Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Ano Brasil – Portugal, de 7/Setembro/2012 a 10/Junho/2013

Entre 7 de setembro de 2012 – Dia da Independência no Brasil – e 10 de junho de 2013 – Dia Nacional de Portugal -, serão lançadas, nos dois lados do Atlântico, múltiplas iniciativas culturais e empresariais, através de uma estrutura de cooperação entre entidades e agentes públicos e privados. São duas iniciativas autônomas, mas complementares, que serão realizadas simultaneamente. A iniciativa foi lançada na manhã de hoje, dia 18, na capital paulista em evento no Consulado Geral de Portugal.

O Ano de Portugal no Brasil (APB) e o Ano do Brasil em Portugal (ABP) têm o objetivo de promover encontros que estimulem a criatividade e a diversidade do pensamento, das manifestações artísticas e culturais dos dois países, além de intensificar o intercâmbio científico e tecnológico e estreitar as relações econômicas entre as duas nações.

foto: Jornal do Brasil

Programação do Ano Brasil Portugal é anunciada no Rio de Janeiro

Isabela Vieira – Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A programação do Ano Brasil Portugal terá abertura com a apresentação da cantora de fado Mariza e de Roberta Sá, acompanhadas da Orquestra Sinfônica de Brasília, na capital federal, no dia 7 de setembro. Em Portugal, o evento estreia em Lisboa com Ney Matogrosso, Monobloco e Martinho da Vila entre os dias 21 e 23 de setembro. A programação se estende até 10 de junho do ano que vem.

O lançamento do evento foi hoje (17), no Rio de Janeiro, com a presença da ministra da Cultura, Ana de Hollanda e do presidente da Fundação Nacional das Artes (Funarte) e responsável pela programação brasileira, Antonio Grassi. O comissário de Portugal no Brasil, Miguel Horta, divulgou a programação lusitana. A intenção é a de promover o intercâmbio cultural e fortalecer os laços históricos entre os dois países.

Com um orçamento de R$ 7 milhões em 2012, podendo chegar a R$ 14 milhões em 2013, o Brasil levará a Portugal grandes nomes das artes como os músicos Gilberto Gil, Elba Ramalho e Adriana Calcanhoto; Marília Pera e Bibi Ferreira do teatro, Deborah Colker da dança, e Ferreira Gullar da literatura.

Nas artes visuais o destaque será um caminhão itinerante com réplicas de obras de Lígia Clark, que circulará por várias cidades portuguesas. “Era um sonho dela colocar seus bichinhos, que são esculturas manipuláveis de alumínio, em um trailer e rodar a Europa partindo do Sul de Portugal”, disse a neta e diretora da Associação Cultural o Mundo de Ligia Clark, Alessandra Clark.

Para compor a programação do Ano do Brasil em Portugal, um edital será lançado pelo Ministério da Cultura, nos próximos dias, para receber projetos de grupos brasileiros de arte como o circo, a dança e o teatro.

Em Portugal, além de Lisboa, cinco cidades estão confirmadas no festival: Porto, Guimarães, Coimbra, Sintra e Faro. As apresentações serão feitas em museus, teatros e praças. As apresentações nos espaços abertos serão gratuitas e nas demais devem ficar abaixo de 10 euros.

Em Lisboa, por meio de uma parceria com o Ministério do Turismo, será construído um centro cultural para abrigar mostras brasileiras. Entre elas, a exibição sobre Clarice Lispector, que está no Museu da Língua Portuguesa em São Paulo.

Já no Brasil, os eventos organizados por Portugal tendem a ser mais modestos. Por enquanto, foram confirmadas apenas as apresentações de Mariza em Brasília, São Paulo e no Rio, onde ela se apresenta no Theatro Municipal ao lado de Milton Nascimento, no dia 12 de setembro.

O ponto alto do Ano de Portugal no Brasil, no entanto, deve ser um jogo entre as seleções de futebol dos dois países, que ainda não tem data definida, mas deve ser no próximo ano.

Reuniões empresariais com mostras na área de petróleo e gás natural e atividades entre universidades e centros de pesquisas também estão previstas pelos dois países.

Fonte: Agência Brasil no: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-07-17/programacao-do-ano-brasil-portugal-e-anunciada-no-rio-de-janeiro

Conheça Portugal

vídeo do Turismo de Portugal

Portugal, a beleza da simplicidade

Portugal segundo a National Geographic

Veja vídeos no Canal Visit Portugal do Turismo de Portugal no You Tube: http://www.youtube.com/user/VisitPortugal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 18/07/2012 por em Ano Brasil-Portugal, BRASIL, PORTUGAL e marcado , .

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.306.313 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Hércules António e suas filmagens dos anos 50 e 60

Hércules António e suas filmagens dos anos 50 e 60

Foi graças a um dvd distribuído por um dos seus filhos, que possibilitou ao Projecto Memória Macaense – PMM montar diversos vídeos filmados por Hércules António que nos trazem velhas e memoráveis lembranças daquela Macau antiga que mora no coração dos macaenses e daqueles que tiveram vivência no território. Os vídeos publicados no YouTube nos […]

“Macau linda” música adaptada por J. J. Monteiro, foi interpretada por Rubye de Senna Fernandes

“Macau linda” música adaptada por J. J. Monteiro, foi interpretada por Rubye de Senna Fernandes

No livro “Meio Século em Macau” de J. J. Monteiro (José Joaquim Monteiro) composto por dois volumes, nas últimas páginas do Volume II estão as letras da canção “Macau (linda)”, que infelizmente não temos a gravação e nem se sabe se houve, talvez nos arquivos pessoais de algum macaense ou familiares. Trata-se de uma música […]

Brasão de Armas de Macau

Brasão de Armas de Macau

Os Brasões de Macau portuguesa são todos inspirados nos estilos heráldicos tradicionais da Europa. O primeiro brasão de armas de Macau foi usado até ao final do século XIX. É apenas constituído pelas armas de Portugal cercado pela inscrição Cidade do Nome de Deus, Não Há Outra Mais Leal. O segundo brasão de armas foi […]

%d blogueiros gostam disto: