A rede macaense de fotos-memória é ampla. Hoje em dia há várias formas de divulgação e exposição de fotos. É a maravilha da Internet que encurtou distâncias, antes ligadas apenas pelos Correios, e que agora é só uma questão de segundos.
A foto acima é uma mostra disso. A Mariazinha repassou-me após ter recebido do Delano Pereira, que a viu num perfil de Facebook de Velhas Fotos de Macau “Old Photos of Macau”. Enviou-a para a Mariazinha pois ela aparecia na foto com o Chicói (Francisco Madeira de Carvalho), seu esposo.
A Mariazinha dá alguns nomes, sem ordem, das pessoas que aparecem na foto, segundo ela, de 1953: Norma e Mario Gomes (Portugal) . Mariazinha Henriques (Portugal), Alberto S. Fernandes (Macau), Rogério Manhão (Canadá?) Servantes (Macau), Lígia Carion (Macau), Terezinha Rosário (HK) , etc. etc.. Mariazinha e Chicó estão na 2ª fila da direita, a contar dos que estão em pé,
Contribuição do leitor – Naio Lemos (Canadá): Esta fotografia foi tirada em frente da casa do Sr. José Carion (Largo da Companhia) e a muralha da trás é o Asilo dos velhos. Os garotos/garotas na primeira linha da esq. para direita – Carlos de Lemos (Naio), Arnaldo de Lemos, Adelaide de Lemos, Fernando Carion, António Carion, Sonny Amante Gomes ?, Alfredo Augusto Pereira. A garota no colo do Manhão (sentado) e a Ivone Carion. A rapariga atrás do Sonny Amante Gomes é a Lucila Carion. O rapaz atrás do Arnaldo Lemos é o Antonio Fong. O senhor de cabelos brancos atrás do Carlos de Lemos é o avô do Sonny Gomes e o rapaz de pé ao lado dele e o Rogério Carion ((Jeio) e o senhor de joelhos ao seu lado é o Sr. Gaspar (pai do Jeio). O senhor atrás do Gaspar e o Sr. Plácido Carion.
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]
Nesta postagem, divulgamos duas histórias de Macau de autoria do Manuel V. Basílio, publicadas no Jornal Tribuna de Macau-JTM e que foram extraídas dos seus livros: A primeira viagem portuguesa no sul da China O primeiro acordo sino-português Nos artigos abaixo com os textos com ligação direta no JTM , clique em “continue reading” (continue […]
desculpa, o senhor de cabelos brancos atrás do Lemos é o avô do Sonny Gomes e não o pai.
Esta fotografia foi tirada em frente da casa do Sr. José Carion (Largo da Companhia) e a muralha da trás é o Asilo dos velhos. Os garotos/garotas na primeira linha da esq. para direita – Carlos de Lemos (Naio), Arnaldo de Lemos, Adelaide de Lemos, Fernando Carion, António Carion, Sonny Amante Gomes ?, Alfredo Augusto Pereira. A garota no colo do Manhão (sentado) é a Ivone Carion. A rapariga atrás do Sonny Amante Gomes é a Lucila Carion. O rapaz atrás do Arnaldo Lemos é o António Fong. O senhor de cabelos brancos atrás do Carlos de Lemos é o pai do Sonny Gomes e o rapaz de pé ao lado dele é o Rogério Carion ((Jeio) e o senhor de joelhos ao seu lado é o Sr. Gaspar (pai do Jeio). O senhor atrás do Gaspar é o Sr. Plácido Carion.
Olá Naio, muitíssimo obrigado pela seu ajuda. Agora ficou bom, mais completo. O importante no blog é que ele pode ser participativo, você deu o exemplo. Abraços!