Aos amigos (as) leitores (as) os meus votos de uma Boa Páscoa. Mesmo que em Macau pelo fuso horário, a esta altura a Páscoa tenha acabado, espero que tenham tido um ótimo dia.
Fiquei feliz pela mensagem recebida hoje em comentário do José Luíz Pereira: “A mais linda mensagem de Páscoa, por mim pesquisada, seu blog tem nota máxima…..FELIZ PÁSCOA“. Muito obrigado José Luíz.
Porque o “um ano” deste blog? Na verdade tenho o blog sob o nome de “Crónicas Macaenses” desde Abril de 2006, a rigor 6 anos, inicialmente no Blogspot/Blogger e depois mudei para cá no WordPress, mas escrevia pouco, umas coisas sem ou poucas imagens, uns desabafos feitos no seu tempo, alguns deletados posteriormente. No entanto, em Abril de 2011, para diversificar as minhas atividades na Internet, decidi tornar este blog ativo com 20 postagens, enquanto que no mês anterior em Março, não tinha feito nenhuma publicação.
De lá para cá, tenho progressivamente aumentado a frequência por cá e adaptando-me ao estilo de escrever em blogs. É diferente de site. Vou lá evoluindo aos poucos, um tanto exigente comigo e quebrando a cabeça para imaginar o que postar, sentindo que tenho que estar aqui quase que diariamente. Espero que eu continue neste ritmo, pois me dá uma satisfação pessoal muito grande. Nada fácil para quem está já há quase 9 anos na Net a falar de Macaenses e de Macau sob todos os aspectos, através do meu site Projecto Memória Macaense, mas agora entendi que me satisfaz falar também de outros assuntos, como do Brasil e das viagens que fiz pelo mundo, não tantas mas um tanto suficiente para ter alguns assuntos a mais, e nisso inclui também Portugal e China dentro das minhas possibilidades. Sinto que contribui para os leitores amigos do exterior a conhecer um pouco deste País tropical que me acolheu bem em 1968, e desta gente boa brasileira, simpática e acolhedora, e para os brasileiros a oportunidade de saber algumas coisas de lá fora.
Tenho sentido que de alguns meses para cá, o meu blog ficou mais conhecido e deve ter aparecido bem nas pesquisas e buscas, tanto que as visitas têm aumentado. Que bom, embora aumenta um pouquinho a responsabilidade. A minha linguagem é simples, sem frescuras, alguns erros gramaticais e não tão de acordo com a nova ortografia, mais por ignorância. Acabo misturando o português do Brasil e de Portugal, tanto que o Crónicas não está escrito como Crônicas, embora, convenhamos, boa parte das pessoas do Brasil acabam pronunciando crónicas, como António em vez de Antônio. Certas coisas não dá para entender.
Enfim tenho este blog pelo simples fato de gostar de ter, e não tenho com isso nenhum objetivo específico ou finalidades comerciais. Nem esquento a cabeça de fazer divulgação deste ou daquele dado ou estatística. Não preciso disso. O que importa é você se sentir bem aqui, achar bom fazer uma visitinha de vez em quando, e eu me sentir bem em fazer uma postagem e falar das coisas que gosto ou até mesmo emitir uma crítica ou outra, de vez em quando. Assim não se preocupem em fazer esta ou aquela comparação, o blog não existe para isso. Este blog tem um jeito descontraído na escrita e de fazer publicações e este é o meu jeito de ser. Um grande abraço e grato por ter lido até esta última linha.
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]
Nesta postagem, divulgamos duas histórias de Macau de autoria do Manuel V. Basílio, publicadas no Jornal Tribuna de Macau-JTM e que foram extraídas dos seus livros: A primeira viagem portuguesa no sul da China O primeiro acordo sino-português Nos artigos abaixo com os textos com ligação direta no JTM , clique em “continue reading” (continue […]
Comentários