ANGEL – POR RUDY SOUZA
“Yes, nós, os macaenses de Macau, também temos Elvis” e ele se chama Rudy Souza. Ele se classifica como um intérprete das músicas de Elvis Presley, de quem é um grande fã. Procura se trajar como tal, comprando roupas caras, como tem me contado, além de cantar com uma voz que confunde a muitos como original, tal como poderão se certificar pelas canções publicadas neste post. Porém não tem a pretensão de atuar e dançar como Elvis.
Tenho visto várias apresentações suas nas minhas viagens a Macau, penso, desde 2006, e as do Encontro das Comunidades Macaenses de 2010 foram as suas melhores performances que vi com o público feminino a saudá-lo e assediá-lo enquanto cantava, como poderão ver pelas fotos. Ele bem merece, pois além de um excelente cantor é boa gente e dedicado no que faz: persistente e perfeicionista. Porém, antes desse seu sucesso no Encontro 2010, fiz um artigo a seu respeito e que foi publicado no Jornal Tribuna de Macau. Talvez esteja repetitivo para quem já viu a publicação no meu site Projecto Memória Macaense ou leu o artigo no jornal, porém o público deste blog é diversificado, assim, vale a pena republicar para conhecerem um dos excelentes intérpretes de Elvis, como cantor, voz e visual, e que mora em Macau.
(fotografias de/photos by Rogério P.D. Luz – todas tiradas no Encontro Macau 2010)
For you Rudy, my friend, a tribute to your talent as one of the best Elvis’ performers I’ve ever known. I republish the article written to Jornal Tribuna de Macau:
O “ELVIS” DE MACAU
Jornal Tribuna de Macau, edição de 16/11/2010 – por Rogério P.D. Luz
Uma presença constante nas festas e eventos em Macau, bem como nos Encontros das Comunidades Macaenses, Rudy de Souza, o Elvis de Macau, é uma figura muito conhecida, um cantor por excelência.
Foi assim que conheci o Rudy nas minhas viagens a Macau, mas sempre quis saber como nasceu esta sua representação do Elvis nos seus shows.
“Foi numa competição de sósias do Elvis Presley, realizada pelo Macau Holliday Inn Hotel em 1997” explica o Rudy. “Fui o vencedor”. Como prémio ganhei uma viagem a Graceland, nos Estados Unidos, a terra natal de Elvis Presley. E a partir daí, passou a se chamar de Elvis de Macau ou “Macau Elvis”, seu nome profissional.
A sua carreira musical deu os primeiros passos quando ainda estudava na escola secundária. Cantava com o antigo conjunto musical “Os Macaenses”, contando com a companhia do Filomeno Jorge, da Tuna Macaense. Depois, aos 24 anos actuou profissionalmente em apresentações no Malaysian Restaurant, Hotel Sintra e no Restaurante Jai Alai.
Na actualidade, viaja anualmente para a Tailândia onde se realiza periodicamente o encontro mundial de sósias ou covers de Elvis, que em Agosto passado completou a sua 33ª edição. O seu primeiro contacto com este evento aconteceu após a viagem a Graceland em 1997. O gerente de Relações Públicas do Holliday Inn convidou-o para participar do evento.
O Rudy conta que viveu um momento especial, quando se apresentou ao lado do Stephen Kabakos, sósia de Elvis Presley, que veio do Canadá para se apresentar no Casino Grand Lisboa.
Elvis Presley foi um fenómeno nos anos 50 e 60 e mesmo após a sua morte, ainda é venerado no mundo inteiro. Além de Tailândia, onde Macau é representado pelo Rudy, há eventos em vários outros países, especialmente no aniversário da data em que ocorreu a sua morte, ocasião em que os sósias de Elvis aparecem vestidos a rigor.
O Rudy, como um autêntico fã do Elvis, afirma que enquanto puder, sempre estará a representar o seu ídolo em shows, inclusive para fins beneficentes. E de facto cumpre bem o seu papel, pois a sua voz se assemelha bem ao do falecido cantor, especialmente se ouvirem apenas a música sem imagem. Dá para confundir, como aconteceu comigo, que não sou daqueles fan
Rudy com António e Argentina Mendonça, e, Mia e Rogério Luz, autor deste blog no Encontro Macau 2010
Veja o vídeo que filmei e produzi em nome do Projecto Memória Macaense no qual Rudy Souza, o Elvis de Macau, interpreta uma canção de Elvis Presley – Bridge Over Troubled Waters – publicado no You Tube:
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]
No Anuário de Macau do ano de 1962, nas páginas finais, vários anúncios publicitários encontravam-se publicados, os quais, reproduzimos abaixo para matar as saudades de quem viveu aquela época de ouro, ou então, para curiosidade daqueles que possam se interessar em conhecer, um pouco mais, aquela Macau de vida simples, sem modernidade, mas, mais humana.
Páginas digitalizadas do Anuário de Macau, Ano de 1962, o que aparentemente foi o último da série, ficamos aqui a conhecer quem eram as pessoas que ocuparam cargos no – Governo da Província e Repartições Públicas. Mesmo passados mais de 60 anos, agora que estamos na década com início em 2020, muitos nomes ainda estão […]
A naturalidade, o gosto e a originalidade como o NOSSO RUDY interpreta as canções de ELVIS mostra-nos que de facto o RUDY SOUZA tem o título conquistado com muito brilho e JUSTO parabéns RUDY e a continuação do sucesso no desempenho de ELVIS PRESLEY não só em MACAU e até como no esto do MUNDO.Parabéns e felicidades Rudy Souza.