Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Persiste o impasse na CMSP

Até cheguei meio tarde na Casa de Macau de São Paulo, lá pelas 15:30 hrs.  Vi a rua quase vazia, poucos carros!!! O Régis (funcionário que fica de guarda do lado externo) logo me disse que a maioria já tinha ido embora e não sabia nada sobre candidaturas para as eleições.  Imaginei, será que alguém se candidatou e todos sairam felizes, ou, novamente nenhuma candidatura?  Apressei o passo e fui logo perguntando a um grupo de associados  (que deixo de dar nomes) que se sentava numa mesa redonda.  “Algum candidato”? Pelo que me responderam, “nada, nenhum candidato”.  Nem para os Conselhos? “Nada”.

Tive que novamente constatar, não adiantava mais estender o prazo estendido, que não aparecerá nenhuma candidatura “nem à força”.  Aí me disseram que, possivelmente o caso será levado para a Assembléia já convocada para 27/Fevereiro, mas com a finalidade de votação dos candidatos inscritos.  Informações extra-oficiais e não confirmadas.  Cautela, temos que esperar por um comunicado oficial da Casa! Não especule e nem imagine coisas adversas! Cautela e prudência.  A situação, a rigor, é delicada.  Exige-se bom senso!

Realmente é uma situação inédita na CMSP, e se calhar, até em todas as Casas.  Não sei de notícias que falem de tal situação.  Vi também que as candidaturas a Conselhos estão sempre atreladas a candidatura para a Presidência e Diretoria Executiva.  Não adianta a qualquer um candidatar-se a Conselheiro Consultivo, exemplificando, se não houver a candidatura para o cargo principal.

Churrasco para reviver as raízes lusitanas – Enquanto a CMSP vive tal delicada situação, que alguém me comentou por e-mail lamentando a “falta de interesse pela continuidade”, e que infelizmente não posso deixar de comentar, pois é a função de um meio de comunicação, a comunidade macaense paulista se prepara para promover um convívio lusitano.

Na 3a. feira, dia 15, Mário Brandão, da direção da Fundação Oriente, em viagem de férias pelo Brasil,a convite particular do associado Gilberto Silva, aceitou participar de um churrasco que, segundo o promotor do convívio, reunirá pouco mais de 50 pessoas.  Isso acontecerá na Casa de Macau de São Paulo, mas importante ressaltar que não é uma iniciativa da associação, e nem Mário Brandão fará a visita “oficialmente.  O momento será bom para uma troca generalizada de idéias da atual situação da Casa e vou lá ver se tem algo interessante para anotar.

O convívio com o “dono da Casa”, mesmo que seja visita extra-oficial, meramente particular, é interessante depois de longa ausência da comunidade no convívio com o seu lado português.  Para quem não sabe, a Fundação Oriente é proprietária do imóvel onde está instalada a Casa de Macau de São Paulo.  Tecnicamente há um contrato de locação entre as partes, porém sem nenhum custo para a associação macaense, ou seja, na prática, não se paga nenhum aluguel/aluguer.

Volto para trazer umas imagens e o que se ouviu de todas as partes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 13/02/2011 por em Casa Macau S.Paulo.

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.209.207 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

“Macau linda” música adaptada por J. J. Monteiro, foi interpretada por Rubye de Senna Fernandes

“Macau linda” música adaptada por J. J. Monteiro, foi interpretada por Rubye de Senna Fernandes

No livro “Meio Século em Macau” de J. J. Monteiro (José Joaquim Monteiro) composto por dois volumes, nas últimas páginas do Volume II estão as letras da canção “Macau (linda)”, que infelizmente não temos a gravação e nem se sabe se houve, talvez nos arquivos pessoais de algum macaense ou familiares. Trata-se de uma música […]

Brasão de Armas de Macau

Brasão de Armas de Macau

Os Brasões de Macau portuguesa são todos inspirados nos estilos heráldicos tradicionais da Europa. O primeiro brasão de armas de Macau foi usado até ao final do século XIX. É apenas constituído pelas armas de Portugal cercado pela inscrição Cidade do Nome de Deus, Não Há Outra Mais Leal. O segundo brasão de armas foi […]

Jantar de Boas-Vindas e Sessão de Abertura e do Encontro das Comunidades Macaenses–Macau 2019

Jantar de Boas-Vindas e Sessão de Abertura e do Encontro das Comunidades Macaenses–Macau 2019

A Sessão Solene de Abertura e Jantar de Boas Vindas do Encontro das Comunidades Macaenses – Macau 2019, oferecida pelo Governo da RAEM, foi realizada em 24 de Novembro de 2019 no Hotel Sheraton Grand Macao, Cotai Central, na Ilha da Taipa de Macau O Chefe do Executivo, Fernando Chui Sai On, cujo mandato se […]

%d blogueiros gostam disto: