Cronicas Macaenses

Blog-magazine de Rogério P. D. Luz, de cara nova

Encontro das Comunidades Macaenses-Macau 2013: datas? Saiba …

Encontro das Comunidades Macaenses-Macau 2010

Já há um bom tempo desde que começou o ano, era constante a pergunta: vai ter o Encontro neste ano em Macau? Muitas dúvidas, o tal “acho que sim” ou “duvido que vá ter”, ou “ouvi dizer …” e blá-blá-blá por aí. Isto, a cada três anos, se torna uma rotina, especialmente, após Macau deixar de ser administrada por Portugal desde 1999.

Porém, um e-mail enviado nesta data, 24 de Abril, para as Casas de Macau pelo Secretariado do Conselho das Comunidades Macaenses eliminou as dúvidas.  “Vai ter o Encontro neste ano em Macau“. E, as Casas de Macau e associações macaenses assemelhados logo trataram de fazer a divulgação aos associados ansiosos por essa notícia.

Como se pode perceber, o Encontro Macau 2013 tem o início uma semana após o Grande Prémio de Macau que em 2013 será realizado em dois finais de semana: 09 e 10, e 16 e 17 de Novembro.  O Encontro, ao contrário dos anos anteriores, está previsto inicialmente para ocorrer na semana de 23 a 30 de Novembro, datas ainda sujeitas a confirmação.  Normalmente inicia na última semana de Novembro e termina no início de Dezembro.

Particularmente penso que as datas sugeridas são mais ideais, pois encerrando em Dezembro atrapalha a organização da festa de Natal das Casas de Macau e os participantes, devido a proximidade do período pré-natalino. No entanto, o e-mail pede sugestões às Casas e pode eventualmente ocorrer mudanças.

Após superada esta etapa vem sempre a costumeira pergunta: “quanto será o subsídio?“, pois dependendo do valor, uns desistirão, isto é, se os preços dos hotéis de Macau não forem também desestimulantes como já ouvi falar por aí.  Enfim, a grande ansiedade de muitos é rever a terra de nascença ou origem dos antepassados, ou aqueles sem ligação que vão a turismo.  E sempre é bom citar: Graças a Deus e à boa vontade da RAEM, os Encontros continuaram a ser realizados após a transição de soberania de Macau em 1999, apesar da constante pergunta após cada edição: “será que vai ter o Encontro, digamos, de 2016?

Resumindo o e-mail assinado pelo Secretariado das Comunidades Macaenses, que se tornou público, diz que:

a) as datas e o programa do evento ainda não estão assentes em vista da Comissão Organizadora do Encontro 2013 ainda não estar organizada;

b) devido às muitas indagações a respeito do Encontro, há que se tomar uma decisão o mais breve possível para os participantes poderem planear/planejar a viagem;

c) o período provisório do Encontro é  de 23 a 30 de Novembro;

d) pede para que as Casas de Macau e associações macaenses, no prazo de uma semana, deem as sugestões e opiniões a respeito das datas e o programa do evento.

Membros da Casa de Macau de São Paulo no Encontro de 2010

Membros da Casa de Macau de São Paulo no Encontro de 2010

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado em 25/04/2013 por em Encontro de 2013 a confirmação.

Autoria do blog-magazine

Rogério P. D. Luz, macaense-português de Macau, ex-território português na China, radicado no Brasil por mais de 40 anos. Autor dos sites Projecto Memória Macaense e ImagensDaLuz.

Sobre

O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.

Pesquise por tema e localidade (ordem alfabética)

Últimas 150 postagens

Estatísticas do blog

  • 681,457 hits

Monitoramento de visitas – contagem desde 01/Nov/2011

free counters

Postagens recentes: Fotoblog do Projecto Memória Macaense

Vídeo “O silêncio de um bandolim” à memória de Adalberto Remédios

Vídeo “O silêncio de um bandolim” à memória de Adalberto Remédios

O que o Adalberto Remédios mais gostava era tocar o seu bandolim. Uma paixão desde jovem nos bons tempos antigos de Macau (ex-território português na China). Costumava tocar nas festas e atividades externas da Casa de Macau de São Paulo, formando um trio com o Clemente Badaraco (viola/violão/bandolim) e Manuel Ramos (baixo/percussão), até se mudar com […]

O Dia de Portugal na Macau portuguesa de 1973, em vídeo da RTP

O Dia de Portugal na Macau portuguesa de 1973, em vídeo da RTP

Outro vídeo da saudosa Macau sob administração portuguesa nas comemorações do Dia de Portugal em 1973, na época em que o governador era  o general Nobre de Carvalho . Faz parte dos arquivos da RTP Rádio e Televisão Portuguesa que foram disponibilizados ao público no seu aniversário de 70 anos. “Macau, Campo Desportivo 28 de […]

Vídeo ‘Macau 70’ da RTP mata saudades, assista …

Vídeo ‘Macau 70’ da RTP mata saudades, assista …

Viajar ao passado de Macau, dos belos tempos dos anos 60 e 70, é o que nos proporciona o vídeo “Macau 70”, produzido pela RTP Rádio e Televisão Portuguesa. A comemorar 70 anos, a RTP disponibilizou no seu website os arquivos para consulta ‘on-line‘ e Macau está presente numa das suas seções. Na apresentação do […]

%d blogueiros gostam disto: