Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Vamos ao Encontro (5) – O Coral pronto para Macau


abaixo, o maestro Vainer

O Coral está a ensaiar exaustivamente todos os domingos na Casa de Macau, preparando-se para as suas apresentações no Encontro 2007. Talvez não saibam, o Coral não foi convidado pelos Organizadores do Encontro. Viajam com os recursos obtidos pelo esforçado Alex Airosa (Alou), seu grande patrocinador e incentivador e como poderia se dizer, seu empresário e patrono do CD divulgado mundialmente à nossa Comunidade.

A formação original é de 16 componentes, porém 3 deles não irão a Macau. No entanto, isso não prejudicou o Coral. Seu talentoso maestro, Vainer Dias Gomes, logo remanejou as vozes e pronto !!! Estão aptos para as suas apresentações. Particularmente não senti assim tanta diferença. Assisti aos ensaios e achei-os ótimos.

No repertório percebo muitas músicas em patuá, já no clima de dar uma mão para que este nosso dialecto consiga ser classificada de Património Mundial Intangível ou Imaterial. As versões de várias músicas conhecidas, uma delas, do “when the saints go marching in”, foram todas adaptadas para o patuá pelo outro talentoso músico que estará em Macau, o nosso Armando Santos. E olha que, estão mais que perfeitas. Parabéns ao Armando !!!

E acreditem, a estréia do Coral em Macau, já tem um dos lugares nobres para se apresentarem … nada mais que o Venetian, numa churrascaria brasileira !!! Olha que moral para o pessoal … gostei demais da notícia !!! E também deverá ter espaço para o maestro Vainer fazer a sua apresentação pessoal, tal como falei noutra postagem. Quem sabe, o Venetian vai acabar contratando-o para uma temporada em Macau ???!!! Seria mais que merecido. Os convidados para aquela festa poderão confirmar o que estou a escrever.

Cá sinto que esta formação do Coral com as suas apresentações em Macau, vai acabar colhendo alguns frutos … vamos ver … vamos ver !!!

Para dizer a verdade, nunca vi na Casa de Macau de São Paulo um grupo tão consistente, resistindo a vários anos de existência, uns 4 ou 5 ??? E com tanta displicina pela frequência de ensaios !!! Pena que no auge da sua existência, que seria a apresentação na sua terra natal, 3 dos componentes deixarão de ir . Oportunidade única, não pela viagem em si, mas pelo momento, diante de centenas de conterrâneos que os aguardam com certa expectativa. Até que me pediram para participar, como já fui um dos integrantes uns tempos atrás, mas os meus compromissos com o portal PMM e a fotografia me impediam uma displicina para os ensaios e apresentações.

Fica aqui os meus votos de excelentes apresentações do nosso Coral, e que os conterrâneos e amigos saibam apreciá-los bem, lembrando sempre que não são profissionais, apenas amadores amantes da música e muito esforçados, o que os glorifica ainda mais.

As fotos mostram 2 momentos do ensaio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 08/11/2007 por em Encontro 2007.

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.560.171 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Macau 2023: Procissão de Nossa Senhora de Fátima, tradição mantida

Macau 2023: Procissão de Nossa Senhora de Fátima, tradição mantida

Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]

Macau de 1962: saiba quem ocupava cargos no Governo da Província e em Repartições Públicas

Macau de 1962: saiba quem ocupava cargos no  Governo da Província e em Repartições Públicas

Páginas digitalizadas do Anuário de Macau, Ano de 1962, o que aparentemente foi o último da série, ficamos aqui a conhecer quem eram as pessoas que ocuparam cargos no – Governo da Província e Repartições Públicas. Mesmo passados mais de 60 anos, agora que estamos na década com início em 2020, muitos nomes ainda estão […]

Dia de Macau – 24 de Junho de 2022 celebra 400 anos da maior derrota dos holandeses no Oriente, e Manuel V. Basílio nos conta como foi

Dia de Macau – 24 de Junho de 2022 celebra 400 anos da maior derrota dos holandeses no Oriente, e Manuel V. Basílio nos conta como foi

Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]

%d blogueiros gostam disto: