Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

“Este Jornal Acabou”, aconteceu em Macau em 31/08/2001

(não confunda: o jornal Hoje Macau continua a existir – o que acabou é o Macau Hoje)

A edição de 31 de Agosto de 2001 do Jornal Macau Hoje disponível na Internet, trazia estampada na capa: “ESTE JORNAL ACABOU“.  Mas … como? perguntava eu, a falar sózinho diante do computador.  Na época, ainda vivia o trauma com o fim da era portuguesa de Macau, após a transição para a China em Dezembro de 1999.  Ao ler o jornal de Macau em língua portuguesa, no aconchego da minha residência no Brasil, dava a sensação de ainda viver essa era, mas, com o seu fim, como fica??? Senti-me órfão na hora!!!  Achava que Macau acabou mesmo para os macaenses.  De imediato, enviei um e-mail ao João Eduardo Severino, diretor do Macau Hoje.  Queria saber os motivos … eu estava inconformado.  Pensava: acabou a Macau portuguesa, acabou a bandeira do Leal Senado e agora acaba o jornal de língua portuguesa …

O Macau Hoje teve o seu início em 1990. Após o seu fechamento, pouco depois, surgiu outro jornal sob nova direção e com o nome alterado para Hoje Macau, apenas uma inversão de posição do HOJE.

João Eduardo Severino mantinha um blog “Macau Passado“, que lembrava várias passagens da sua vida em Macau, porém deixou de atualizá-lo a partir de 11/08/2011 com a seguinte mensagem,  na sua postagem intitulada “Pouca Esperança”: “Depois de vários contactos no sentido de regressar a Macau, terra que ainda amo como segunda natalidade, cheguei à conclusão que determinadas portas mantêm-se encerradas. Neste sentido, estou a perder a esperança de um regresso desejado e, por esse motivo, quero esquecer o que me está a acontecer. Este blogue fica suspenso até um dia”.

No entanto, João Severino mantém outro blog ativo – pauparatodaobra – que assim o define: “Um blogue onde deixarei simples observações sobre o que vai acontecendo à nossa volta neste mundo global. Também serve de contacto com imensas pessoas que gostaram de mim“.

João Eduardo Severino com o saudoso Padre Teixeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.318.422 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Hércules António e suas filmagens dos anos 50 e 60

Hércules António e suas filmagens dos anos 50 e 60

Foi graças a um dvd distribuído por um dos seus filhos, que possibilitou ao Projecto Memória Macaense – PMM montar diversos vídeos filmados por Hércules António que nos trazem velhas e memoráveis lembranças daquela Macau antiga que mora no coração dos macaenses e daqueles que tiveram vivência no território. Os vídeos publicados no YouTube nos […]

“Macau linda” música adaptada por J. J. Monteiro, foi interpretada por Rubye de Senna Fernandes

“Macau linda” música adaptada por J. J. Monteiro, foi interpretada por Rubye de Senna Fernandes

No livro “Meio Século em Macau” de J. J. Monteiro (José Joaquim Monteiro) composto por dois volumes, nas últimas páginas do Volume II estão as letras da canção “Macau (linda)”, que infelizmente não temos a gravação e nem se sabe se houve, talvez nos arquivos pessoais de algum macaense ou familiares. Trata-se de uma música […]

Brasão de Armas de Macau

Brasão de Armas de Macau

Os Brasões de Macau portuguesa são todos inspirados nos estilos heráldicos tradicionais da Europa. O primeiro brasão de armas de Macau foi usado até ao final do século XIX. É apenas constituído pelas armas de Portugal cercado pela inscrição Cidade do Nome de Deus, Não Há Outra Mais Leal. O segundo brasão de armas foi […]

%d blogueiros gostam disto: