Na 2a. feira passada, fui revirar a caixa que guardava os antigos e saudosos disquetes nos quais tanta coisa salvei. Encontrei arquivos tais como as 2 postagens anteriores, das bandeiras e da geografia e população de Macau em 1999, bem como das próximas que irei publicar neste blog e no site do Projecto Memória Macaense. Dentre os achados estava o link para o site que conto a seguir.
Quando eu começei a me familiarizar com a informática e a internet lá no fim da década de 90, já lá estava o home page (site) da Isabel Sousa que assim se chamava “Bel Home Page” ou “My Macau Page”. Estava hospedado no provedor Fortune City.
Era um site com aquele toque feminino na aparência, tal como era a sua autora. Misturava o inglês (preferencialmente) e o português, com um bocado de frases em patuá e constava que fora criado em 1998. Na época, parecia que era uma das poucas macaenses na internet a falar da sua gente e de Macau. Até penso, que pode ter sido uma das fontes de inspiração para criação do Projecto Memória Macaense em 2003.
Nos seus links, acredito, em 2004, já constava o PMM, ano em que pode ter sido o encerramento definitivo do site, embora ainda possa ser visto na CTM para o qual (provedor) foi transferido. Também no antigo, Fortune City ainda há algo que pode ser visto. Ninguém melhor que a Isabel “Bel” pode dizer, salvo erro meu, até, de repente, ela tenha um site substituto noutro endereço eletrónico e sob outra denominação. Se for, queira me desculpar e alguém me avise.
No entanto, para homenagear a memória deste antigo site, que, como disse, pode ter me inspirado para estar aqui na internet até hoje. vou transcrever alguns links válidos e o último endereço na CTM, além de textos de saudação:
A Saudação em português da Bel (também em inglês):
“Gratos pela vossa escolha na visita a esta página de Macau! Chamo-me Isabel mas podem tratar-me por Bel. É nesta página onde se encontra a beleza da nossa terra – Macau, apresentada com fotografias e músicas que demonstra os vários aspectos desta pequena península no Delta do Rio das Pérolas. Espero que os meus visitantes gostem dela navegando com toda vontade. Dada a elevada resolução das fotografias nela contidas, a entrada e abertura da página vão precisar mais uns minutos, mas creio que certamente vão gostar no final da visita. É o meu desejo e sonho de ter a minha própria página sobre Macau. É meu tesouro. Por ainda dizer que é um tesouro dos filhos de Macau. Gostaria de mostrar aos visitantes o passado e o presente de Macau, procurando fazer o melhor possível no sentido de mostrar esta linda terra única do mundo a todos os visitantes. Não só aos filhos de Macau, esta página é concebida também àqueles que gostariam de saber algo sobre Macau. Sejam benvindos a todos. Apreciem por favor e escutem as músicas que contêm em cada página.”
O último endereço do site na CTM é – http://home.macau.ctm.net/~isasousa/ – atenção para o link “view my guestbook”. Penso que um site malicioso aproveitou-se e orientou o link para outro endereço impróprio.
A Bel fez vários registos fotográficos que valem muito bem para a nossa memória desde 1998, antes da transição. Vejam:
Praça da Alegria (Largo do Senado) 10.12.1998
http://meltingpot.fortunecity.com/thurlow/749/html/palegria.htm
Macau Álbum
http://home.macau.ctm.net/~isasousa/html/malbum.htm
Macau Álbum 2
http://millennium.fortunecity.com/zebedee/296/malbum2.htm
Os Macaenses em Vancouver
http://members.fortunecity.com/newpolar/html/vancmacaenses.htm
Expo 98 (Portugal)
http://meltingpot.fortunecity.com/thurlow/749/html/expo98.htm
Exposição de orquídeas no Jardim Lou Lim Leoc em 1999
http://members.fortunecity.com/newpolar/html/loulinpage.htm
Visita do Presidente Jorge Sampaio em Março de 1999
http://meltingpot.fortunecity.com/thurlow/749/html/sampaio_vis.htm
3º Encontro das Comunidades Macaenses em Março de 1999
http://millennium.fortunecity.com/zebedee/296/nostalgia.htm
Procissão das Ruínas de S. Paulo até à Sé Catedral, com a participação da Banda da PS
Em 25/03/99 – Quinta Feira às 09H30
http://millennium.fortunecity.com/zebedee/296/procissao.htm
O último dia 10 de Junho sob a Administração Portuguesa,
Com a tradicional romagem ao Jardim de Camões.
Ainda do programa do 10 de Junho, o Palácio da Praia Grande foi aberto ao público entre as 14:00 as 17:00 horas,
Condecorações nas últimas comemorações oficiais 10 de Junho em Macau
http://millennium.fortunecity.com/zebedee/296/luso.html
Foi um bom trabalho, Isabel “Bel” Sousa, parabéns! Mereces ser lembrada nesta postagem. Abraços!
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.


Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.


cartaz de Ung Vai Meng

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

ESTE ANO, NA FESTA EM HONRA DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS,A PROCISSÃO VOLTOU A SAIR À RUA Texto e fotografias de Manuel V. Basílio Este ano, realizou-se no dia 8 de Outubro, na igreja de São Lourenço, a festa em honra de Nossa Senhora dos Remédios, que até meados do século passado era a principal […]

Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]

No Anuário de Macau do ano de 1962, nas páginas finais, vários anúncios publicitários encontravam-se publicados, os quais, reproduzimos abaixo para matar as saudades de quem viveu aquela época de ouro, ou então, para curiosidade daqueles que possam se interessar em conhecer, um pouco mais, aquela Macau de vida simples, sem modernidade, mas, mais humana.

Comentários