Já há um bom tempo desde que começou o ano, era constante a pergunta: vai ter o Encontro neste ano em Macau? Muitas dúvidas, o tal “acho que sim” ou “duvido que vá ter”, ou “ouvi dizer …” e blá-blá-blá por aí. Isto, a cada três anos, se torna uma rotina, especialmente, após Macau deixar de ser administrada por Portugal desde 1999.
Porém, um e-mail enviado nesta data, 24 de Abril, para as Casas de Macau pelo Secretariado do Conselho das Comunidades Macaenses eliminou as dúvidas. “Vai ter o Encontro neste ano em Macau“. E, as Casas de Macau e associações macaenses assemelhados logo trataram de fazer a divulgação aos associados ansiosos por essa notícia.
Como se pode perceber, o Encontro Macau 2013 tem o início uma semana após o Grande Prémio de Macau que em 2013 será realizado em dois finais de semana: 09 e 10, e 16 e 17 de Novembro. O Encontro, ao contrário dos anos anteriores, está previsto inicialmente para ocorrer na semana de 23 a 30 de Novembro, datas ainda sujeitas a confirmação. Normalmente inicia na última semana de Novembro e termina no início de Dezembro.
Particularmente penso que as datas sugeridas são mais ideais, pois encerrando em Dezembro atrapalha a organização da festa de Natal das Casas de Macau e os participantes, devido a proximidade do período pré-natalino. No entanto, o e-mail pede sugestões às Casas e pode eventualmente ocorrer mudanças.
Após superada esta etapa vem sempre a costumeira pergunta: “quanto será o subsídio?“, pois dependendo do valor, uns desistirão, isto é, se os preços dos hotéis de Macau não forem também desestimulantes como já ouvi falar por aí. Enfim, a grande ansiedade de muitos é rever a terra de nascença ou origem dos antepassados, ou aqueles sem ligação que vão a turismo. E sempre é bom citar: Graças a Deus e à boa vontade da RAEM, os Encontros continuaram a ser realizados após a transição de soberania de Macau em 1999, apesar da constante pergunta após cada edição: “será que vai ter o Encontro, digamos, de 2016?”
Resumindo o e-mail assinado pelo Secretariado das Comunidades Macaenses, que se tornou público, diz que:
a) as datas e o programa do evento ainda não estão assentes em vista da Comissão Organizadora do Encontro 2013 ainda não estar organizada;
b) devido às muitas indagações a respeito do Encontro, há que se tomar uma decisão o mais breve possível para os participantes poderem planear/planejar a viagem;
c) o período provisório do Encontro é de 23 a 30 de Novembro;
d) pede para que as Casas de Macau e associações macaenses, no prazo de uma semana, deem as sugestões e opiniões a respeito das datas e o programa do evento.
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Não poderia este blogue deixar de fazer mais um registo histórico de uma tradição mantida na Macau do ano de 2023, hoje, território da República Popular da China. Assim, o nosso colaborador, Manuel V. Basílio, macaense residente em Macau, nos dá o relato, com fotos, sobre a procissão de Nossa Senhora de Fátima realizada no […]
No Anuário de Macau do ano de 1962, nas páginas finais, vários anúncios publicitários encontravam-se publicados, os quais, reproduzimos abaixo para matar as saudades de quem viveu aquela época de ouro, ou então, para curiosidade daqueles que possam se interessar em conhecer, um pouco mais, aquela Macau de vida simples, sem modernidade, mas, mais humana.
Páginas digitalizadas do Anuário de Macau, Ano de 1962, o que aparentemente foi o último da série, ficamos aqui a conhecer quem eram as pessoas que ocuparam cargos no – Governo da Província e Repartições Públicas. Mesmo passados mais de 60 anos, agora que estamos na década com início em 2020, muitos nomes ainda estão […]
Comentários