Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Isto na China: curiosidades para ler

1) Numa dessas viagens que fiz por ocasião de um feriado prolongado de 4 dias, quando as estradas brasileiras ficam lotadas de carros e andando com lentidão, uma coisa que me despertou atenção e ficou na cabeça, apesar de ser uma constância em lugares com grande concentração de gente, foi a questão de banheiros (casa de banho, wc., retretes, etc,) públicos nos postos de abastecimento (de combustível e com restaurante).

É aquela multidão de gente a ir para o banheiro.  Para os homens, tudo ok, se lá está com aquela vontade miserável após ficar umas horas no carro.  Entra lá e pronto, sem filas.  Sempre há espaço para mais um, salvo uma pequena espera de menos de 1 minuto.  Dá para aguentar! Mas, quanto ao banheiro das mulheres … é aquela fila à espera para entrar.  Sabe como é que é … o banheiro das mulheres não é tão prático assim como o dos homens … e aí fico a imaginar, como será para elas, se estiverem com aquela vontade miserável

E pensa que lá na China não é a mesma coisa? Ainda pior, com seus mais de 2 bilhões (bilião ou 2 mil milhões) de habitantes.  É por isso que surgiu por lá uma forma peculiar de protesto das mulheres chinesas: “ocupar os banheiros dos homens“.  Leiam a notícia publicada no Jornal Tribuna de Macau no dia 27 (clicar na imagem para aumentar):

E por falar nesses múltiplos nomes para banheiro, casa de banho, retrete, wc etc., fico a pensar, porque não unificar uma referência ao local? Cada lugar fala uma coisa! E porque a referência ao banho?  Em casa, tudo bem, mas na rua, é tudo menos tomar banho lá.  Num restaurante, não vou a um banheiro ou casa de banho para tomar banho, tudo menos isso.  Sei que é uma forma para se referir, mas são coisas esquisitas, pois em castelhano, também se fala baño (isto na América do Sul).  Coisinhas bôbas para falar, mas já que estamos aqui para conversar ou jogar conversa fora

2) “Réplicas” de relógios, tudo bem, uma coisa que vemos em todas as cidades.  Até dizem que em poucas horas, os falsificadores conseguem fabricar um similar de um original recém-lançado.  Mas agora, copiar uma vila européia na China é demais.  Só mesmo a habilidade oriental!  Veja então a reportagem publicada no Jornal Tribuna de Macau no dia 23 (clicar na imagem para aumentar, e depois, mais uma vez com a lupa em +):

Deixe um comentário

Informação

Publicado às 28/02/2012 por em CHINA, Curiosidades e marcado , , , .

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.976.051 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Em Macau, a volta da festa e procissão em honra a Nossa Senhora dos Remédios

Em Macau, a volta da festa e procissão em honra a Nossa Senhora dos Remédios

ESTE ANO, NA FESTA EM HONRA DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS,A PROCISSÃO VOLTOU A SAIR À RUA Texto e fotografias de Manuel V. Basílio Este ano, realizou-se no dia 8 de Outubro, na igreja de São Lourenço, a festa em honra de Nossa Senhora dos Remédios, que até meados do século passado era a principal […]

Macau 2023: Procissão de Nossa Senhora de Fátima, tradição mantida

Macau 2023: Procissão de Nossa Senhora de Fátima, tradição mantida

Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]

Anúncios publicitários da Macau de 1962

Anúncios publicitários da Macau de 1962

No Anuário de Macau do ano de 1962, nas páginas finais, vários anúncios publicitários encontravam-se publicados, os quais, reproduzimos abaixo para matar as saudades de quem viveu aquela época de ouro, ou então, para curiosidade daqueles que possam se interessar em conhecer, um pouco mais, aquela Macau de vida simples, sem modernidade, mas, mais humana.