Foto recebida do Rui Francisco é do pessoal que trabalhava na Repartição da Fazenda em Macau, nos anos 70. O Rui dá os nomes das pessoas:
JOSÉ CONCEIÇÃO(FALECIDO), HUMBERTO CONCEIÇÃO(FALECIDO), BERNARDO JORGE, JOSÉ AVELINO SILVA, CARLOS MANHÃO, ROBERTO SILVA, IVO MARQUES, ALBERTO ROSA NUNES, OLÍMPIO SILVA(FALECIDO), SALES QUADROS (FALECIDO), ÁLVARO SILVA (FALECIDO), ALBERTO ROSÁRIO(CHIVIT)(FALECIDO), MANUEL VIEIRA(FALECIDO), ZECA TAVARES(FALECIDO) ARTUR AMARAL(FALECIDO),EULÁLIA MARQUES, IVO MARQUES, MÁRIO LEMOS, RUFINO RAMOS, ANTÓNIO AUGUSTO CARION, MEINARDO PEDRUCO(FALECIDO), FRANCISCO GARCIA(FALECIDO) ARNALDO SANCHES OZÓRIO(FALECIDO), MARIA DO AMARAL(FALECIDO), HENRIQUE PEDRUCO, ÁLVARO AMORIM(FALECIDO), CLEMENTE JESUS,PEDRO COLOANE,JOÃOZINHO NORONHA,AMANTE(DICA)LEONARDO AMARANTE,LUÍS LEI, FRANCISCO HÓ,CAMPOS PEREIRA, ALBINO SANTOS,RUI FRANCISCO,PEDRO SOUSA,ANTÓNIO GUERREIRO, ANTÓNIO LOPES SILVA,ACÁCIO XAVIER(FALECIDO),JOAQUIM MONTEIRO, BERNARDO JORGE, FRANCISCO ROSÁRIO,VASCO ALMEIDA, ADELINO DA SILVA, MANUEL GOMES,JOAQUIM FERREIRA MARTINS(FALECIDO), FERREIRA DUARTE (FALECIDO) TERESA CHÓI, ROSA IEONG.
Uma constatação – vários já estão falecidos – uma realidade macaense. “Aos poucos vamos acabando” é uma frase que se vê nos e-mails tristes de falecimento de conterrâneos. É isso, a geração antiga dos tempos da administração portuguesa de Macau aos poucos “partem para o melhor“. A autêntica cultura macaense morre aos poucos, embora há movimentos para a sua preservação, mas já moldada nos tempos modernos e na diáspora, adaptada aos costumes dos países de acolhimento. Assim, vamos aproveitando o máximo enquanto respiramos. Eu, com o site PMM e este blog, vou fazendo o que posso, dando o meu singelo contributo …
Outra constatação que faço. Andava a observar as fotos antigas da nossa gente, e constatei que a maioria é de … homens !!! Ou seja, do sexo masculino. Às vezes numa página ou outra do PMM tinha que manipular para não ser tão … masculino. Até tem fotos de “homens travestidos de mulher” !!! E de mulher travestido de homem ??? Não existe, não faz parte do teatro tradicional de patuá, salvo uma excepção ou outra que não tenho registo.
Vivemos o momento histórico da transição em 1999, e porque não dizer que também vivemos os tempos em que o Macaense vê a “partida” dos seus conterrâneos e a sua raça aos poucos vai mudando de configuração …
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]
Nesta postagem, divulgamos duas histórias de Macau de autoria do Manuel V. Basílio, publicadas no Jornal Tribuna de Macau-JTM e que foram extraídas dos seus livros: A primeira viagem portuguesa no sul da China O primeiro acordo sino-português Nos artigos abaixo com os textos com ligação direta no JTM , clique em “continue reading” (continue […]
Apenas para rectificar o nome em que está Joaquim Monteiro devia ser AMÉRICO MONTEIRO.Trata-se apenas duma saudosa foto em que nos anos 70 trabalhavam na FAZENDA DE MACAU funcionários competentes e zelosos e que nem todos estavam na foto na devida altura por variados motivos como assim não estiveram na foto os nomes de:- MÁRIO GOMES(ACTUALMENTE EM PORTUGAL)AUGUSTO JORGE(FALECIDO), HORÁCIO CONCEIÇÃO(FALECIDO),NUMA MARQUES (PAI-FALECIDO), NUMA MARQUES JR.(FALECIDO), FERNANDO BASTOS, FRANCISCO LEONG, JOSÉ CAMPOS PEREIRA(FALECIDO) JOSÉ SANTOS, JOSÉ DA COSTA, HORÁCIO CONCEIÇÃO(FALECIDO),ÁLVARO SILVA(FALECIDO), HUMBERTO SILVA, HENRIQUE BRAGA(FALECIDO), MANUEL COSTA, ALBINO SANTOS, JOSÉ KOU,DOMINGOS HY(FALECIDO) FRANCISCO CARLOS(FALECIDO) E MAIS ALGUNS NÃO IDENTIFICADOS.