Em 1973 Karsten Peterson, um marinheiro dinamarquês que residiu 6 anos em Hong Kong, foi conhecer Macau e tirou as fotos abaixo.
37 anos depois, na minha viagem para o Encontro das Comunidades Macaenses Macau 2010, tirei as fotos das mesmas localidades:
(clicar nas fotos para aumentar)
Macau 1973
foto de/photo by Karsten Petersen (Dinamarca/Denmark)
Esta ladeira ou rampa que dá acesso (subindo-a) para o Teatro Dom Pedro, a Igreja de Santo Agostinho e a Escola Comercial. Agora quem for descê-la, vai para a Igreja de São Lourenço e o Seminário de São José, um dos caminhos que eu fazia para ir à escola nos anos 60. Belos tempos. Agradeço o Karsten Peterson pela foto que tantas boas memórias me trazem do trajeto para ida/volta da escola. Interessante que, agora vendo essas casas bem deterioradas, na época, não impressionavamos com isso. Nem davamos importância! Hoje diriamos: “uau, que casas velhas e mal conservadas, caindo aos pedaços”. Essa na verdade era a Macau daqueles tempos. Não havia muita preocupação em restaurar casas, prédios, monumentos, Igrejas etc. Eram muito manchadas ou com a pintura mofada e paredes escurecidas. No entanto, essa era a Macau que gostavamos. Sentiamos bem. Era mais humana! Mesmo que Macau hoje impressione pela modernidade.
Macau 2010 – o mesmo local visto do larguinho defronte ao Teatro Dom Pedro
foto de/photo by Rogério P.D. Luz
Macau 1973
foto de/photo by Karsten Peterson
Antigamente era possível passear tranquilamente pelas Ruínas de São Paulo. Tinha pouca gente. Hoje, há tanta gente, especialmente turistas da China (além das fronteiras de Macau que hoje também é China), que até nem dá vontade de fotografar as Ruínas. Os turistas chineses gostam de ver as relíquias históricas ocidentais. Para quem não saiba, a Igreja de Madre de Deus e o adjacente Colégio de São Paulo foram destruídos por um incêndio em 1835. Sobrou apenas a fachada que hoje é Patrimonio Mundial da Humanidade da UNESCO, e em 2009 foi classificada como uma das 7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo.
Macau 2010
foto de/photo by Rogério P.D. Luz (até que neste dia não tinha muita gente)
Macau 1973
foto de/photo by Karsten Petersen
Esta é a região de Lán Kuai Lau ou Ferro Velho, onde se vendia e ainda vende antiguidades, coisas usadas etc. Uma boa pesquisa acham-se coisas históricas, antiguidades que nem se imagina. Pouca coisa mudou em 37 anos é o que aparenta. Talvez um pouco de “modernidade” com os casarões velhos substituídos por prédios. Mas é uma região interessante pois é tipicamente chinesa, bem tradicional.
Macau 2010
foto de/photo by Rogério P.D. Luz
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]
No Anuário de Macau do ano de 1962, nas páginas finais, vários anúncios publicitários encontravam-se publicados, os quais, reproduzimos abaixo para matar as saudades de quem viveu aquela época de ouro, ou então, para curiosidade daqueles que possam se interessar em conhecer, um pouco mais, aquela Macau de vida simples, sem modernidade, mas, mais humana.
Páginas digitalizadas do Anuário de Macau, Ano de 1962, o que aparentemente foi o último da série, ficamos aqui a conhecer quem eram as pessoas que ocuparam cargos no – Governo da Província e Repartições Públicas. Mesmo passados mais de 60 anos, agora que estamos na década com início em 2020, muitos nomes ainda estão […]
Comentários