Rita Xavier, natural de Macau e residente em Portugal, ganhou dois títulos Mundiais de Kung Fu, nas categorias Masters Punhos Soft e Armas Soft no World All Styles Championship 2012, uma das mais importantes competições internacionais da modalidade, organizada em Torres Novas, em Portugal, nos dias 23, 24 e 25 de Março.
Rita competiu pela Escola de Kung Fu NT (Porto), de Nuno Terróia, que disputou o campeonato com 21 atletas e obteve 13 títulos Mundiais, 10 vice-campeões e 5 terceiros lugares. Os 13 títulos Mundiais conquistados pelos sete atletas portugueses foram: Joana Pinto (Punhos 6/7 Anos Open), Pedro Moniz (Punhos 8/9 nos Open), Laura Terróia (Armas 10/12 Anos Open-cast/negros), Mafalda Ramos (13/14 Anos Punhos Soft), Mariana Tavares (quatro títulos em 13/ 15 anos Punhos, Armas, Combate e Forma de Grupo), Maria Ramos (dois títulos em 17/18 Anos de Punhos Hard e Armas Hard) e Rita Xavier (em Seniores Femininos: dois títulos em Masters Punhos Soft e Armas Soft). Ao todo, a competição contou com 3.600 participantes, provenientes de quarenta e quatro países diferentes, incluindo o Brasil.
O mestre do Espaço de Kung Fu NT que tem a referência Força dos Sentidos, Nuno Terróia, feliz com os títulos conquistados pela sua escola declarou “esta vitória é um grande orgulho para nós e também para Portugal, sendo o resultado das muitas horas de trabalho, concentração e dedicação dos nossos atletas”.
Rita Xavier é médica em Portugal, nasceu em Macau e é filha do macaense (engº) José Lancelote Xavier e de Manuela Xavier (Algarve/Portugal).
Parabéns Rita, para nós macaenses é um grande orgulho que uma “filha da terra” tenha conquistado tão importantes títulos mundiais.
* grato Fernando ‘Nano’ Branco e André Branco pelas dicas e fotos
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]
Nesta postagem, divulgamos duas histórias de Macau de autoria do Manuel V. Basílio, publicadas no Jornal Tribuna de Macau-JTM e que foram extraídas dos seus livros: A primeira viagem portuguesa no sul da China O primeiro acordo sino-português Nos artigos abaixo com os textos com ligação direta no JTM , clique em “continue reading” (continue […]
Comentários