Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

o Home Page (site) da Bel Sousa

Na 2a. feira passada, fui revirar a caixa que guardava os antigos e saudosos disquetes nos quais tanta coisa salvei.  Encontrei arquivos tais como as 2 postagens anteriores, das bandeiras e da geografia e população de Macau em 1999, bem como das próximas que irei publicar neste blog e no site do Projecto Memória Macaense.  Dentre os achados estava o link para o site que conto a seguir.

Quando eu começei a me familiarizar com a informática e a internet lá no fim da década de 90, já lá estava o home page (site) da Isabel Sousa que assim se chamava “Bel Home Page” ou “My Macau Page”. Estava hospedado no provedor Fortune City.

Era um site com aquele toque feminino na aparência, tal como era a sua autora. Misturava o inglês (preferencialmente) e o português, com um bocado de frases em patuá e constava que fora criado em 1998.  Na época, parecia que era uma das poucas macaenses na internet a falar da sua gente e de Macau.  Até penso, que pode ter sido uma das fontes de inspiração para criação do Projecto Memória Macaense em 2003.

Nos seus links, acredito, em 2004, já constava o PMM, ano em que pode ter sido o encerramento definitivo do site, embora ainda possa ser visto na CTM para o qual (provedor) foi transferido.  Também no antigo, Fortune City ainda há algo que pode ser visto.  Ninguém melhor que a Isabel “Bel” pode dizer, salvo erro meu, até, de repente, ela tenha um site substituto noutro endereço eletrónico e sob outra denominação. Se for, queira me desculpar e alguém me avise.

No entanto, para homenagear a memória deste antigo site, que, como disse, pode ter me inspirado para estar aqui na internet até hoje. vou transcrever alguns links válidos e o último endereço na CTM, além de textos de saudação:

A Saudação em português da Bel (também em inglês):

“Gratos pela vossa escolha na visita a esta página de Macau! Chamo-me Isabel mas podem tratar-me por Bel. É nesta página onde se encontra a beleza da nossa terra – Macau, apresentada com fotografias e músicas que demonstra os vários aspectos desta pequena península no Delta do Rio das Pérolas. Espero que os meus visitantes gostem dela navegando com toda vontade. Dada a elevada resolução das fotografias nela contidas, a entrada e abertura da página vão precisar mais uns minutos, mas creio que certamente vão gostar no final da visita. É o meu desejo e sonho de ter a minha própria página sobre Macau. É meu tesouro. Por ainda dizer que é um tesouro dos filhos de Macau. Gostaria de mostrar aos visitantes o passado e o presente de Macau, procurando fazer o melhor possível no sentido de mostrar esta linda terra única do mundo a todos os visitantes. Não só aos filhos de Macau, esta página é concebida também àqueles que gostariam de saber algo sobre Macau. Sejam benvindos a todos. Apreciem por favor e escutem as músicas que contêm em cada página.”

O último endereço do site na CTM é –  http://home.macau.ctm.net/~isasousa/   – atenção para o link “view my guestbook”. Penso que um site malicioso aproveitou-se e orientou o link para outro endereço impróprio.

A Bel fez vários registos fotográficos que valem muito bem para a nossa memória desde 1998, antes da transição. Vejam:

Praça da Alegria (Largo do Senado) 10.12.1998

http://meltingpot.fortunecity.com/thurlow/749/html/palegria.htm

Macau Álbum

http://home.macau.ctm.net/~isasousa/html/malbum.htm

Macau Álbum 2

http://millennium.fortunecity.com/zebedee/296/malbum2.htm

Os Macaenses em Vancouver

http://members.fortunecity.com/newpolar/html/vancmacaenses.htm

Expo 98 (Portugal)

http://meltingpot.fortunecity.com/thurlow/749/html/expo98.htm

Exposição de orquídeas no Jardim Lou Lim Leoc em 1999

http://members.fortunecity.com/newpolar/html/loulinpage.htm

Visita do Presidente Jorge Sampaio em Março de 1999

http://meltingpot.fortunecity.com/thurlow/749/html/sampaio_vis.htm

3º Encontro das Comunidades Macaenses em Março de 1999

http://millennium.fortunecity.com/zebedee/296/nostalgia.htm

Procissão das Ruínas de S. Paulo até à Sé Catedral, com a participação da Banda da PS

Em 25/03/99 – Quinta Feira às 09H30

http://millennium.fortunecity.com/zebedee/296/procissao.htm

O último dia 10 de Junho sob a Administração Portuguesa,

Com a tradicional romagem ao Jardim de Camões.

Ainda do programa do 10 de Junho, o Palácio da Praia Grande foi aberto ao público entre as 14:00 as 17:00 horas,

Condecorações nas últimas comemorações oficiais 10 de Junho em Macau

http://millennium.fortunecity.com/zebedee/296/luso.html

Foi um bom trabalho, Isabel “Bel” Sousa, parabéns! Mereces ser lembrada nesta postagem. Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.440.598 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Dia de Macau – 24 de Junho de 2022 celebra 400 anos da maior derrota dos holandeses no Oriente, e Manuel V. Basílio nos conta como foi

Dia de Macau – 24 de Junho de 2022 celebra 400 anos da maior derrota dos holandeses no Oriente, e Manuel V. Basílio nos conta como foi

Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]

Macau: Bons tempos do Teatro Dom Pedro V recordados por Jorge Eduardo (Giga) Robarts

Macau: Bons tempos do Teatro Dom Pedro V recordados por Jorge Eduardo (Giga) Robarts

1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]

Duas histórias de Macau por Manuel V. Basílio: ‘A 1ª viagem portuguesa no sul da China’ e ‘O 1º acordo sino-português’

Duas histórias de Macau por Manuel V. Basílio: ‘A 1ª viagem portuguesa no sul da China’ e ‘O 1º acordo sino-português’

Nesta postagem, divulgamos duas histórias de Macau de autoria do Manuel V. Basílio, publicadas no Jornal Tribuna de Macau-JTM e que foram extraídas dos seus livros: A primeira viagem portuguesa no sul da China O primeiro acordo sino-português Nos artigos abaixo com os textos com ligação direta no JTM , clique em “continue reading” (continue […]

%d blogueiros gostam disto: