– 1 –
John “Bijú” dos Santos Hetherland, macaense de Toronto, Canadá, no seu e-mail informa que criou uma página musical no site My Audio Cast (China), na qual você pode ouvir 160 músicas por ele executadas. O Bijú é um típico “one man band” (banda de uma pessoa só), e pelo visto dedica-se a fazer gravações de músicas utilizando-se de teclados, guitarra etc. O sistema funciona com a gravação principal de uma música e depois vai mixando ou acrescentando à original instrumentos como contra-baixo, bandolim, guitarra, bateria etc. Para quem sabe bem fazer isto, é deveras divertido além de ser um trabalho construtivo que deve dar uma enorme satisfação pessoal. Parabéns ao Bijú. Clique no link abaixo para ouvir as músicas gravadas pelo Bijú e veja o seu talento musical:
http://www.myaudiocast.com/bokchoitia/
– 2 –
A Ysabelle Capitulé que como o Henrique Manhão bem a intitula “macaense talentosa de Califórnia“, também é conhecida no seu meio de dança Hip Hop como Lil’ BIGZ. Apresentou-se nos eventos do Encontro das Comunidades Macaenses Macau 2010, e está a fazer sucesso nos EUA, e fora, com as suas habilidades no género.
Nos e-mails retransmitidos pelo Henrique de Joe e Tony Capitulé, trazem a foto acima da Ysabelle como garota-propaganda da URBAN EMPIRE “HIP HOP” PANTS (calças), e um vídeo de Fashion Show Tech Rehearsal (ensaio) – Hip Hop Dance Kids, que foi realizado para o the Sketchers Shoe Fashion show no mês passado em Los Angeles. Vejam abaixo, e parabéns aos pais pelo sucesso contínuo e evolutivo da filha:
– 3 –
A última vem da SHIP, de Portugal, cujo e-mail é transcrito integralmente abaixo e fala, entre outras, das atividades relacionadas a duas macaenses residentes no País. Leiam, e parabéns a todos pelo sucesso:
A Direcção da Sociedade Histórica da Independência de Portugal vem, por este meio, associar-se na divulgação de dois eventos promovidos pelo Instituto Internacional de Macau, que irão ocorrer já na próxima semana. A saber:
No dia 11 de Julho, às 18h00, o lançamento dos livros “FILHOS DA TERRA – A COMUNIDADE MACAENSE ONTEM E HOJE”, de Alexandra Sofia Rangel e “O LIVRO DE RECEITAS DA MINHA TIA/MÃE ALBERTINA”, de Cíntia Conceição Serro. As obras serão apresentadas pelo Dr. Rui Simões e pelo Dr. Jorge Rangel (Local: Salão Nobre do Palácio da Independência).
No dia 12 de Julho, às 18h00, a apresentação do livro “A HORA DO DRAGÃO: POLÍTICA EXTERNA DA CHINA”, de Luís Cunha. A apresentação da obra estará a cargo do Professor Adriano Moreira (Local: Auditório do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas).
Aproveitamos para lembrar que, amanhã, dia 5 de Julho, às 17h00, , a Biblioteca da Sociedade Histórica da Independência de Portugal promove uma palestra proferida pelo Presidente do Conselho Supremo da SHIP, Dr. Eugénio Ribeiro Rosa, que tem como título “CUMPRIR A RESTAURAÇÃO”. (Local: Biblioteca do Palácio da Independência).
Com os melhores cumprimentos,
Ana Maria Proserpio
Serviços Culturais da Sociedade Histórica da Independência de Portugal
Palácio da Independência
Largo de São Domingos, n.º 11
1150-320 LISBOA
Tel. 213241470 Fax 213460754
E-mail: ship.actividadesculturais@ship.pt
Para mais esclarecimentos sobre os eventos poderão utilizar este e-mail (clique em responder) solicitando informação mais pormenorizada (horários, conteúdos programáticos, etc..), ou telefonar para os nossos serviços (213241470) ou ainda consultar o nosso site na internet (www.ship.pt), clicando no link que se encontra à esquerda “Eventos/iniciativas”.
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]
Nesta postagem, divulgamos duas histórias de Macau de autoria do Manuel V. Basílio, publicadas no Jornal Tribuna de Macau-JTM e que foram extraídas dos seus livros: A primeira viagem portuguesa no sul da China O primeiro acordo sino-português Nos artigos abaixo com os textos com ligação direta no JTM , clique em “continue reading” (continue […]
Comentários