E-mail recebido do Henrique Manhão (macaense nos EUA e da Casa de Macau)) junta convite para a festa dos jovens macaenses/americanos que ele diz: “estamos tentando despertar o interesse da geração mais nova para a causa macaense“, e complementa que o futuro dirá se valeu o esforço. É isso Henrique, tentar é preciso, se não der certo, pelo menos tentou, mas se der certo, colherá os frutos. Uma saudável iniciatica da MCC, e espero que dê certo e consiga juntar bastante jovens. Que eles tomem consciência da importância de preservação da identidade macaense, sem esquecer que a língua portuguesa faz parte dela, mesmo que não a conheçam, muito compreensível pois residem num País de língua inglesa, mas umas palavrinhas em português não custa nada ao bolso, não é?
Para quem não saiba, Macau Cultural Center (Centro Cultural de Macau) reúne num único prédio três associações macaenses dos Estados Unidos (em Califórnia), em ordem alfabética: Casa de Macau dos EUA, Clube Lusitano e UMA-União Macaense da América. E estas formaram a entidade citada, sem no entanto abrir mão das suas associações que continuam autónomas. De um modo, há um raciocínio em Macau e em Portugal que, cada localidade ou cidade, deveria ter apenas uma associação macaense, ou que se houvessem várias, poderiam se juntar numa só. Difícil, muito difícil … No entanto, para o Brasil, nunca houve esse raciocínio para as Casas de Macau de São Paulo e do Rio de Janeiro, já que as 2 cidades distam 500 km uma de outra. Eu, particularmente, não concordaria com a junção das 2 Casas numa só. A do Rio certamente acabaria numa “colónia” de São Paulo, o que não é nada saudável e agradável para os conterrâneos cariocas.
Vejam o convite e em seguida, para quem não conhece o inglês, a minha precária tradução:
Tradução:
Um convte aos jovens macaenses portugueses para juntarem-se a nós para celebrar a nossa herança cultural macaense no sábado, 10/03/2012 das 15:30 às 20:00 horas
Dia da Juventude Macaense (local …)
Evento organizado pelo Centro Cultural de Macau dos EUA / Patrocinado pelo Conselho das Comunidades Macaenses
Compareça e conheça outros jovens “filhos de macaenses – filhomacs” da nova geração (idade entre 18 a 40 anos) iguais a vocês para uma tarde divertida e jantar com comida caseira macaense e para aprender e compartilhar histórias da nossa exclusiva herança cultural, como descendente macaense português de Macau.
15:30 hrs: Compartilhe experiências com os participantes do Encontro de Jovens 2012 em Macau e conheça melhor Macau
16:00 hrs.: Música e apresentação de dança jovem com os arranjos da Elsa Denton
18:00 hrs: Jantar com minchi (carne moída à moda Macau), carril de frango e sobremesas macaenses
Custo: Grátis para os jovens macaenses entre 18 a 40 anos (se a reserva for feita antecipadamente até 1º de Março), e US$ 8,00 (cerca de R$ 15,00) para o público em geral
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]
Nesta postagem, divulgamos duas histórias de Macau de autoria do Manuel V. Basílio, publicadas no Jornal Tribuna de Macau-JTM e que foram extraídas dos seus livros: A primeira viagem portuguesa no sul da China O primeiro acordo sino-português Nos artigos abaixo com os textos com ligação direta no JTM , clique em “continue reading” (continue […]
Pingback: Dia da Juventude Macaense na Califórnia (Youth Day) | Crónicas Macaenses