(não confunda: o jornal Hoje Macau continua a existir – o que acabou é o Macau Hoje)
A edição de 31 de Agosto de 2001 do Jornal Macau Hoje disponível na Internet, trazia estampada na capa: “ESTE JORNAL ACABOU“. Mas … como? perguntava eu, a falar sózinho diante do computador. Na época, ainda vivia o trauma com o fim da era portuguesa de Macau, após a transição para a China em Dezembro de 1999. Ao ler o jornal de Macau em língua portuguesa, no aconchego da minha residência no Brasil, dava a sensação de ainda viver essa era, mas, com o seu fim, como fica??? Senti-me órfão na hora!!! Achava que Macau acabou mesmo para os macaenses. De imediato, enviei um e-mail ao João Eduardo Severino, diretor do Macau Hoje. Queria saber os motivos … eu estava inconformado. Pensava: acabou a Macau portuguesa, acabou a bandeira do Leal Senado e agora acaba o jornal de língua portuguesa …
O Macau Hoje teve o seu início em 1990. Após o seu fechamento, pouco depois, surgiu outro jornal sob nova direção e com o nome alterado para Hoje Macau, apenas uma inversão de posição do HOJE.
João Eduardo Severino mantinha um blog “Macau Passado“, que lembrava várias passagens da sua vida em Macau, porém deixou de atualizá-lo a partir de 11/08/2011 com a seguinte mensagem, na sua postagem intitulada “Pouca Esperança”: “Depois de vários contactos no sentido de regressar a Macau, terra que ainda amo como segunda natalidade, cheguei à conclusão que determinadas portas mantêm-se encerradas. Neste sentido, estou a perder a esperança de um regresso desejado e, por esse motivo, quero esquecer o que me está a acontecer. Este blogue fica suspenso até um dia”.
No entanto, João Severino mantém outro blog ativo – pauparatodaobra – que assim o define: “Um blogue onde deixarei simples observações sobre o que vai acontecendo à nossa volta neste mundo global. Também serve de contacto com imensas pessoas que gostaram de mim“.
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
ATUALIZAÇÃO 14/11/2019 VEJA ABAIXO AS ALTERAÇÕES NA PROGRAMAÇÃO DE SAÍDA DE AUTOCARROS E O PROGRAMA DO ENCONTRO O Conselho das Comunidades Macaenses – CCM, em e-mail enviado às Casas de Macau, divulgou o Programa Final do Encontro das Comunidades Macaenses Macau 2019 e Programação de Autocarros, que terá início em 23/11/2019, encerrando-se no dia 29 […]
No âmbito do Mês Missionário Extraordinário, anunciado há dois anos pelo Papa Francisco, a Diocese de Macau celebrou esta noite em 19 de Outubro de 2019, pelas 20:00 horas, uma missa em frente às Ruínas de São Paulo, com a participação de muitos fiéis. Assim conta o nosso colaborador em Macau, Manuel V. Basílio, na […]
A relembrar a aula de gastronomia realizada na Casa de Macau de São Paulo em 24/02/2008, ministrada pelos chefs João Bosco Quevedo da Silva e Herculano Alexandre (Alex) Airosa, seguem as fotos e receitas de camarões grandes recheados com ervas à moda de João Bosco Quevedo da Silva e pimenta recheada à moda do Alex Airosa. Na época, a coordenação das aulas e elaboração das […]
Comentários