Cronicas Macaenses

Blog-foto-magazine de Rogério P. D. Luz,

Memórias pré-transição de Macau: fotos oficiais

Última reunião de Gabinete do Governador português Vasco Rocha Vieira, antes da transição

Última reunião de Gabinete do Governador português Vasco Rocha Vieira, antes da transição

Aproximando-se o 13º aniversário da transição pacífica da soberania de Macau, de Portugal para a R.P.da China, no próximo dia 20 de Dezembro, vou fazer uma série de postagens do que andei colecionando da web nos dias que antecederam à data e os posteriores.

Nesta primeira postagem, publico as fotos que capturei do site oficial do Governo, antes de 20 de Dezembro de 1999, quando em Macau ainda tremulava a bandeira portuguesa.  Divulgava-se ao mundo como era esta terra que os portugueses lá permaneceram por mais de quatro séculos.  Já respirando saudades dessa época, passava noites, embora ainda aprendiz da informática e com lenta conexão de internet discada, a copiar dos sites de Macau e de Portugal o que se relacionava com o momento pré e pós transição.

Na coletânea, posso destacar: “Macau em transição: 99 respostas a 99 perguntas”, as notícias nos sites da Gazeta Macaense, o Expresso, Diário de Notícias, “Declaração Conjunta Luso-Chinesa sobre a Questão de Macau de 1987”, várias fotos, etc.

Antes de ver as fotos, leia a última mensagem do Governador Vasco Rocha Vieira publicada no site oficial do Governo português de Macau:

Última mensagem oficial do Governador Vasco Rocha Viera

Vasco.Rocha.Vieira.foto.mensagem.siteDou as minhas calorosas boas vindas ao Centro de Informação do Governo de Macau na Internet, esperando que possam encontrar aqui algumas informações que despertem a vossa atenção para uma das mais extraordinárias experiências históricas, com mais de quatro séculos e meio, de convívio fraterno de culturas diferentes, de povos que se respeitam e de ligação estreita entre os valores culturais da Europa e os valores da milenária civilização chinesa. Nos tempos da globalização, das relações económicas que se desenvolvem no mercado mundial, Macau pode orgulhar-se de mostrar as portas do entendimento entre povos e entre culturas, pode orgulhar-se de ser um entreposto da confiança e da estabilidade.

 É muito especial e muito profundo o relacionamento de Portugal com a China, estabelecendo um entendimento de raízes muito antigas e que continuará a existir além de 1999.

Em 20 de Dezembro desse ano, Macau passará a ser uma Região Administrativa Especial, integrada na China como um só país mas mantendo o seu sistema político e judicial próprio, onde se inscreve a tradição dos valores ocidentais da democracia representativa, da separação dos poderes executivo, legislativo e judicial, do respeito pela legislação escrita e pelo livre funcionamento dos tribunais, da defesa dos direitos humanos fundamentais. No marco simbólico da passagem do século, Macau será um exemplo das raízes seculares que ligam Portugal e a China, a Europa e a Ásia, o Ocidente e o Oriente.

No centro da área do Mundo moderno que regista o mais rápido ritmo de desenvolvimento e onde se processa a mais fascinante experiência de mudança social dentro de uma cultura de excepcional riqueza, Macau é um ponto de confluência das mais diversas correntes que estão a moldar o futuro mas que oferece a todos, habitantes e visitantes, a estabilidade, a serenidade, a confiança, com infraestruturas modernas, com um turismo desenvolvido e sofisticado, apoiado por um aeroporto internacional, com dinamismo empresarial e com grande vitalidade cultural.

 A World Wide Web ofereceu-nos a oportunidade de viajarmos nas correntes da informação.

Venha a Macau atravessar as portas do entendimento, venha ver o futuro feito da mistura de culturas e fundado na confiança das raízes históricas e profundas. Venha ver a China e venha ver Portugal no Oriente. Agora e sempre.

Fotos oficiais de Macau divulgadas no website do Governo Português de Macau antes da transição

Old photos of Macau before December 1999

Clicar nas imagens para aumentar/ click to enlarge

Anúncios

2 comentários em “Memórias pré-transição de Macau: fotos oficiais

  1. Mario António Lameiras
    08/12/2012

    Olá Rogério,

    Muitos parabéns pelo excelente artigo que reporta com pormenor as memórias pre-transição de Macau. Um documento informativo bem elaborado. Aguardo novidades da sua próxima edição de uma série de postagems sobre o assunto.

    De Macau, um grande abraço de amizade para si e à malta do Brasil, Mário Lameiras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 892.759 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Fotoblog do Projecto Memória Macaense

Memórias de Macau de Todos os Tempos (02)

Imagens que trazem saudosas lembranças daquela Macau que não existe mais, mas que permanece viva na nossa memória e nas fotografias a seguir publicadas de forma aleatória, a procurar dar uma descrição a confirmar ou corrigir. O que vale mesmo é o que se diz – recordar é viver! As fotos são dos anos 50 […]

Memórias de Macau de Todos os Tempos (01)

Nesta postagem do que poderia chamar de uma série “Memórias de Macau de Todos os Tempos”, remetendo-me a um vídeo que publiquei no YouTube (vide no final), publico umas fotos antigas recolhidas ao acaso do meu extenso acervo, ora já publicadas no site (inativo) do Projecto Memória Macaense, ou não, e também já republicadas por […]

O Ano Novo chinês celebrado pela comunidade macaense de São Paulo

O Ano Novo chinês celebrado pela comunidade macaense de São Paulo

Para celebrar o Ano Novo chinês de 2018, dando início ao Ano do Cão, a Casa de Macau de São Paulo reuniu a comunidade macaense e amigos para um almoço especial, recheado de boa comida chinesa de dar água na boca. Era a oportunidade para comer, infelizmente, uma vez ao ano, o chái, ou comida de […]

%d blogueiros gostam disto: