Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Assisti A Trança Feiticeira … chorei !!!

Finalmente, graças a Deus e ao Miguel Cheong Kin Man, assisti o filme tão sonhado – A Trança Feiticeira.
Confesso que ainda não li o livro. Gente … chorei … é lindo … lindo … lindo !!! Poderia ser um simples filme do romance entre 2 pessoas de raças diferentes, como tantos por aí.

Mas, para um macaense …. mestiço … este filme é a nossa história, a história de formação da gente macaense, um povo que se formou nos 420 anos de presença portuguesa no Oriente, neste caso, em Macau precisamente. Esta gente que se formou com a mistura de raças. O filme mostra bem esta linda mistura portuguesa e chinesa, entre tantas dificuldades e preconceitos da época.

Esta é a história dos nossos avós, nossos pais, nossos antepassados, e porque não, ainda a história de muitos macaenses em Macau e pelo mundo afora. Nós, macaenses, somos principalmente, um povo mestiço!!! Com muito orgulho, sim senhor!!!
A história, que me desculpem, é mais profunda, inspira sentimentos, pois foi escrita com conhecimento de causa. Dr. Henrique de Senna Fernandes é um macaense. Soube bem trazer para um livro, este sentimento embutido no seu coração. Uma história escrita com conhecimento de causa. Às vezes vemos excelentes produções por aí, mas falta-lhe o “conhecimento de causa”. É preciso sentir pela vivência e pelo seu histórico de origens.
Pelo filme, revivi os meus antepassados, as minhas origens, a minha mestiçagem lembrando a minha avó chinesa e meu avô português (de Portugal) do lado da minha mãe, e outras misturas desconhecidas pelo lado do meu pai, de tempos longínquos que o livro Famílias Macaenses de Jorge Forjaz não conseguiu localizar.
Graças a Deus que tenho o portal Projecto Memória Macaense, que pode “cantar” esta minha origem e o povo a que pentenço !!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 01/02/2010 por em Livros, MACAENSES e marcado , , , .

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.562.693 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Macau 2023: Procissão de Nossa Senhora de Fátima, tradição mantida

Macau 2023: Procissão de Nossa Senhora de Fátima, tradição mantida

Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]

Anúncios publicitários da Macau de 1962

Anúncios publicitários da Macau de 1962

No Anuário de Macau do ano de 1962, nas páginas finais, vários anúncios publicitários encontravam-se publicados, os quais, reproduzimos abaixo para matar as saudades de quem viveu aquela época de ouro, ou então, para curiosidade daqueles que possam se interessar em conhecer, um pouco mais, aquela Macau de vida simples, sem modernidade, mas, mais humana.

Macau de 1962: saiba quem ocupava cargos no Governo da Província e em Repartições Públicas

Macau de 1962: saiba quem ocupava cargos no  Governo da Província e em Repartições Públicas

Páginas digitalizadas do Anuário de Macau, Ano de 1962, o que aparentemente foi o último da série, ficamos aqui a conhecer quem eram as pessoas que ocuparam cargos no – Governo da Província e Repartições Públicas. Mesmo passados mais de 60 anos, agora que estamos na década com início em 2020, muitos nomes ainda estão […]

%d blogueiros gostam disto: