Rui Luz Francisco (Macau) enviou esta foto, à esquerda de uniforme claro-branco, a lembrar os seus tempos de tropa de 1964 a 1966. Era furriel miliciano no quartel de Mong Há. A foto mostra a participação do Exército numa procissão de velas em véspera de 13 de Maio (N.S.Fátima). Acrescenta que o meu cunhado, Manuel Figueiredo Ramos (Portugal) que também era furriel, servia no mesmo quartel. Manuel fazia parte de um agrupamento dos Caçadores Especiais enviado para Macau pelo Exército de Portugal.
Lembro nos meus tempos de juventude em Macau que fascinava o nome de Caçadores Especiais. Soava como uma espécie de tropa de elite. Puxando ainda mais a minha memória, lembro que naqueles tempos havia uma certa reserva de famílias macaenses quanto a relacionamentos das filhas com os soldados ou oficiais metropolitanos. Isto é sabido! O Manuel após uma certa resistência do meu pai, acabou casando-se com a minha irmã Yolanda.
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]
Nesta postagem, divulgamos duas histórias de Macau de autoria do Manuel V. Basílio, publicadas no Jornal Tribuna de Macau-JTM e que foram extraídas dos seus livros: A primeira viagem portuguesa no sul da China O primeiro acordo sino-português Nos artigos abaixo com os textos com ligação direta no JTM , clique em “continue reading” (continue […]
Pois é o nosso amigo Rogério da Luz é cunhado há muitos anos de Manuel Ramos, actualmente no Brasil que foi colega de Rui Francisco também furriel miliciano num quartel de caçadores(MONG-HÁ) onde prestavam serviço em MACAu.Meus melhores cumprimentos e um grande abraço ao amigo Manuel Ramos.