PCB? Partido Comunista Brasileiro? Em Portugal, num site macaense? Calma, calma, nada disso !!! É o Partido dos Comes e Bebes!!! Bem diferente, né? O seu site com endereço electrónico de nome Gente de Macau, porém na divulgação denominado de Partido dos Comes e Bebes, comemorou neste ano, 3 anos de vida, em 10 de Julho. Foi fundado principalmente como “ponto de encontro e comunicação, será onde anunciaremos as festas, os encontros …”, conforme consta da apresentação do site. Mas além disso, também fala da terra desta Gente de Macau, com residência em Portugal.
O PCB em si foi fundado em 2002 tendo como princípio, “a idéia de não perder este «capital»(os conterrâneos residentes em Portugal) de convívio para matarmos saudades da nossa comida, da nossa língua (português e cantonense) e do espaço (Macau) que a todos nos uniu e une“. Democraticamente, numa reunião de 28 pessoas, votaram pela fundação do clube denominado de PCB naquele ano. De lá para cá, como dizem “as festas têm sido um sucesso”, sendo amplamente noticiadas no site.
A rigor, pelo número de pessoas envolvidas na sua organização, aliás uma bela organização com vários “departamentos” e tarefas bem distribuídas, até que poderiam tentar pleitear um espaço como clube macaense, tal como existem noutros países. Mas ao que me parece, este não é objetivo do PCB. Basicamente, a diversão é o objetivo. Aliás, uma diversão saborosa e porque não dizer, saudável, que já dura 8 anos, e a programar festas gastronomicas que matam saudades de Macau. E nada melhor que, esta reunião de gente de Macau, no sentido literal da palavra, acontece em Portugal. Esta nossa pátria que provavelmente reúne o maior número de oriundos de Macau, bem como de gente, que de um modo, tem ligação com a terra, mesmo não nascidos lá. Às vezes fico a pensar, quisera o meu site Projecto Memória Macaense poder se classificar como “um site macaense com residência em Portugal”, tal como o PCB, que bem o pode. Até julgo que em Portugal o PMM poderia desenvolver um melhor trabalho, pois a Macau portuguesa está lá.
Aqui de São Paulo, posso afirmar com toda segurança, quisera tivessemos aqui uma tal agremiação, democrática, organizada e reunindo tanta gente por tanto tempo, como esses 8 anos, e com objetivos tão saudáveis. E quisera também que a nossa diminuta comunidade macaense tivesse tanta gente, como a de Portugal. Pois se residisse por lá, por sinal um grande desejo, porém irrealizável neste estágio da vida, certamente eu faria parte do PCB. No entanto, bom ressaltar que amo este País tropical de alegria, simpatia e acolhedora, que é o Brasil.
Penso que o PCB e o PMM têm os mesmos objetivos e orientação nos seus trabalhos. Divulgamos Macau e a sua gente, puramente por convicção e a lealdade à terra natal dos seus fundadores. Não temos objetivos financeiros nem lucrativos. Existimos pela nossa terra, nossos costumes, cultura, gente e senso de preservação.
Assim, os meus votos de longa vida ao PCB e o seu site. E quem ainda não o conhece, visite – http://www.gentedemacau.com
Abaixo a foto da festa de aniversário do site:
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]
Nesta postagem, divulgamos duas histórias de Macau de autoria do Manuel V. Basílio, publicadas no Jornal Tribuna de Macau-JTM e que foram extraídas dos seus livros: A primeira viagem portuguesa no sul da China O primeiro acordo sino-português Nos artigos abaixo com os textos com ligação direta no JTM , clique em “continue reading” (continue […]
Comentários