Para mim, seu autor, realizava o sonho de poder construir sózinho um site, graças à nova tecnologia que permitia a qualquer leigo, sem conhecimento da complicada linguagem html, trabalhar apenas com o Word e inserir fotos em jpeg e música MP3. Na época era novato na informática e aprendia “errando” ou “apanhava para aprender”. Foi difícil, mas havia muita força de vontade, pois afinal de contas, os macaenses, como eu, amargavam as saudades dos tempos antigos de pré-transição. Ainda custavam a se acostumar com os novos tempos da RAEM, da Macau agora chinesa.
Olhar para as fotos antigas, ou meros bilhetes de cinema esquecidos numa gaveta, dos Cines Capitol ou Apollo, e sentir aquela necessidade de compartilhar essas memórias com os conterrâneos, era um dos vários motivos para criação de um site do género “memória“. Ou então, o sentimento de que com a transição da soberania de Macau, de Portugal para China, poderia significar o fim da raça macaense e que era necessário contar ao mundo que lá no outro lado do mundo, em relação ao Brasil onde era a “sede do site”, existe uma gente macaense, fruto da presença portuguesa por cerca de 440 anos. Ainda, por final, um site dedicado à memória dos meus pais e irmãos macaenses falecidos no Brasil, um site para a diáspora macaense.
Passados dez anos, o PMM não é mais novidade e até perde importância diante do democrático Facebook, onde todos podem publicar suas memórias facilmente, ou então pelos incontáveis blogs que falam de Macau de todas as maneiras e de todos os tempos. Até poderia ser deletado com outro simples toque no botão “delete this site (deletar este site)”, mas tenho um defeito: não sei me desfazer das coisas que gosto ou que demorei muito para construir. Sou do tipo ‘apegado às coisas’, um saudosista. Com um pequeno custo mensal vou mantê-lo até chegar o meu dia de partir desta vida. Pelo menos, esta é o meu pensamento hoje!
No entanto, devido à mudança no programa construtor de páginas do provedor Tripod, os arquivos antigos e novos não conseguem ser carregados (upload). A única solução dada por eles é de deletar as imagens e inclui-los novamente. Isso demoraria meses. Vivo assim o dilema de ter o PMM inativo na nova versão do site (www.memoriamacaense.org/projectomemoriamacaense), pois a velha (www.memoriamacaense.org) no mesmo provedor mas de um programa antigo, não sofre este problema. Ou faço isto, ou construo um novo site noutro provedor com outro domínio, com o nome completo do site. Difícil é conciliar o trabalho de construir novo site com a atualização permanente do blog Crónicas Macaenses, que atribuo como uma extensão do PMM, além do meu trabalho profissional. Alguma coisa terá que ser feita, pois quero o PMM vivo com atualizações, mesmo que esporadicamente. Que Nossa Senhora me ilumine!
Meus agradecimentos a todos pelas visitas, pela colaboração e contributos com materiais e textos ou palavras de apoio e estímulo, ao Instituto Internacional de Macau e ao Dr. Jorge Rangel pelo Prémio Identidade 2011, à Comissão Organizadora dos Encontros e ao Dr. José Manuel Rodrigues pelo apoio às viagens a Macau para trabalho do site, ao Rigoberto Rosário Jr “Api” pelo logo do PMM, à TRADISOM e José Moças e aos autores e intérpretes pelo consentimento para divulgar suas músicas e vídeos, e enfim, a você, caro amigo (a), que me desculpe, se bem colaborou ou consentiu a publicação de suas obras, e não citei seu nome, pois a coisa mais complicada do mundo é divulgar agradecimentos com risco de omissão involuntária de colaboradores.
Muito obrigado pelos comentários e curtidas no Facebook e neste Blog
Comentários neste blog
Rui Francisco: Parabéns Rogério pela grande data 5 de Junho de 2013 10 ANOS do Início PROJECTO MEMÓRIA MACAENSE e muita coisa de Macau e dos MACAENSES ensinou ou contou àqueles(a maioria) da malta que está espalhada pelo mundo e outros que nunca ouviram falar de Macau e dos Macaenses.
Licínio Pessoa Cadima (blog PPM 3124 – http://ppm3124.blogspot.com.br/): Várias vezes aqui vim ao longo destes anos, para mitigar saudades! Através deste site encontrei alguns amigos de que não tinha noticias havia muito tempo. Apesar de não ser macaense, sou casado com uma natural desse território, o que me liga e de que maneira a ele! Aqui venho só para lhe dar os meus sinceros parabéns e que Deus lhe dê saúde e muita vontade para continuar com este belíssimo trabalho!
Comentários e Curtidas (Gosto) no FACEBOOK
– Mia Luz: Parabéns pelo trabalho! nao desista nunca! homem sem memória é homem sem história!Parabéns pelo sucesso do seu trabalho.
– Nico Fernandes: Muitos parabéns pelo belo trabalho.
– Acaio Assumpção: Meus parabéns. Faço votos para que comemores por pelo menos mais 10 anos
– Filomena Dacosta: também eu Rogério…parabéns
– Augusto Pina: Parabéns pela idéia e consequentemente pela obra. Muitos anos de vida a ambos.
– Isabel Cunha Manhão: WOW! Fantástico! Parabéns pelo 10º. Aniversário!
