Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Macaenses residentes e os bilhetes, um problema !!!

Sei das dificuldades para se organizar um Encontro e a preocupação com a super lotação ou o alto custo de uma festa, mas tenho que pedir encarecidamente, olhai com carinho para os nossos macaenses residentes na RAEM, que querem participar das festas e têm crónicas dificuldades para adquirir um bilhete ou ingresso. Se escrevo é por que acabo sabendo das reclamações, que não são de hoje, nem de ontem, mas desde o 1º Encontro.
É que dói ouvir que amigos/parentes dos romeiros da diáspora querem conviver nas festas, mas acabam por ficar do lado de fora, mesmo sabendo que também tem aquela pergunta, “como caber tanta gente num lugar só?”. Também dói ouvir que num Encontro, tantos que aconteceram, os residentes parece que são relegados a um outro plano e a diáspora com a preferência, tal como dizem.
Sei que não é fácil. Como conciliar tantos interesses com a logística?
Acabo escrevendo sobre reclamações ouvidas e a fazer reflexões, qual a solução? Mas que os macaenses residentes seriam a alma viva dos Encontros, isto sim, pois sem eles que permaneceram em Macau, diante das incertezas (graças a Deus que não vingaram) antes da transição, não haveria motivo para se organizar esses Encontros. Sem macaenses residentes na RAEM, analisando como um todo, quem estaria lá para organizar e promover os Encontros?
Até acho que os macaenses da diáspora deveriam prestar uma homenagem aos residentes. Aqui presto eu essa homenagem com esta simples “crónica”.

Deixe um comentário

Informação

Publicado em 13/11/2007 por em Encontro 2007, Encontros das Comunidades.

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.997.146 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Em Macau, a volta da festa e procissão em honra a Nossa Senhora dos Remédios

Em Macau, a volta da festa e procissão em honra a Nossa Senhora dos Remédios

ESTE ANO, NA FESTA EM HONRA DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS,A PROCISSÃO VOLTOU A SAIR À RUA Texto e fotografias de Manuel V. Basílio Este ano, realizou-se no dia 8 de Outubro, na igreja de São Lourenço, a festa em honra de Nossa Senhora dos Remédios, que até meados do século passado era a principal […]

Macau 2023: Procissão de Nossa Senhora de Fátima, tradição mantida

Macau 2023: Procissão de Nossa Senhora de Fátima, tradição mantida

Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]

Anúncios publicitários da Macau de 1962

Anúncios publicitários da Macau de 1962

No Anuário de Macau do ano de 1962, nas páginas finais, vários anúncios publicitários encontravam-se publicados, os quais, reproduzimos abaixo para matar as saudades de quem viveu aquela época de ouro, ou então, para curiosidade daqueles que possam se interessar em conhecer, um pouco mais, aquela Macau de vida simples, sem modernidade, mas, mais humana.