Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P D Luz

Itu e suas Igrejas Católicas

ITU, cidade brasileira, histórica, localizada no Estado de São Paulo, a 102 km da capital paulista possui vários templos católicos antigos, dos quais, a Matriz de Nossa Senhora da Candelária e a Igreja do Senhor Bom Jesus, ambos localizados no Centro. Num passeio de um dia à cidade, fiz várias fotos das igrejas, um dos temas de minha preferência.  Vamos visitá-las e conhecer um pouco da história de cada uma.

Matriz da Igreja Nossa Senhora da Candelária, Itu, Estado de São Paulo, Brasil

Matriz de Nossa Senhora da Candelária

A Matriz de Nossa Senhora da Candelária é uma importante igreja da época colonial localizada na cidade brasileira de Itu, no Estado de São Paulo. Foi tombada pelo Condephaat em 1987.

A Igreja fica localizada na Praça Padre Miguel, no Centro de Itu

antigamente

História

A atual igreja foi terminada em 1780 e é o resultado da reconstrução de uma capela mais antiga, realizada sob orientação do Padre João Leite Ferraz. No interior foi mantida a imagem de Nossa Senhora da Candelária da capela anterior.

No interior, as pinturas dos tetos da nave e capela-mor foram realizados por José Patrício da Silva Manso (c.1753-1801), que na época tinha como ajudante o frei Jesuíno do Monte Carmelo, que pintou as paredes da capela-mor. Também possui pinturas mais recentes de Almeida Júnior.

A fachada foi terminada apenas em 1831, quando ganhou a torre central e sinos. Em finais do século XIX a fachada foi reformada por Ramos de Azevedo.

Sacristia

As telas que forram o teto da sacristia são da artista italiana Lavínia Cereda, seguindo uma linha árabe que lembra o infinito, assemelhando-se às tendas no deserto. A faixa azul na sacristia demonstra os objetos utilizados durante a via Sacra, retratada em 14 painéis pintados no teto.

As telas datam de 1878 e foram executadas ao rogo do vigário ituano Padre Miguel Corrêa Pacheco. Na sacristia encontram-se dois belíssimos quadros de Almeida Júnior “Cristo no Horto” e “Santo Elias”.

Os móveis da sacristia contêm características alemãs.

as pinturas dos tetos da nave e capela-mor foram realizados por José Patrício da Silva Manso (c.1753-1801), que na época tinha como ajudante o frei Jesuíno do Monte Carmelo

Curiosidades

– O relógio trazido por Almeida Jr. nunca deu problemas, nem atrasou.

– Os altares de S.Miguel Arcanjo e Nossa Senhora do Rosário são atribuídos ao imaginário de Parnahyba, o mulato Guilherme. Séc. XVIII.

– Dentre as inúmeras obras da Igreja da Matriz, destaca-se a imagem de Nossa Senhora do Rosário, doada por Carlota Joaquina esposa de D. João VI, trazida de Portugal quando de sua fuga, e de São Miguel.

– O edifício assenta-se sobre grossos baldrames de saibro e pedregulhos apiloados e suas paredes constituem-se do mesmo material, acrescido, internamente, de portentosas peças de madeira.

Capela-mor

Igreja do Senhor Bom Jesus fica na Praça Padre Anchieta, Centro de Itu, Estado de São Paulo

antigamente

Igreja do Senhor Bom Jesus

A Igreja do Bom Jesus teve como construtor o Padre Manoel da Costa Aranha. Foi erguida no local onde existiu a primitiva capela que datava do século XVII e que, durante muitos anos, serviu como Matriz de Itu. Entre 1763 e 1765 a Igreja, que estava ruindo, foi reedificada, e até hoje mantém sua imagem igual a original.

O Frontispício do Bom Jesus, com suas colunas severas e imponentes, imita o da Basílica Maior de São João de Latrão, “a Mãe das Igrejas” ,em Roma.

As estátuas da fachada são dos quatro evangelistas, acompanhados de seus animais simbólicos, de acordo com a visão do profeta Ezequiel:

• São Mateus – é o homem, pois iniciou seu Evangelho com os homens que compõem a genealogia de Jesus.