– Henrique José Manhão: Meu caro Rogério, Venho, por este meio, em meu nome pessoal e da malta da Casa de Macau(USA) Inc felicitar o amigo Rogério pelo dez anos de valioso trabalho pela causa macaense, publicando e divulgando notícias e novidades da sua gastronomia, do patuá, das suas festas , das actividades culturais, e principalmente das lembranças do nosso querido Macau, sempre ilustradas com fotografias..
Excelente trabalho na cobertura de tantos Encontros da Comunidade Macaense e os dois recentes Encontros, dedicados aos jovens macaenses .
Sou um leitor assíduo do teu WEDSITE. Agradeço a tua colaboração por tudo que envio, relacionado com a Casa de Macau da Califórnia . Como o tempo passa. Pareceram-me que dez anos evaporaram-se num abrir e fechar de olhos.
Caro Rogério. Muitos parabéns.
– Jorge Coimbra Parabéns meu caro. Que o Projecto se mantenha por muitos e muitos anos. Grande abraço.
– Mário António Lameiras: O site Projecto Memória é espectacular. É com frequência que visito o site, porque gosto e há sempre algo novo que nos interessa. Parabéns Rogério pelo magnífico trabalho, que tem sido fantástico e merecedor dos maiores encómios. Um forte abraço!
– Mario Antonio Lameiras Rogério isso tudo é fruto da sua dedicação e persistência. Abraço!
– Jorge Basto: Sinceros parabéns! Agora em diante com essa experiência de 10 anos, vai ser mais simples, creio eu
– Curtiram: Sonny Fernandes, Jojo Amarante, Falamau da Silva, Hugo Silva Jr., Rita Maria da Rocha, Rogério Beltrão Coelho, Margarida Luz, Maria Guiomar Lima, Delano Pereira.
Rogério P D Luz, amante de fotografia, residente em São Paulo, Brasil. Natural de Macau (ex-território português na China) e autor do site Projecto Memória Macaense e o site Imagens DaLuz/Velocidade.
Memória - Bandeira do Leal Senado - para nunca ser esquecida -CIDADE DO SANTO NOME DE DEUS DE MACAU, NÃO HÁ OUTRA MAIS LEAL- Esta é a antiga bandeira da cidade de Macau do tempo dos portugueses, e que foi substituída após a devolução para a China em Dezembro de 1999
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau (ex-território português na China por cerca de 440 anos e devolvida em 20/12/1999) sua história e sua gente.
Macaense – genericamente, a gente de Macau, nativa ou oriunda dos falantes da língua portuguesa, ou de outras origens, vivências e formação que assim se consideram e classificados como tal.
*Autoria de Rogério P.D. Luz,, macaense natural de Macau e residente no Brasil há mais de 40 anos.
Escrita: língua portuguesa mista do Brasil e de Portugal conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
cartaz de Ung Vai Meng
O tema do blog é genérico e fala do Brasil, São Paulo, o mundo, e Macau - ex-colônia portuguesa no Sul da China por cerca de 440 anos e devolvida para a China em 20/12/1999, sua história e sua gente.
Escrita: língua portuguesa escrita/falada no Brasil, mas também mistura e publica o português escrito/falado em Portugal, conforme a postagem, e nem sempre de acordo com a nova ortografia, desculpando-se pelos erros gramaticais.
Hoje, 24 de Junho de 2022, comemora-se 400 anos de “A Maior Derrota dos Holandeses no Oriente” na sua tentativa de tomar Macau dos portugueses. Até a transição de soberania de Macau, de Portugal para a República Popular da China, em 20 de Dezembro de 1999, a data era comemorada como “DIA DE MACAU” ou “DIA DA […]
1 Aqueles bons tempos de Macau, que já não voltam mais, de peças teatrais com participação de macaenses, são recordadas por Jorge Eduardo (Giga) Robarts na sua página no Facebook. Com autorização do Giga, as imagens foram copiadas e editadas, inclusive seus textos. Fazem parte do seu acervo, bem como, partilhadas por seus amigos dessa […]
Nesta postagem, divulgamos duas histórias de Macau de autoria do Manuel V. Basílio, publicadas no Jornal Tribuna de Macau-JTM e que foram extraídas dos seus livros: A primeira viagem portuguesa no sul da China O primeiro acordo sino-português Nos artigos abaixo com os textos com ligação direta no JTM , clique em “continue reading” (continue […]
Várias vezes aqui vim ao longo destes anos, para mitigar saudades! Através deste site encontrei alguns amigos de que não tinha noticias havia muito tempo. Apesar de não ser macaense, sou casado com uma natural desse território, o que me liga e de que maneira a ele! Aqui venho só para lhe dar os meus sinceros parabéns e que Deus lhe dê saude e muita vontade para continuar com este belissimo trabalho!
Obrigado Licínio, seja sempre bem-vindo a este blog e futuramente ao novo e definitivo portal macaense do Projecto Memória Macaense
Nós só com belas palavras de apoio e já não é mau mas infelizmente muitos nem isso.
Parabéns Rogério pela grande data 5 de Junho de 2013 10 ANOS do Início PROJECTO MEMÓRIA MACAENSE e muita coisa de Macau e dos MACAENSES ensinou ou contou àqueles(a maioria) da malta que está espalhada pelo mundo e outros que nunca ouviram falar de Macau e dos Macaenses.
Obrigado Rui Francisco sempre com belas palavras de apoio.