ACM.CONVITE.FESTA.30.07.11.edit
Clique no link acima e verão o convite para a festa do dia 30 de Julho de 2011. A Casa de Macau vai comemorar os seus 22 anos de existência. A organização promete uma festa recheada de boa comida (tacho-chau chau pele, principal prato) e várias atrações culturais, entre eles um espectáculo de patuá (olha a Mariazinha e suas criativas peças teatrais), apresentações musicais de 3 associados, mais o coral Vozes de Macau formado por seus associados, e quem sabe algo de surpresa !!! O que é? perguntei!!! Ah, mas nem morta te conto, assim me disseram, pois sabem que tenho blog e site e logo poderia espalhar por aí (muito chuchumeca/fofoqueiro, hehehe). Está ok, respeito a surpresa e fico nessa expectativa. Irei mostrar para vocês, afinal de contas este pseudo-repórter irá cobrir o evento em foto e vídeo. Aliás, até parece que a Telma estendeu a sua permanência no Brasil (mora no Canadá) para participar da peça de patuá. Antigamente ela sempre era uma das atrizes do teatro de São Paulo.
Ainda a confirmar, a Casa de Macau do Rio de Janeiro, nossos amigos cariocas, talvez participará da festa com uma comitiva, que sempre é uma animação pois vai ter baile. Bom motivo para estender até a noite, já que pernoitam na Casa. E vocês, de outros países da diáspora e até de Macau, se estiverem por aqui em São Paulo, apareçam por lá que sempre serão muito bem-vindos!!! Melhor ainda se porventura vierem propositalmente para a festa!!! É só avisar.
É isso aí, a Casa conta hoje com uma comissão cultural e de eventos muito animada, liderada pela sua alegre diretora cultural, Nanette Placé César (casada com Otaviano César, já falecido) e a Cila Oliveira Inácio. Já falam de outras festas e comemorações, como o Pák-iit-sáp-huhm (algo assim parecido, meio rafeiro no meu chinês), ou seja, o 15 de Outubro festa lunar. Achei excelente idéia pois um clube precisa de atrações para atrair as pessoas, senão morre!!! Temos que aproveitar enquanto respiramos.
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]
Nesta postagem, divulgamos duas histórias de Macau de autoria do Manuel V. Basílio, publicadas no Jornal Tribuna de Macau-JTM e que foram extraídas dos seus livros: A primeira viagem portuguesa no sul da China O primeiro acordo sino-português Nos artigos abaixo com os textos com ligação direta no JTM , clique em “continue reading” (continue […]
Comentários