Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Esta é a minha terra natal, MACAU

Já publiquei uns vídeos da minha terra natal, Macau.  E volto a publicar mais um, produzido pelo TravelGuru em inglês.  Gostei dele, é curtinho (6 mins.) mas um vídeo envolvente e dinâmico. Depois de vê-lo, dá aquela vontade de voltar lá para uma visita e matar as saudades. Deus queira, em Novembro de ano que vem, isto, se der …

Aos leitores que visitam este blog e não a conheçam, esta é a cidade de Macau que tanto se fala aqui, embora seja dos tempos atuais, após a transição para a China em Dezembro de 1999.  Boa viagem ao outro lado do mundo onde você vai ver um misto de cultura ocidental com a oriental, afinal foi colônia portuguesa.  Vai ver também muitos e muitos chineses, afinal de contas a população portuguesa e os macaenses, mestiços em geral, a falar o português é o mínimo, cerca de 2% dos por volta de 600 mil habitantes num espaço apertado de pouco menos de 30 km2.  Eramos mais, os falantes do português, mas antes da transição muitos partiram para o mundo exterior, alguns voltaram mas pouco significativo.  A língua portuguesa ainda é uma 2a. língua oficial com bastante visibilidade em anúncios externos, nomes de estabelecimentos etc., mas poucos a falam.  A prefeitura de São Paulo ainda não baixou por lá com a lei de “cidade limpa“.  Lá você vai ver cartazes de todos os tamanhos, anúncios à vontade, enfeites, luzes piscando, etc.  Os chineses gostam disso, faz parte da cultura deles, também, “it’s business“, com tantos casinos por lá.  Tanto que o mandatário nunca iria para lá, pois correria o risco de ter um “enfarte” ao ver toda esta “poluição visual“:

*Obrigado pela dica Maria “Mimi” do Rosário (Espanha)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 09/04/2012 por em Macau-hoje, Vídeos e marcado , .

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.131.670 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Rodolfo Ávila no Museu do Grande Prémio de Macau em 2007

Rodolfo Ávila no Museu do Grande Prémio de Macau em 2007

Em 2007, visitei o Museu do Grande Prémio de Macau e lá fiz várias fotos. Nesta postagem, o assunto é o piloto Rodolfo Ávila. Venha conhecê-lo melhor. Publicação e fotografias de/photos by Rogério P D Luz Texto extraído da enciclopédia livre – Wikipédia Rodolfo Freitas Silvério de Abreu Ávila nasceu em Lisboa no dia 19 […]

A estátua Ferreira do Amaral no aniversário da Tomada de Passaleão em 1951

A estátua Ferreira do Amaral no aniversário da Tomada de Passaleão em 1951

A foto da estátua Ferreira do Amaral, em Macau, foi objeto de indagação feita ao autor deste blog por MJ Raydor no Facebook, que queria saber da sua história. Por desconhecê-la, coube ao Carlos Dias dar a resposta abaixo com publicação de uma imagem: “Tratava-se da Comissão Organizadora das comemorações de 102º. aniversário da Tomada […]

Em Macau, celebração diferente do 13 de Maio Dia de Nossa Senhora de Fátima em 2020 devido à pandemia

Em Macau, celebração diferente do 13 de Maio Dia de Nossa Senhora de Fátima em 2020 devido à pandemia

Por medidas de precaução em função da pandemia do novo coronavírus Covid-19, a celebração do Dia de Nossa Senhora de Fátima, no dia 13 de Maio, foi diferente no mundo todo. Até que em Macau a celebração contou com a participação limitada de fiéis na missa realizada na Igreja de São Domingos, mais que no Santuário […]

%d blogueiros gostam disto: