Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Vamos ao Encontro (4) – a boa presença dos jovens

Aproximando-se a viagem para o Encontro 2007, acabo ausentando-me mais do portal PMM cujo logo figurará nas minhas camisas polo (t-shirt) pelas ruas de Macau, mas ainda dá para dar um pulo aqui e contar que um bom número de jovens e aqueles que assim por dizer, podem se enquadrar como nova geração, irão a Macau. Algo inédito na nossa Casa de Macau. Irão participar das reuniões de jovens, que se espera, não deixe de falar a língua portuguesa, pois esse bom número assim o exigirá, pois muitos só falam o português. Ando sempre preocupado com situações em que se acomodam a falar somente o inglês, na presunção que todos o entendem e daí outros ficam a ver navios. Falo por inúmeras situações presenciadas.
Acima está uma foto de dois dos integrantes dessa turma.

Bruno Jorge Oliveira Souza, o 1º da esquerda, com 18 anos, é filho do macaense António Souza. Nasceu no Brasil e a mãe é brasileira. Conta ele que esteve em Macau aos 9 anos de idade. Fez parte da Seleção Brasileira de hóckei em grama que participou dos Jogos Panamericanos neste ano. No domingo passado até que deu uma passada na aula de gastronomia macaense na Casa de Macau, um dos itens que lhe atrai atenção.

António Vaz Cesário Placé, 0 2º, nasceu em Hong Kong e é filho do saudoso Amílcar Placé e Alice Oliveira Placé. Com 41 anos, ainda pode se considerar da “nova geração”. Emigrou com os pais para o Brasil nos seus 5 anos de idade e nunca mais voltou. Já podem imaginar a emoção que vive o Cesário.

Aliás, apenas 3 jovens viajam a convite da Comissão Organizadora do Encontro. Outros 10 viajam com os recursos angariados com muito esforço por um conterrâneo local. Muitos filhos de macaenses conhecerão Macau pela 1a. vez, e também vivem a emoção de conhecer a terra que tanto ouvem falar dos pais e na Casa de Macau. Esse sim é o princípio de continuidade nas Casas de Macau. Continuar com conhecimento de causa e esta é a oportunidade.
* A propósito, contaram-me que andam dizendo por aí em Macau, que todos, mas todos os jovens de até 25 anos da diáspora, estão automaticamente convidados com passagens e hotéis pagos. Até dizem que há famílias a perguntar então porque tal fulano ou outro não vinha, se era tão fácil assim !!! Fico a imaginar de onde saiu este boato ??? Já dá para imaginar para quem sobrará a bronca !!! Obviamente culparão os dirigentes das Casas de Macau. Vamos lá gente, somente um número limitado !!! Aqui em SP foram só 3 e para os do grupo atuante da Nova Geração da Casa. Acho que seria uma boa coisa, se fosse verdade, embora fico a imaginar se seria viável economicamente para os organizadores do Encontro.

Deixe um comentário

Informação

Publicado em 07/11/2007 por em Encontro 2007.

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.976.472 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Em Macau, a volta da festa e procissão em honra a Nossa Senhora dos Remédios

Em Macau, a volta da festa e procissão em honra a Nossa Senhora dos Remédios

ESTE ANO, NA FESTA EM HONRA DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS,A PROCISSÃO VOLTOU A SAIR À RUA Texto e fotografias de Manuel V. Basílio Este ano, realizou-se no dia 8 de Outubro, na igreja de São Lourenço, a festa em honra de Nossa Senhora dos Remédios, que até meados do século passado era a principal […]

Macau 2023: Procissão de Nossa Senhora de Fátima, tradição mantida

Macau 2023: Procissão de Nossa Senhora de Fátima, tradição mantida

Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]

Anúncios publicitários da Macau de 1962

Anúncios publicitários da Macau de 1962

No Anuário de Macau do ano de 1962, nas páginas finais, vários anúncios publicitários encontravam-se publicados, os quais, reproduzimos abaixo para matar as saudades de quem viveu aquela época de ouro, ou então, para curiosidade daqueles que possam se interessar em conhecer, um pouco mais, aquela Macau de vida simples, sem modernidade, mas, mais humana.