Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Dia de emoções revividas – Encontro 2010

Sessão Inaugural do Encontro no Venetian – 28/11/2010

O último Governador português de Macau, Vasco da Rocha Vieira, a discursar no palco, num ambiente em que se encontravam o actual Chefe do Executivo, Chui San On, e o anterior, Edmund Ho, além de autoridades da RPC, fez-me por momentos recordar o dia de transição em Macau. Depois, toda a boa vontade e amabibilidade manifestada pelo Chefe do Executivo, no seu discurso, foi demais! Emocionei-me, mas tive que manter-me firme, pois estava a filmar todas estas cenas que tanto me fizeram voltar ao ano de 1999. Não estive em Macau na ocasião, mas assisti a tudo pela tv. Para mim, foi um momento histórico e graças a Deus eu vim ao Encontro.

Logo de manhã, no Teatro Dom Pedro lotado, Jorge Rangel pelo IIM comandou as cerimónias de lançamentos de livros e a entrega do Prémio Identidade à Santa Casa de Misericórdia e à UMA. No início foi passado um belo video-foto-gravura clip, comentado em patuá, seguido de apresentação sobre George Smirnoff e Cecília Yvanovich.

As novas publicações foram dos livros Falar de Nós V e VI de Jorge Rangel, Meio Século em Macau, de J.J.Monteiro, por Américo Monteiro, Things I Remember de Jim Silva, Portuguese Community in HK de Antonio Jorge Silva, e o Cinema em Macau, de Henrique de Senna Fernandes, por seu filho Miguel. Também foi apresentado o livro Danilo no Teatro de Vida por Pedro Barreiros.

Após o seu encerramento foi servido um almoço com grande variedade de comida macaense, que certamente agradou a todos.

A sessão inaugural do Encontro no Venetian estava marcada para as 18 horas, mas antes das 5 da tarde, já o saguão do Hotel Sintra onde estava hospedado já se encontrava lotado de gente à espera de transporte. Todos estavam prevenidos para não se atrasarem para a festa.

Percorrer os corredores do Venetian para chegar ao “ballroom” foi um desafio aos ouvidos, de tanta gente que tinha por lá. Incrível! Mas como Macau tem tanta gente!

Os alto-falantes anunciavam o início do evento com a chegada do Chefe do Executivo, Chui Sai On, acompanhado de Edmund Ho, o seu antecessor. Sorridentes e aplaudidos seguiram para os seus lugares na extensa mesa no meio do salão. Discursaram em seguida, José Manuel Rodrigues, Rocha Vieira e o Chefe do Executivo. Após, cortaram a fita inaugural e brindaram.

Enquanto o tradicional porco assado à moda chinesa (siu chii) era entregue às mesas num desfile, sentia a falta daquele espectáculo que tanto esperava ver. Lembro que noutro lugar, não me recordo, era anunciada com música e à frente ia um porta-bandeira.

Como atrações, apresentaram-se o coral Vozes de Macau, de São Paulo, com um repertório variado, a Ysabelle Capitulé que, embora numa apresentação rápida da sua dança hip hop, despertou muita atenção e exclamações pela sua habilidade, sem falar, muito aplaudida. A Elsa Denton também fez-se presente com a sua bela e marcante voz. Ainda teve uma exibição de um mestre em cortes de carnes que consta do Guiness book, além de um conjunto musical que fez muita gente dançar.

Lá pelas 22 horas anunciou-se que já os autocarros/bus já estavam disponíveis para o retorno aos hotéis. Foi então uma correria, que fez muita gente abandonar a sobremesa/frutas nos seus pratos.

Enfim, foi uma bela festa, como sempre o é, mas desta vez, em 2010, recheada de emoção, pelo menos para mim.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 28/11/2010 por em Encontro-Macau-2010 e marcado .

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.425.825 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Dia de Macau – 24 de Junho de 2022 celebra 400 anos da maior derrota dos holandeses no Oriente, e Manuel V. Basílio nos conta como foi

Dia de Macau – 24 de Junho de 2022 celebra 400 anos da maior derrota dos holandeses no Oriente, e Manuel V. Basílio nos conta como foi

Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]

Macau: Bons tempos do Teatro Dom Pedro V recordados por Jorge Eduardo (Giga) Robarts

Macau: Bons tempos do Teatro Dom Pedro V recordados por Jorge Eduardo (Giga) Robarts

1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]

Duas histórias de Macau por Manuel V. Basílio: ‘A 1ª viagem portuguesa no sul da China’ e ‘O 1º acordo sino-português’

Duas histórias de Macau por Manuel V. Basílio: ‘A 1ª viagem portuguesa no sul da China’ e ‘O 1º acordo sino-português’

Nesta postagem, divulgamos duas histórias de Macau de autoria do Manuel V. Basílio, publicadas no Jornal Tribuna de Macau-JTM e que foram extraídas dos seus livros: A primeira viagem portuguesa no sul da China O primeiro acordo sino-português Nos artigos abaixo com os textos com ligação direta no JTM , clique em “continue reading” (continue […]

%d blogueiros gostam disto: