Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Macau no Museu da Língua Portuguesa

(clicar nas fotos para aumentar)

Com muito orgulho, São Paulo, Brasil, possui um Museu da Língua Portuguesa. Mesmo não sendo a mãe da língua, o seu filho soube bem valorizá-la e criou-lhe um museu.

 

É pá, então não digas que aqui se fala o brasileiro, mas sim o português !!!

 

Eu e a minha esposa Mia, anfitriões dos meninos de 22 anos do Studio Nilau, o Miguel Cheong e a Flora Fong, ambos do Studio Nilau que já encerraram no Brasil (São Paulo e Rio) os trabalhos deles, os levamos para visitar o Museu no seu último de estadia.

 

Qual a nossa surpresa, que gerou até uma exclamação de todos, ao pesquisar o video de “o Português no Mundo”, lá estava um depoimento filmado da Mariazinha Lopes Carvalho a falar das procissões de Macau.

 

Mariazinha para quem não conhece, é uma macaense autêntica, a mãe do patuá e uma grande escritora e produtora de peças de patuá em São Paulo. Achei plenamente justo ter sido ela a escolhida para representar a comunidade macaense local. Uma grande recompensa para quem sabe valorizar a cultura acima de qualquer coisa.

 

O Miguel e a Flora também foram os autores da exclamação em voz alta, pois logo reconheceram a Mariazinha, como sendo ela uma das 25 pessoas entrevistadas, num árduo trabalho diário em locais diferentes, mas que deram uma enorme satisfação a mim e a minha esposa Mia, em nome do portal Projecto Memória Macaense, pela oportunidade de poder contribuir efetivamente para o sucesso do trabalho deles em terras paulistanas brasileiras, agradecendo ao Frederico Martins pela sua parcela de apoio a nós e a eles, o que contribuiu para alcançar em 100% o planeado pelos esforçados estudantes.
Oportunamente, irei fazer um ensaio fotográfico completo para que os amigos leitores de outras paragens possam conhecer este museu, que é um orgulho para os amantes da nossa língua portuguesa.

Um bilhete de identidade de 1951 está lá exposto. Veja de quem é!

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.172.356 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Encontro das Comunidades Macaenses Macau 2019 – Recepção de Boas Vindas

Encontro das Comunidades Macaenses Macau 2019 – Recepção de Boas Vindas

A primeira atividade oficial do Encontro das Comunidades Macaenses Macau 2019 ocorreu no dia 23 de Novembro de 2019, num sábado, nas dependências do Jardim Infância D. José da Costa Nunes, como já vem acontecendo nos Encontros anteriores. No último Encontro que participei em 2010, o evento foi mais descontraído com apresentação de músicos tanto […]

Rodolfo Ávila no Museu do Grande Prémio de Macau em 2007

Rodolfo Ávila no Museu do Grande Prémio de Macau em 2007

Em 2007, visitei o Museu do Grande Prémio de Macau e lá fiz várias fotos. Nesta postagem, o assunto é o piloto Rodolfo Ávila. Venha conhecê-lo melhor. Publicação e fotografias de/photos by Rogério P D Luz Texto extraído da enciclopédia livre – Wikipédia Rodolfo Freitas Silvério de Abreu Ávila nasceu em Lisboa no dia 19 […]

A estátua Ferreira do Amaral no aniversário da Tomada de Passaleão em 1951

A estátua Ferreira do Amaral no aniversário da Tomada de Passaleão em 1951

A foto da estátua Ferreira do Amaral, em Macau, foi objeto de indagação feita ao autor deste blog por MJ Raydor no Facebook, que queria saber da sua história. Por desconhecê-la, coube ao Carlos Dias dar a resposta abaixo com publicação de uma imagem: “Tratava-se da Comissão Organizadora das comemorações de 102º. aniversário da Tomada […]

%d blogueiros gostam disto: