Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P. D. Luz,

Rudy Souza: Elvis de Macau

ANGEL – POR RUDY SOUZA

Yes, nós, os macaenses de Macau, também temos Elvis” e ele se chama Rudy Souza.  Ele se classifica como um intérprete das músicas de Elvis Presley, de quem é um grande fã.  Procura se trajar como tal, comprando roupas caras, como tem me contado, além de cantar com uma voz que confunde a muitos como original, tal como poderão se certificar pelas canções publicadas neste post.  Porém não tem a pretensão de atuar e dançar como Elvis.

Tenho visto várias apresentações suas nas minhas viagens a Macau, penso, desde 2006, e as do Encontro das Comunidades Macaenses de 2010 foram as suas melhores performances que vi com o público feminino a saudá-lo e assediá-lo enquanto cantava, como poderão ver pelas fotos.  Ele bem merece, pois além de um excelente cantor é boa gente e dedicado no que faz: persistente e perfeicionista.  Porém, antes desse seu sucesso no Encontro 2010, fiz um artigo a seu respeito e que foi publicado no Jornal Tribuna de Macau.  Talvez esteja repetitivo para quem já viu a publicação no meu site Projecto Memória Macaense ou leu o artigo no jornal, porém o público deste blog é diversificado, assim, vale a pena republicar para conhecerem um dos excelentes intérpretes de Elvis, como cantor, voz e visual, e que mora em Macau.

(fotografias de/photos by Rogério P.D. Luz – todas tiradas no Encontro Macau 2010)

For you Rudy, my friend, a tribute to your talent as one of the best Elvis’ performers I’ve ever known I republish the article written to Jornal Tribuna de Macau:

O “ELVIS” DE MACAU

Jornal Tribuna de Macau, edição de 16/11/2010 – por Rogério P.D. Luz

Uma presença constante nas festas e eventos em Macau, bem como nos Encontros das Comunidades Macaenses, Rudy de Souza, o Elvis de Macau, é uma figura muito conhecida, um cantor por excelência.

Foi assim que conheci o Rudy nas minhas viagens a Macau, mas sempre quis saber como nasceu esta sua representação do Elvis nos seus shows.

“Foi numa competição de sósias do Elvis Presley, realizada pelo Macau Holliday Inn Hotel em 1997” explica o Rudy. “Fui o vencedor”. Como prémio ganhei uma viagem a Graceland, nos Estados Unidos, a terra natal de Elvis Presley. E a partir daí, passou a se chamar de Elvis de Macau ou “Macau Elvis”, seu nome profissional.

A sua carreira musical deu os primeiros passos quando ainda estudava na escola secundária. Cantava com o antigo conjunto musical “Os Macaenses”, contando com a companhia do Filomeno Jorge, da Tuna Macaense. Depois, aos 24 anos actuou profissionalmente em apresentações no Malaysian Restaurant, Hotel Sintra e no Restaurante Jai Alai.

Na actualidade, viaja anualmente para a Tailândia onde se realiza periodicamente o encontro mundial de sósias ou covers de Elvis, que em Agosto passado completou a sua 33ª edição. O seu primeiro contacto com este evento aconteceu após a viagem a Graceland em 1997. O gerente de Relações Públicas do Holliday Inn convidou-o para participar do evento.

O Rudy conta que viveu um momento especial, quando se apresentou ao lado do Stephen Kabakos, sósia de Elvis Presley, que veio do Canadá para se apresentar no Casino Grand Lisboa.

Elvis Presley foi um fenómeno nos anos 50 e 60 e mesmo após a sua morte, ainda é venerado no mundo inteiro. Além de Tailândia, onde Macau é representado pelo Rudy, há eventos em vários outros países, especialmente no aniversário da data em que ocorreu a sua morte, ocasião em que os sósias de Elvis aparecem vestidos a rigor.

O Rudy, como um autêntico fã do Elvis, afirma que enquanto puder, sempre estará a representar o seu ídolo em shows, inclusive para fins beneficentes. E de facto cumpre bem o seu papel, pois a sua voz se assemelha bem ao do falecido cantor, especialmente se ouvirem apenas a música sem imagem. Dá para confundir, como aconteceu comigo, que não sou daqueles fan

Rudy com António e Argentina Mendonça, e, Mia e Rogério Luz, autor deste blog no Encontro Macau 2010

Rudy faz dupla com o presidente da Comissão Organizadora do Encontro 2010: José Manuel Rodrigues

Veja o vídeo que filmei e produzi em nome do Projecto Memória Macaense no qual Rudy Souza, o Elvis de Macau, interpreta uma canção de Elvis Presley – Bridge Over Troubled Waters – publicado no You Tube:

Anúncios

Um comentário em “Rudy Souza: Elvis de Macau

  1. rui francisco
    10/07/2012

    A naturalidade, o gosto e a originalidade como o NOSSO RUDY interpreta as canções de ELVIS mostra-nos que de facto o RUDY SOUZA tem o título conquistado com muito brilho e JUSTO parabéns RUDY e a continuação do sucesso no desempenho de ELVIS PRESLEY não só em MACAU e até como no esto do MUNDO.Parabéns e felicidades Rudy Souza.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 27/05/2012 por em MACAENSES, Músicos e marcado , .

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 722,909 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Fotoblog do Projecto Memória Macaense

Memórias de S.Paulo 2006 – festa de aniversário da Casa de Macau

Memórias de S.Paulo 2006 – festa de aniversário da Casa de Macau

Passaram-se 11 anos, não parece muito, mas vários conterrâneos e amigos nas fotos que publico da festa do 17º aniversário da Casa de Macau de São Paulo em 2006, promovida em 29 de julho, não estão mais conosco. Ficaram os bons momentos registrados da boa confraternização. Vale um momento de reflexão para sempre procurarmos um […]

Vídeo “O silêncio de um bandolim” à memória de Adalberto Remédios

Vídeo “O silêncio de um bandolim” à memória de Adalberto Remédios

O que o Adalberto Remédios mais gostava era tocar o seu bandolim. Uma paixão desde jovem nos bons tempos antigos de Macau (ex-território português na China). Costumava tocar nas festas e atividades externas da Casa de Macau de São Paulo, formando um trio com o Clemente Badaraco (viola/violão/bandolim) e Manuel Ramos (baixo/percussão), até se mudar com […]

O Dia de Portugal na Macau portuguesa de 1973, em vídeo da RTP

O Dia de Portugal na Macau portuguesa de 1973, em vídeo da RTP

Outro vídeo da saudosa Macau sob administração portuguesa nas comemorações do Dia de Portugal em 1973, na época em que o governador era  o general Nobre de Carvalho . Faz parte dos arquivos da RTP Rádio e Televisão Portuguesa que foram disponibilizados ao público no seu aniversário de 70 anos. “Macau, Campo Desportivo 28 de […]

%d blogueiros gostam disto: