foto de Paulo Liebert/AE/jornal O Estado de São Paulo
De olho no mercado chinês, um dos principais clubes de futebol de São Paulo e do Brasil, o Corinthians, que foi campeão brasileiro em 2011 e atualmente lidera o Campeonato Paulista, contrata um jogador chinês, o “Messi asiático” Chen Zhi-Zhao, como é conhecido na China e que vai passar a ser conhecido como Zizao.
A apresentação foi no anfiteatro do clube, espaço que poucos tiveram esse privilégio, com decoração chinesa, seis belas chinesas vestidas com trajes chineses “cheóng sám” e dança de leão ao som do batuque do Guang Zhou Zhing Drum Music Factory. Para registrar tudo isso, veio a CCTV da China e a Fenix de Hong Kong, mais o Jornal Chinês para a América do Sul e a Rádio Internacional da China,
Zizao, aparentando timidez, ensaiou umas palavras em português: “eu saber falar Timão, Corinthians campeão e obrigado“, depois de beijar 3 vezes o símbolo do clube e ganhar a camisa de número 200, doando um exemplar para uma chinesa grávida Lou Suchen que se encontrava na platéia. Esta prometeu dar o nome do jogador ao seu filho. O número 200 foi escolhido para comemorar os 200 anos da imigração chinesa no Brasil, que no início foi tímida mas vem aumentando significativamente nos últimos anos.
O Corinthians inova ao imitar os clubes europeus com investimento no mercado asiático, em especial a China, grande parceiro de negócios com o Brasil. Sonha em vender milhões de camisas do clube para esse imenso mercado chinês, além de pretender criar um intercâmbio: “queremos levar o talento lá e trazer os jovens chineses para se aprimorarem aqui” disse o vice-presidente.Também é seu objetivo obter parceiros para patrocínios, seja no uniforme ou no seu futuro estádio, e na internacionalização da marca.
O vice-presidente Luís Paulo Rosenberg no seu discurso, ao justificar a escolha da parceria, disse:”… a similariedade da nação Corinthians é chinesa, um povo extremamente emotivo, trabalhador, sofrido“. Zizao por sua vez, vive a expectativa de poder participar de amistosos na China ao lado do seu ídolo Ronaldo, com intuito de divulgar o clube no País. “Vocês vão gostar de mim, do meu desempenho” assegurou o novo jogador chinês do Corinthians. (fonte de consulta: jornal O Estado de São Paulo).
Editor: É isso aí Corinthians, boa sorte nos negócios e que Zizao atenda às expectativas. Macau também logo verá as camisas do clube, e que os chineses da nossa terra façam como Zizao: aprendam a falar e dar valor à língua portuguesa, afinal de contas, são negócios e nisso eles são bons, têm boa visão e são sábios!
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.


Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.


cartaz de Ung Vai Meng

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

ESTE ANO, NA FESTA EM HONRA DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS,A PROCISSÃO VOLTOU A SAIR À RUA Texto e fotografias de Manuel V. Basílio Este ano, realizou-se no dia 8 de Outubro, na igreja de São Lourenço, a festa em honra de Nossa Senhora dos Remédios, que até meados do século passado era a principal […]

Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]

No Anuário de Macau do ano de 1962, nas páginas finais, vários anúncios publicitários encontravam-se publicados, os quais, reproduzimos abaixo para matar as saudades de quem viveu aquela época de ouro, ou então, para curiosidade daqueles que possam se interessar em conhecer, um pouco mais, aquela Macau de vida simples, sem modernidade, mas, mais humana.

Comentários