Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Rui Francisco lembra os tempos da tropa

Rui Luz Francisco (Macau)  enviou esta foto, à esquerda de uniforme claro-branco, a lembrar os seus tempos de tropa de 1964 a 1966.  Era furriel miliciano no quartel de Mong Há.  A foto mostra a participação do Exército numa procissão de velas em véspera de 13 de Maio (N.S.Fátima).  Acrescenta que o meu cunhado, Manuel Figueiredo Ramos (Portugal) que também era furriel, servia no mesmo quartel.  Manuel fazia parte de um agrupamento dos Caçadores Especiais enviado para Macau pelo  Exército de Portugal.

Lembro nos meus tempos de juventude em Macau que fascinava o nome de Caçadores Especiais. Soava como uma espécie de tropa de elite. Puxando ainda mais a minha memória, lembro que naqueles tempos havia uma certa reserva de famílias macaenses quanto a relacionamentos das filhas com os soldados ou oficiais metropolitanos. Isto é sabido! O Manuel após uma certa resistência do meu pai, acabou casando-se com a minha irmã Yolanda.

Um comentário em “Rui Francisco lembra os tempos da tropa

  1. rui francisco
    06/08/2012

    Pois é o nosso amigo Rogério da Luz é cunhado há muitos anos de Manuel Ramos, actualmente no Brasil que foi colega de Rui Francisco também furriel miliciano num quartel de caçadores(MONG-HÁ) onde prestavam serviço em MACAu.Meus melhores cumprimentos e um grande abraço ao amigo Manuel Ramos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 06/04/2011 por em Gente, MACAENSES, Memória Macaense.

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.128.176 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

A estátua Ferreira do Amaral no aniversário da Tomada de Passaleão em 1951

A estátua Ferreira do Amaral no aniversário da Tomada de Passaleão em 1951

A foto da estátua Ferreira do Amaral, em Macau, foi objeto de indagação feita ao autor deste blog por MJ Raydor no Facebook, que queria saber da sua história. Por desconhecê-la, coube ao Carlos Dias dar a resposta abaixo com publicação de uma imagem: “Tratava-se da Comissão Organizadora das comemorações de 102º. aniversário da Tomada […]

Em Macau, celebração diferente do 13 de Maio Dia de Nossa Senhora de Fátima em 2020 devido à pandemia

Em Macau, celebração diferente do 13 de Maio Dia de Nossa Senhora de Fátima em 2020 devido à pandemia

Por medidas de precaução em função da pandemia do novo coronavírus Covid-19, a celebração do Dia de Nossa Senhora de Fátima, no dia 13 de Maio, foi diferente no mundo todo. Até que em Macau a celebração contou com a participação limitada de fiéis na missa realizada na Igreja de São Domingos, mais que no Santuário […]

Por detrás da foto oficial do Encontro das Comunidades Macaenses Macau 2019

Por detrás da foto oficial do Encontro das Comunidades Macaenses Macau 2019

A sessão fotográfica nas Ruínas de São Paulo é tradição já há vários Encontros das Comunidades Macaenses, e não foi exceção na edição Macau 2019. Aconteceu no dia 26 de Novembro, uma terça-feira, por volta das 16 horas. Ao que parece, uma tradição chinesa em Macau, a foto oficial reuniu os participantes do Encontro de […]

%d blogueiros gostam disto: