado de 4 dias do Dia de Tiradentes, sem falar uma consequência da grave crise econômica que assola o Brasil.
A loja de fábrica do Café Montanha onde muita gente fez compras. O gostoso cheiro de café se espalha pelas redondezas, o que ajuda a localizar a loja numa rua transversal.
Para se refrescar do calor no dia da chegada, um bom sorvete fazia bem, além de tudo, tinha até os “diets” para alegria do Manuel.
Após percorrer pelas lojas, a pausa final no Café Boteco, para um refresco e petiscos, e principalmente pela cerveja artesanal da região para quem aprecia.
Aos poucos vai juntando mais gente nas mesas com o fim do passeio se aproximando com a chegada da noite.
O 2º dia do passeio foi dedicado a passeio por Monte Sião em Minas Gerais, de 30 a 40 kms de Serra Negra conforme a rota utilizada. Na volta, haveria uma parada em Águas de Lindóia no meio do caminho, para uma visita rápida. No trajeto, o ônibus passou pela pequena Lindóia, porém sem parada, tanto na ida como na volta.
A caminho de Monte Sião, uma parada na estrada numa loja de queijos e grande variedade de alimentos e petiscos
Monte Sião, conhecida como a Capital Nacional do Tricô devido a industrialização na área têxtil especialmente da confecção de tricô.
O comércio de vestuário em Monte Sião possui inúmeras lojas com variada oferta e produtos. Impossível não sair de lá com algumas ou várias sacolas.
Águas de Lindóia, é considerada “Capital Nacional da Água Mineral”, pelo motivo de 40% de toda água mineral consumida no país vir de Lindoia. Possui a água mineral de maior radioatividade em todo o planeta.
Uma parada numa galeria de lojas com uma delas a promover uma liquidação de bolsas, para alegria das senhoras excursionistas.
De passagem pela pequena cidade de Lindóia, uma foto da garrafa de água mineral Lindoya em tamanho grande exposta em praça
O 3º e último dia do passeio, com retorno a São Paulo após o almoço no hotel, apesar do dia chuvoso em Serra Negra, novamente a manhã foi dedicada a passeio pelo comércio da cidade. Muitos aproveitaram para fazer as últimas compras de vestuário, bem como de queijos nas várias lojas que ofereciam grande variedade do produto.
Ao final da boa e tranquila viagem uma constatação: a excursão por essas cidades é uma boa opção de passeio e compras, tanto que a Casa de Macau já a promove pela terceira vez. Serra Negra é uma boa cidade para se estar e se hospedar, e Monte Sião para compras de vestuário com bom preço e qualidade, então, até uma próxima vez …
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]
Nesta postagem, divulgamos duas histórias de Macau de autoria do Manuel V. Basílio, publicadas no Jornal Tribuna de Macau-JTM e que foram extraídas dos seus livros: A primeira viagem portuguesa no sul da China O primeiro acordo sino-português Nos artigos abaixo com os textos com ligação direta no JTM , clique em “continue reading” (continue […]
Pingback: Diário de uma viagem de 5 dias por Águas de Lindoia e região, em São Paulo | Cronicas Macaenses