•São Marcos – é o leão, pois principia seu Evangelho com a vida eremítica de São João Batista no deserto, lugar onde vive o leão.

•São Lucas – com o vitelo ou novilho, pois começa seu Evangelho com o sacrifício deste animal por Zacarias, no Templo.

•São João – a águia, por ser a “Águia de Pátmos”, cujo Evangelho sublime tem os altos vôos da águia que fita o sol. Evangelho místico, teológico e filosófico.

As inscrições em latim significam: “Cristo Vence – Cristo Reina – Cristo Impera”.

No altar-mor está a imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho e a estátua do orago do Bom Jesus. Na abóbada do Zimbório aparecem a Santíssima Trindade. No altar: o Sagrado Coração de Jesus aparecendo á santa Margarida Maria Alacoque. A coroa de realeza do Sagrado Coração é ouro puro cravejada de diamantes, e o altar é todo de mármore.

.

Foi Inaugurada no ano 1760 e desde princípios do século XX abriga o Santuário Central do Apostolado da Oração no Brasil. Foi declarada Patrimônio Histórico Artístico Nacional no ano de 1988.

(fonte: Wikipédia e site Itu.com.br)

4 comentários em “Itu e suas Igrejas Católicas

  1. Fábio Mattos
    05/11/2018

    Boa noite,

    Sabe me informar onde se encontra atualmente os restos mortais de Isabel Ribeiro, então enterrada na antiga Igreja Matriz de Itú (SP) no ano de 1689 ?

    Aguardo resposta, (de preferência para o meu e-mail : fabiocmattos@uol.com.br) e desde já agradeço muito.

    Att,
    Fábio.

    • Caro Fábio, estive em Itú como turista num passeio de um dia, assim, não tenho essa informação. Agradeço a visita ao blog. Saudações, Rogério P D Luz

  2. Wellington Lorenzani
    31/03/2013

    Parabéns pela matéria!

    Sou Ituano e fico muito feliz em ver minha cidade retratada de forma tão bonita, obrigado!

    Abraço

    • Caro Wellington, fico feliz que a postagem chegou ao seu alcance. Gostei de Itú e ainda devo uma visita mais completa, pois faltou visitar mais lugares. Abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 1.143.116 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Blog do Projecto Memória Macaense

Rodolfo Ávila no Museu do Grande Prémio de Macau em 2007

Rodolfo Ávila no Museu do Grande Prémio de Macau em 2007

Em 2007, visitei o Museu do Grande Prémio de Macau e lá fiz várias fotos. Nesta postagem, o assunto é o piloto Rodolfo Ávila. Venha conhecê-lo melhor. Publicação e fotografias de/photos by Rogério P D Luz Texto extraído da enciclopédia livre – Wikipédia Rodolfo Freitas Silvério de Abreu Ávila nasceu em Lisboa no dia 19 […]

A estátua Ferreira do Amaral no aniversário da Tomada de Passaleão em 1951

A estátua Ferreira do Amaral no aniversário da Tomada de Passaleão em 1951

A foto da estátua Ferreira do Amaral, em Macau, foi objeto de indagação feita ao autor deste blog por MJ Raydor no Facebook, que queria saber da sua história. Por desconhecê-la, coube ao Carlos Dias dar a resposta abaixo com publicação de uma imagem: “Tratava-se da Comissão Organizadora das comemorações de 102º. aniversário da Tomada […]

Em Macau, celebração diferente do 13 de Maio Dia de Nossa Senhora de Fátima em 2020 devido à pandemia

Em Macau, celebração diferente do 13 de Maio Dia de Nossa Senhora de Fátima em 2020 devido à pandemia

Por medidas de precaução em função da pandemia do novo coronavírus Covid-19, a celebração do Dia de Nossa Senhora de Fátima, no dia 13 de Maio, foi diferente no mundo todo. Até que em Macau a celebração contou com a participação limitada de fiéis na missa realizada na Igreja de São Domingos, mais que no Santuário […]

%d blogueiros gostam disto: