Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

A incrível arte chinesa de pintura interior de garrafas

O tabaco chegou à China nos finais da Dinastia Ming (1368 – 1644),  pelo que as garrafas de tabaco se desenvolveram gradualmente. A habilidade com estas garrafas foi muito florescente na dinastia Qing (1644 – 1916). A pintura dentro da garrafa de tabaco apareceu na época do Imperador Qing Jia. Esta habilidade continuou e é agora muito procurada. É uma forma de arte única. Utiliza-se um pincel delgado especialmente desenhado com uma curva na ponta, o qual é introduzido pelo gargalo. Um artista experiente trabalha no pequeno espaço da cavidade da garrafa e é capaz de gravar desenhos vivos e caligrafia na superfície interior da garrafa. O resultado é uma série de esquisitas miniaturas de paisagens, comestíveis, retratos e caligrafia que encantam muitos colecionadores. (texto de um pps sem autor)

Nota: Quando se está na China, acaba não percebendo o valor da arte chinesa e outras coisas, embora a aprecie inconscientemente de um modo. Porém, quando passa a morar longe deste grande País, aí é que começa a perceber melhor a sua grandeza e passa a valorizá-la bem, como é o caso destas garrafas.  Lembro-me bem delas, mas como nasci em Macau e as via frequentemente nas lojas quando ainda lá morava, era apenas uma peça de arte.  Agora morando do outro lado do mundo, aí percebo que bela arte e tenho o prazer de divulgar.

Agradeço ao Manuel Chan (Fóz de Iguaçu/Paraná) pelo pps que acabei preferindo expor em fotos.

Um comentário em “A incrível arte chinesa de pintura interior de garrafas

  1. Izilda Pierre
    10/08/2013
    Avatar de Izilda Pierre

    pode existir uma pintura feita como esta com as mãos? não só pode ter sido pintada com o coração.

Deixe um comentário

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.976.126 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Em Macau, a volta da festa e procissão em honra a Nossa Senhora dos Remédios

Em Macau, a volta da festa e procissão em honra a Nossa Senhora dos Remédios

ESTE ANO, NA FESTA EM HONRA DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS,A PROCISSÃO VOLTOU A SAIR À RUA Texto e fotografias de Manuel V. Basílio Este ano, realizou-se no dia 8 de Outubro, na igreja de São Lourenço, a festa em honra de Nossa Senhora dos Remédios, que até meados do século passado era a principal […]

Macau 2023: Procissão de Nossa Senhora de Fátima, tradição mantida

Macau 2023: Procissão de Nossa Senhora de Fátima, tradição mantida

Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]

Anúncios publicitários da Macau de 1962

Anúncios publicitários da Macau de 1962

No Anuário de Macau do ano de 1962, nas páginas finais, vários anúncios publicitários encontravam-se publicados, os quais, reproduzimos abaixo para matar as saudades de quem viveu aquela época de ouro, ou então, para curiosidade daqueles que possam se interessar em conhecer, um pouco mais, aquela Macau de vida simples, sem modernidade, mas, mais humana.